Corretor de plano de saúde: Aprenda como prestar um atendimento online excelente

Corretor de plano de saúde: Aprenda como prestar um atendimento online excelente

Publicado em 28 de setembro de 2019

O corretor de plano de saúde moderno, não perde tempo e usa a tecnologia a seu favor no momento da venda. Ele usa aplicativos, plataformas de leads e chats online que agilizam o atendimento e permitem um contato eficiente com os clientes. 

Mas, diferente do que se imagina, para prestar um atendimento online de qualidade é preciso seguir boas práticas. Sem elas, as suas vendas podem ser prejudicadas, assim como a satisfação dos clientes. 

Para evitar que isso aconteça com você, selecionamos abaixo algumas dicas de como prestar um atendimento online de excelência. 

 

Por que os clientes preferem o atendimento online? 

E-mail, WhatsApp, Chats são exemplos de plataformas online de atendimento ao cliente usada pelo corretor de plano de saúde moderno. Elas ganharam a preferência dos clientes e profissionais por vários motivos: 

O primeiro deles é a comodidade. Entrar em contato com o corretor pela internet no conforto de casa e quando quiser, é uma forma cômoda de obter as informações sem esforço do deslocamento ou perda de tempo. 

O segundo deles é que esses canais funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana. Os clientes podem enviar uma mensagem a qualquer hora e ler as respostas no momento mais conveniente. 

Por fim, o terceiro motivo é a confiança. Ao contrário das vendas porta a porta, o atendimento via chat pode ser documentado e os dados ficam a disposição do cliente e do corretor. 

Isso proporciona mais segurança e auxilia que o vendedor tenha os dados que precisa para prestar um atendimento de excelência.

 

Como prestar o melhor atendimento online? 

Prestar um atendimento online de qualidade pode ser mais difícil do que se imagina. Diferente do contato pessoal, os clientes podem demorar a ter confiança no vendedor. 

No entanto, existem algumas dicas práticas que ajudam a fortalecer o relacionamento entre os clientes e corretores no ambiente virtual. Confira abaixo nossas dicas e cause uma boa impressão. 

 

Use um gerenciador de e-mails 

Gerenciar a caixa de e-mail de uma corretora não é tarefa fácil. Afinal, o fluxo de e-mails de clientes buscando informações é alta e às vezes, esses contatos se perdem com outros e-mails do negócio. O resultado disso? Você perde vendas! 

Para garantir que todos as mensagens sejam lidas e respondidas com eficiência, é fundamental usar um gerenciador de e-mails. 

Com a ajuda desta ferramenta, você consegue agilizar o atendimento e controlar as informações. Ela ajuda a priorizar as solicitações urgentes e a identificar os assuntos.

Esse tipo de configuração pode ser feita de maneira prática no seu próprio e-mail. Para tanto, basta localizar os recursos para classificar, automatizar respostas dentre outros. 

Gerencie o seu email de corretor de plano de saúde

Responda o mais rápido possível 

Responder o contato do cliente o mais rápido possível é o primeiro passo para deixar o lead de plano de saúde tranquilo. 

Nesse momento, informe que a solicitação dele será atendida em breve. Caso seja possível, estipule um prazo para o retorno da conversa – que precisará ser cumprido. 

Uma dica bacana é automatizar uma resposta automática na página das suas redes sociais, e-mail ou no WhatsApp Business. Com ele, o cliente pode enviar uma mensagem sempre e quando quiser e ter um atendimento prévio do seu negócio. 

Quando você estiver disponível, responda com agilidade. Assim, você não faz com que o seu cliente sinta-se desprezado, ou pior, entre em contato com outro corretor de plano de saúde. 

 

Armazene o histórico do atendimento 

Para prestar um atendimento personalizado e de excelência aos seus clientes, é essencial armazenar o histórico de cada cliente. Isso é bem fácil quando você usa ferramentas digitais. 

Nelas, as conversas são registradas automaticamente e basta que você as leia antes de iniciar um novo atendimento. Dessa maneira, o cliente irá se sentir especial por você lembrar dos detalhes do último contato. 

Isso, sem dúvida, evita a desgastante repetição de informações a cada nova conversação. 

Acredite, existem pesquisas que comprovam que mais de 80% dos consumidores sentem-se frustrados por repetir suas dúvidas várias vezes. 

Com o histórico em mãos você conseguirá antecipar as necessidades dos clientes e surpreendê-los. Por essa razão, vale a pena manter o histórico ativo e até mesmo fazer registros de cada conversação. 

 

Priorize as mensagens mais urgentes 

Começar o dia respondendo às demandas mais simples, ou as mais complicadas? Essa é uma dúvida comum na rotina do corretor de plano de saúde. 

Na verdade, o ideal é priorizar aquelas demandas urgentes ou até mesmo aqueles clientes mais difíceis. 

Caso você ainda não tenha as informações necessárias, é válido encaminhar a questão para o setor responsável e acompanhar o pedido de perto. 

Nesse meio tempo, informe ao cliente que está aguardando o retorno da dúvida dele e em breve retornará o contato. 

Na plataforma da LeadMark, você ainda pode classificar os status de negociação com cada cliente. Assim, torna-se mais fácil priorizar e atender seus clientes com eficiência. 

 

Crie scripts para o atendimento online 

Tanto no atendimento online, quanto no presencial existem aquelas dúvidas frequentes sobre o plano de saúde, não é mesmo? 

Para evitar que o corretor de plano de saúde agilize o atendimento é válido elaborar scripts com a solução para essas demandas. 

Você pode fazer isso em um documento do Word ou em um aplicativo de anotações. Descreva o passo a passo de como funciona o procedimento e o que você irá informar ao seu cliente. 

Assim, quando essa próxima dúvida aparecer novamente, basta usar o script e acelerar o atendimento. É importante destacar que o uso dos scripts não é sinônimo de atendimento impessoal. 

Pelo contrário, o objetivo do script é otimizar o seu tempo, mas o relacionamento com o cliente deve ser personalizado. 

 

Use outros canais de autoatendimento 

Após criar os seus scripts de vendas, o que acha de disponibilizá-las para os seus clientes? Isso mesmo! Quando os seus leads têm acesso a informações de qualidade e explicativas, o processo de negociação é mais ágil. 

Ademais, os clientes podem esclarecer suas dúvidas sozinhos, evitando a perda de tempo e retrabalho. Para criar novos canais de autoatendimento você pode investir em soluções simples como assistentes virtuais, manuais e FAQs. 

O ideal é que as informações estejam sempre atualizadas, para evitar possíveis transtornos. Caso os clientes sintam alguma dúvida, poderão entrar em contato com você através das redes sociais e chats online

Monitore a qualidade do seu atendimento 

Não adianta nada colocar em prática todas as nossas dicas, se você não avalia a qualidade do seu atendimento. Nesses momentos, pode usar a tecnologia ao seu favor, ela conta com recursos que avaliam a performance do atendimento, tais como:

 

  • Tempo máximo de resposta;
  • Rastreabilidade das mensagens;
  • Quantidade de mensagens lidas e respondidas. 

 

Use esses indicadores como um tipo de feedback. Avalie se você está conseguindo responder em tempo ágil, quantidade de mensagens respondidas dentre outros. Também analise quais são os seus pontos fracos e soluções efetivas para melhorar o seu atendimento. 

 

Seguindo nossas dicas, você conseguirá prestar um atendimento online de alta qualidade. Afinal, os clientes irão adorar conversar com um corretor de plano de saúde que o atende bem, com agilidade e com as informações que eles tanto necessitam. 

Para potencializar as suas vendas, acesse a nossa plataforma da LeadMark e compre leads de planos de saúde qualificados. Com esses contatos em mãos, você poderá montar sua carteira de clientes e aumentar suas vendas.

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