Comissão de vendas: aprenda aqui como calcular

A comissão de vendas é o método mais usado para motivar equipes e aumentar o faturamento das empresas.

Mas, para ter sucesso com essa técnica é importante saber como escolher o melhor estilo e formas de como calculá-las rapidamente. E é justamente isso, o que você irá aprender neste artigo. Vamos lá?

Sistema de comissão de vendas é uma boa ideia?

A comissão de vendas é um bônus que atrai vendedores de praticamente todos os setores do mercado.

Com essa remuneração extra, o profissional consegue aumentar os seus ganhos no final do mês e ainda se sentir valorizado no seu trabalho.

As comissões também oferecem uma série de benefícios para as empresas. O principal deles é o aumento do faturamento, pois a equipe de vendas está comprometida a fechar negócios diariamente.

Além disso, as empresas que pagam comissões atrativas são vistas com bom olhos pelos melhores profissionais do mercado. Isso garante uma equipe com especialistas e aumenta a performance da empresa.

No entanto, para conquistar bons resultados é importante que a empresa crie um plano de comissão de vendas detalhado.

Também faça um acompanhamento com a equipe de vendas. Pois, existem casos que alguns vendedores negligenciam o atendimento para alcançar suas metas.

calcular comissão de vendas
 

Como calcular a comissão de vendas?

O cálculo da comissão de vendas é uma das maiores dúvidas na hora de definir esse tipo de remuneração.

No entanto, esse processo é prático e fácil de fazer! Basta definir o modelo de comissão e fazer os cálculos adequados.

Confira abaixo, como fazer esse procedimento e aproveite todos os benefícios das comissões.

Comissão por vendas

A comissão por vendas é bastante utilizada por corretores de imóveis e de planos de saúde.

Esse estilo de comissão oferece um percentual fixo sobre cada venda ou contrato realizado pelo vendedor. Veja um exemplo prático de como calcular a comissão por vendas.

Exemplo: se um corretor vendeu um plano de saúde no valor de R$400,00 e a comissão fixa é de 10%, ele irá receber R$40,00 pela venda.

Os valores da comissão são cumulativas e geralmente são acrescidas no salário do final do mês. Independente se o cliente efetuou ou não o pagamento.

A principal vantagem desse método é a simplicidade! Todos os corretores entendem quanto irão receber e ela é fácil de gerenciar.

Comissão por recebimento

A comissão por recebimento é usada por empresas que fazem vendas a prazo. Ela é diferente da comissão por vendas, onde a quantia é paga se o pagamento foi realizado pelo cliente ou não.

Calcular essa comissão é muito prático, basta estipular um percentual fixo em cada venda realizada. Veja abaixo um exemplo de como fazer isso:

Exemplo: um corretor vendeu um imóvel no valor de R$500.000,00 e a comissão fixa é de 1%, então ele irá ganhar R$5.000,00. No entanto, o pagamento será efetuado quando a venda for efetuada.

A vantagem dessa comissão de vendas é que ela oferece um controle maior do caixa. Afinal, os pagamentos são liberados apenas quando o dinheiro entrou no caixa da empresa.

Comissão por faturamento

Essa comissão é calculada com base no faturamento anual ou mensal da empresa. Vale a pena destacar que, o valor do faturamento é referente a receita bruta das vendas, sem a dedução de custos ou impostos.

Na prática, o cálculo funciona assim: a empresa teve um faturamento mensal de R$200.000,00, se a comissão for de 1%, os vendedores terão direito a R$2.000,00.

Em alguns casos, a empresa pode estipular uma meta o faturamento que deve ser alcançado para que seja distribuída à comissão entre os vendedores.

Dessa maneira, os vendedores irão se motivar a realizar mais vendas para alcançar essa meta. Essa estratégia é uma boa ideia para mobilizar toda a equipe em prol do alcance desse resultado.

 

planos para comissão de vendas

Comissão por rendimento

A comissão por rendimento é ideal para reconhecer o bom desempenho dos vendedores ou equipe da sua empresa.

Geralmente, ela é oferecida para os colaboradores que apresentaram soluções e estavam comprometidos com o trabalho ao longo do mês ou ano.

Como o desempenho envolve uma série de fatores intrínsecos, esse tipo de comissão é mais difícil de calcular.

O ideal é mensurar o trabalho dos colaboradores através de avaliações de desempenho e estipular indicadores precisos para cada avanço conquistado.

Nesse tipo de comissão é possível oferecer não apenas dinheiro, mas também incentivos como:

  • Presentes;
  • Viagens;
  • Cursos;
  • Certificações.

Como criar um plano de comissão de vendas?

Independente do estilo de comissão de vendas que a sua empresa é importante que os gestores saibam acompanhar as vendas de cada colaborador.

Além disso, a empresa precisa ter um plano de comissão bem estruturada, com regras e métodos definidos. Caso contrário, tanto os vendedores quanto os gestores se sentirão confusos com a remuneração extra.

A boa notícia é que é possível criar um plano de comissão de vendas de maneira prática e simples. Confira abaixo algumas dicas para realizar esse processo e use na sua empresa.

  • Escolha a base e pagamento e o método de comissão de vendas
  • Estipule taxas de comissão equilibradas em relação ao valor do salário
  • Crie regras de comissão simples e fáceis de compreender
  • Estipule a regularidade do pagamento
  • Use sistemas de gerenciamento de vendas

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Agora que você aprendeu como calcular a comissão de vendas da sua equipe, você precisa buscar alternativas para estimular a sua equipe a vender mais.

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