Como abordar um cliente pelo Whatsapp

Como abordar um cliente pelo Whatsapp

Publicado em 15 de novembro de 2019

Você sabe como abordar um cliente pelo WhatsApp e gerar vendas com isso?

Muitos vendedores usam esse app, como uma ferramenta para atender os clientes e manter um relacionamento próximo. Afinal, ele possui recursos que facilitam a comunicação e atendimento ao cliente.

No entanto, alguns vendedores ainda cometem erros básicos ou sentem dúvida sobre como prestar um bom atendimento pelo Whats.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo com algumas dicas que irão ajudar a abordar o cliente e fechar venda.

Por que fazer vendas pelo WhatsApp?

Antes de explicar como abordar um cliente pelo WhatsApp, precisamos explicar os benefícios de usar esse aplicativo. Se você é corretor e ainda não faz vendas pelo WhatsApp está perdendo a oportunidade de aumentar seu faturamento.

O maior benefício do Whats é que ele facilita a comunicação entre vendedor e cliente. Com ele, você pode enviar áudio, arquivos, mensagens de texto e ainda fazer uma chamada de vídeo com o cliente.

O app também é uma boa alternativa para prestar um atendimento de alto nível. Com ele, é possível entrar em contato com o cliente rapidamente e estar a disposição para esclarecer dúvidas, divulgar descontos e fazer negociações.

Além disso, por ser um aplicativo gratuito que permite ligações e chamadas em vídeo, você economiza no plano de telefonia. Basta, estar conectado com a internet para vender.

como abordar um cliente pelo whatsapp

Como abordar um cliente pelo WhatsApp?

Agora que você conhece bons motivos para usar o app, separamos 7 dicas matadoras de como abordar um cliente pelo WhatsApp e fazer muitas vendas. Vamos lá?

Crie um grupo de WhatsApp de vendas

Criar um grupo de WhatsApp de vendas é uma estratégia para atender vários clientes de uma vez só.

Os participantes do grupo podem esclarecer dúvidas e acompanhar promoções e novidades do serviço que você vende.

A interação entre os próprios clientes também ajuda no aumento das vendas. Isso porque, alguns participantes compartilham histórias e benefícios que tiveram após fazer a contratação.

Esses depoimentos motivam os outros clientes, a seguirem o mesmo caminho. Você pode adicionar os integrantes por conta própria ou compartilhar um link de acesso ao grupo nas suas redes sociais.

Personalize o contato de cada cliente

Na medida em que você divulga o seu WhatsApp nas redes sociais ou presencialmente, o fluxo de mensagens de novos clientes aumenta bastante. Para prestar um atendimento VIP para cada um deles, você pode usar os recursos do app.

Instale o WhatsApp Business no seu smartphone e use os marcadores. Assim após abordar um cliente pelo app você pode classificá-lo com tags como: novo cliente, em negociação ou contrato fechado.

Caso você trabalhe com vários planos, pode criar tags para cada operadora.

Outra dica bacana e, mais simples, é personalizar o nome do cliente com uma característica marcante. Por exemplo: Pedro Plano Empresarial.

Assim, toda vez que chegar uma notificação, você vai lembrar da última conversa e fazer com que o cliente se sinta especial, pois você lembrou dele.

Envie mensagens claras e diretas

Nenhum cliente gosta de receber mensagens de textos ou áudio longas, ou pior, receber mensagens que parecem ter sido copiada e colada da internet.

Por isso, nossa outra dica de como abordar um cliente pelo WhatsApp é enviar mensagens claras e diretas.

Na hora de atender um cliente use o bom senso e adote uma postura profissional.

Isso significa, manter uma comunicação direta e simples com o cliente. Também evite enviar mensagens de áudio muito longas ou em horários inapropriados para o cliente.

como abordar um cliente pelo whatsapp

Nunca ignore um cliente

Parece ser óbvio, mas muitos vendedores têm o hábito de visualizar a mensagem do cliente e demorar dias para responder.

Essa prática pode representar o fim das suas chances de fazer uma venda e ainda prejudica a sua imagem como vendedor.

Evite que isso aconteça e busque responder as mensagens dos clientes no WhatsApp. Caso esteja muito ocupado, informe que você irá verificar e em breve retorna a mensagem.

Outra dica legal é apenas visualizar a mensagem e não abrir a conversa. Mas assim que possível, responda o cliente.

Não esqueça o pós-venda

O WhatsApp é um aplicativo que facilita a comunicação entre você e o seu cliente. Por isso, aproveite essa vantagem para manter sempre contato, inclusive com aqueles que já fizeram a contratação.

Reserve um dia para conversar com esses clientes e pergunte o que ele está achando do serviço, se tem alguma dúvida ou sugestão que pode melhorar.

Essa atenção extra pós-venda, demonstra que você está preocupado com a satisfação do cliente.

Essa é uma das estratégias de como abordar um cliente pelo WhatsApp mais eficientes e que podem gerar novas vendas e indicações para você. Por isso, vale a pena colocá-la em prática.

Personalize as mensagens

Como você já aprendeu, o cliente deve receber um atendimento VIP no WhatsApp. Por isso, é recomendado criar mensagens personalizadas, aqui vale a pena iniciar conversas com o nome do cliente, saudação e perguntando como ele está.

Se você usa lista de transmissão para abordar clientes no WhatsApp, tenha cuidado. Busque criar mensagens amigáveis e que não revelem que ela foi encaminhada para vários clientes.

Assim, você garante que o seu cliente sinta-se especial e que tem a sua atenção.

Como aumentar as vendas com leads?

Vender pelo Whatsapp é um dos melhores métodos de conquistar clientes e aumentar as vendas. Isso acontece porque, o aplicativo conta com recursos que facilita a comunicação e fortalecimento o relacionamento entre vendedor e cliente.

Uma dica bacana para aumentar ainda mais as vendas é investir em leads de plano de saúde. Você pode compartilhar o seu WhatsApp com os leads e eles irão entrar em contato diretamente com você por esse canal.

Quer saber mais? Clique Aqui e cadastre-se gratuitamente na nossa plataforma de leads. Também continue no blog e leia nosso artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Sua avaliação é muito importante para nós!