Corretor de plano de saúde: 07 erros que você não pode cometer

Corretor de plano de saúde: 07 erros que você não pode cometer

Publicado em 16 de julho de 2019
Corretor de plano de saúde: 07 erros que você não pode cometer
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Para ser um corretor de plano de saúde de sucesso, você precisa ter uma abordagem de vendas impecável. No entanto, durante o dia a dia é comum ocorrerem alguns deslizes que podem prejudicar suas vendas e colocar em risco a sua reputação. 

Será que você está cometendo algum deles? Para solucionar essa dúvida, selecionamos neste artigo os 7 erros mais cometidos pelos vendedores e soluções para evitá-los. Confira: 

 

Falta de organização do corretor de plano de saúde

Essa situação ainda piora quando o seu cliente percebe a desorganização e perde a confiança em você.

Com o passar do tempo, as chances de você ficar com uma má reputação no mercado aumenta drasticamente. 

Para ficar livre desse cenário caótico é preciso começar a se organizar.

O primeiro passo, é adotar ferramentas como agendas e aplicativos para registrar suas principais informações e prazos importantes. 

Atualmente existem ferramentas gratuitas como o Trello, que permitem um gerenciamento eficiente das suas atividades. O melhor é que você pode acessá-lo sempre e quando quiser pelo seu smartphone.

 

não conhecer o perfil dos clientes

Não conhecer o perfil dos seus clientes

Diariamente, você precisa lidar com potenciais clientes com idades e necessidades diferentes com um desejo em comum: contratar um plano de saúde. Por terem características diversas, eles não podem ser tratado da mesma maneira, certo?

Apesar de parecer óbvio, alguns corretores ainda não oferecem um atendimento personalizado para cada cliente.

Como consequência, eles sentem dificuldades de fazer vendas lucrativas e manter um bom relacionamento com eles. 

Para sair na frente da sua concorrência, comece a analisar bem os seus clientes e ofereça uma venda de excelência.

Uma dica bacana é começar suas abordagens buscando conhecer os clientes, ouça-os para depois oferecer um plano de saúde. 

Lembre-se, quanto mais você compreender as necessidades e dores do seu cliente, mais fácil será indicar um plano de saúde ideal para ele.

Além disso, essa atenção faz toda a diferença no momento da venda, vale a pena tentar. 

Ser um corretor de plano de saúde inconveniente 

Não há nada pior para um corretor de plano de saúde, do que ter a fama de inconveniente ou chato. Normalmente, essa reputação tem início quando o vendedor adota uma série de atitudes inoportunas com o cliente, tais como:

  • Ligar inúmeras vezes; 
  • Insistir em um plano de saúde que não é do interesse do cliente;
  • Enviar mensagens em horários inoportunos

Essas atitudes desgastam o relacionamento e paciência do cliente, que até poderia contratar o plano, mas depois do seu comportamento desiste.

Para evitar essa situação constrangedora, você precisa conquistar a confiança do cliente. 

O bom relacionamento pode ser construído através de respeito e um atendimento de qualidade.

Como já foi dito, você precisa conhecer as reais necessidades dos seus clientes e oferecer aquilo que eles realmente procuram.

Vender o plano de saúde e não os seus benefícios 

Diferente do que você imagina, os clientes não estão interessados no plano de saúde em si, mas nos benefícios que ele pode proporcionar.

No entanto, muitos corretores por ansiedade ou inexperiência apenas apresentam as características do plano. 

Na grande maioria dos casos, apenas essas características podem não despertar tanto a atenção dos clientes.

O ideal é usar uma abordagem de vendas atrativa que revele todas as vantagens que eles irão ter acesso após contratar o plano, tais como:

  • Acesso a hospitais e laboratórios de qualidade;
  • Equipe médica de excelência;
  • Rede de atendimento ampla e moderna; 
  • Tranquilidade para toda a família. 

Não mencionar esses aspectos durante a abordagem das vendas tornará a contratação ainda mais complicada.

Pense bem nesses detalhes antes de começar a negociação com os clientes. 

 

não estar presente nas redes sociais

Não estar presente nas redes sociais 

O corretor de plano de saúde moderno não pode cometer o erro de não estar presente nas redes sociais.

Isso quer dizer, ter um perfil profissional nas mídias para manter um relacionamento com os clientes e divulgar seu trabalho nelas.

Se você ainda não faz isso é melhor não perder mais tempo, pois os seus concorrentes estão conquistando novos clientes.

Para mudar essa realidade é bem simples, basta criar um perfil nas principais redes sociais. 

Nela, você deverá fazer postagens referentes ao seu trabalho e as novidades do seu plano de saúde. Leia o nosso artigo sobre como usar o Facebook para vender mais planos de saúde. 

Uma dica bacana é integrar as redes sociais com o WhatsApp Business. Dessa forma, você consegue prestar um atendimento personalizado e se mostrar a disposição do cliente.

Você ainda pode usar as listas de transmissão para divulgar notícias e criar grupos com os seus clientes. 

Não investir em leads de plano de saúde 

Não investir em leads de plano de saúde, pode ser o motivo das suas vendas não estarem aumentando.

Isso porque, quando você é um corretor que ainda usa panfletagem ou visita os clientes porta a porta, gasta muito tempo na prospecção. 

Na grande maioria dos casos, o retorno em vendas não é satisfatório. Isso sem falar dos custos e da exaustão que você sente ao ter que se deslocar até o cliente e ter longas reuniões.

Essa é realidade é diferente para quem investe em leads de plano de saúde.

O motivo é simples, com essa estratégia você entra em contato com potenciais clientes que estão interessados em contratar o seu plano de saúde. 

Esses contatos foram captados online pelas empresas geradoras de leads, para você.

Após adquiri-las você pode realizar as vendas com os contatos do conforto da sua casa, sem precisar ter que enfrentar longos deslocamentos. 

Os corretores de plano de saúde que adotam essa estratégia conseguem vender muito mais e em pouco tempo.

Por isso, ela tem sido a mais adotada por vendedores modernos que desejam alavancar as suas vendas. 

Ser desatualizado no mercado 

Ficar desatualizado quanto às tendências do mercado e novas regras dos planos de saúde, ainda é um erro bastante cometido pelos corretores.

Infelizmente, esses profissionais perdem grandes oportunidades de vendas de plano, por não saberem informar bem os seus clientes. 

Para ter uma abordagem de vendas eficiente, o corretor precisa conhecer o mercado, seus concorrentes e outras técnicas que os ajudem a fechar a venda.

Nesses casos, vale a pena ler jornais e artigos sobre as novidades do setor. 

Além disso, é recomendado participar de cursos e capacitações sobre a operadora que você atua.

Uma dica válida também é divulgar essas informações nas suas redes sociais. Isso irá fazer com que os seus clientes fiquem atualizados e percebam que você é um profissional diferenciado. 

não investir em leads de plano de saúde

Dentre os erros que citamos neste artigo, existe algum que você precisa corrigir? Caso você tenha identificado algum, o ideal é não perder tempo e corrigi-lo imediatamente.

Também busque evitar os demais que listamos ao longo do post

Se você ainda não trabalha com leads de planos de saúde, nós podemos te ajudar com isso.

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