Cocriação de valor: Conte com ajuda do seu cliente

Em termos gerais, a cocriação é uma estratégia de negócios que leva as ideias voltadas para o cliente mais longe do que métodos como Seis Sigma ou programas de qualidade participativos semelhantes. Embora esses programas integrem a cooperação daqueles em toda a organização de negócios e usem métricas baseadas no cliente como base para medir o sucesso, a cocriação ajuda a aumentar as chances de sucesso, atraindo ainda mais o cliente. Cocriar valor com os clientes significa envolver o consumidor plenamente no processo.

Por que minha empresa deve cocriar valor com os clientes?

Montagem de quebra-cabeça

Tradicionalmente, as organizações podem pesquisar o cliente por meio de pesquisas, grupos de foco ou processos de feedback. Embora esse feedback forneça uma via de comunicação de mão dupla, é estagnado e menos flexível do que a cocriação. 

No modelo tradicional, os clientes expressam opiniões e essas opiniões são usadas na criação de um produto. Os clientes podem então ser solicitados a dar outras opiniões, que são usadas para modificar ou aperfeiçoar o produto. Com essa abordagem, sempre há uma chance de a equipe de desenvolvimento estar interpretando mal o feedback do cliente.

Em um modelo de cocriação, os clientes estão envolvidos em todo o processo, assim como todos os stakeholders. O feedback em tempo real durante o desenvolvimento reduz mal-entendidos e garante uma proposta de valor mais rica para cada desenvolvimento. A cocriação de valor com os clientes beneficia o produto, o consumidor, a organização e, em última análise, o resultado final.

Veja também: As quatro fases do Spin Selling

Envolva totalmente todas as partes interessadas na criação de valor


Em um modelo de cocriação, você não envolve apenas os consumidores na criação de valor. Os métodos de cocriação incentivam as organizações a envolver as partes interessadas de todos os níveis no desenvolvimento de políticas, serviços ou produtos. 

Venkat Ramaswamy, um dos autores que cunhou a frase co-criação, e o co-autor Francis Gouillart definem as partes interessadas como incluindo clientes, fornecedores e vendedores, distribuidores e canais de distribuição, reguladores e funcionários. Ramaswamy e Gouillart dizem que as pessoas em qualquer posição ou relação com a empresa têm algo de valor a acrescentar. As pessoas, escrevem os autores, são “intrinsecamente criativas e querem moldar suas próprias experiências”. 

A cocriação é uma maneira pela qual as organizações podem aproveitar essa criatividade, proporcionando a todas as partes interessadas uma sensação de controle sobre algo dentro do processo.

Leia também: LDR, SDR E BDR: O que são e como eles irão te fazer lucrar!

Incentive a Fidelização do Cliente


A cocriação de valor com os clientes incentiva a fidelidade à sua marca porque cria propriedade. Qualquer líder empresarial forte sabe que a propriedade é uma coisa poderosa. 

Quando você capacita bons funcionários para possuir um processo e seus resultados, geralmente aumenta o moral da equipe e vê aumentos na produção. O mesmo princípio se aplica aos consumidores; se eles se sentirem parte integrante do processo de criação, é mais provável que se sintam vinculados à marca, produto ou serviço.

 Eles querem que tenha mais sucesso, o que significa que farão mais para que isso aconteça. A cocriação leva a um maior marketing boca a boca e ao desenvolvimento de embaixadores da marca, ambos necessários no mundo atual de gerenciamento de reputação online.

Crie produtos e serviços significativos para o consumidor


Produtos e serviços geralmente são mais essenciais para a vida dos clientes quando as organizações se envolvem na cocriação de valor com os clientes. Deixe de lado o mal-entendido das necessidades do cliente já mencionadas e você ainda ficará com uma série de razões pelas quais um produto lançado não oferece uma experiência rica de valor para o consumidor. 

Uma dessas razões é que as coisas mudam desde o momento em que a pesquisa é realizada até o momento em que um produto é lançado, e o mercado atual se move rapidamente. 

A cocriação permite que você fique de olho em um alvo em movimento para que possa ajustar de acordo, e garante que o resultado final de qualquer empreendimento não seja valioso apenas para os consumidores; garante que o produto ou serviço seja significativo para o cliente em um nível emocional, cultural ou mental.

Reduza Custos e Riscos Associados ao Desenvolvimento

Equipe trabalhando em conjunto

Por fim, a cocriação permite reduzir alguns dos custos e riscos inerentes ao processo de desenvolvimento. A cocriação agiliza a pesquisa e o feedback, muitas vezes fornecendo o feedback necessário em momentos críticos, em vez de esperar até que o trabalho seja feito para buscar a aprovação do cliente. 

Como a cocriação envolve todos, você mitiga os riscos de que um produto ou serviço simplesmente não funcione com o seu mercado ou que vá de encontro a importantes regulamentações de segurança ou de nicho. 

Em última análise, a cocriação fornece à organização mais ideias e conhecimento inicial para que as equipes tenham menos probabilidade de cometer grandes erros ao longo do caminho.

Como você pode se beneficiar da cocriação?


Embora o feedback de crowdsourcing nas mídias sociais ou no site de uma empresa possa fornecer informações valiosas, a cocriação envolve mais um compromisso. 

A cocriação bem-sucedida envolve a comunidade, o que significa que você precisa construir uma em torno de sua marca ou produto. Existe uma variedade de plataformas para a construção de comunidades e, se você tiver uma forte presença nas mídias sociais, poderá começar por aí e incentivar os usuários a se inscreverem em um fórum, portal ou outra ferramenta em que planeja lidar com tarefas de cocriação online.

Depois de começar a construir uma tribo, é hora de ouvir. Muitos empreendedores e equipes de negócios estão quase se afogando em suas próprias ideias, por isso é difícil dar um passo atrás e ouvir os outros. Para co-criar valor, porém, você precisa deixar que outros façam parte do trabalho.

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Amanda Siqueira

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