Como fazer Cold Call?

Cold call é uma estratégia de telemarketing em que os representantes de vendas fazem ligações telefônicas não solicitadas para clientes em potencial. Se você estiver fazendo uma ligação fria, o objetivo é se envolver com a pessoa para quem você ligou, contar a ela sobre o produto, serviço ou campanha que você está promovendo e fazer com que ela se comprometa com uma venda.

A maioria das chamadas frias recebe um script de vendas (às vezes chamado de script de chamada fria ou script de chamada fria) criado pelo empregador para otimizar o processo de vendas. Eles também são auxiliados por programas de discagem automática que eliminam a necessidade de rastrear números de telefone para uma lista de chamadas. Na verdade, a equipe de vendas de chamadas frias típica de hoje não terá uma lista de chamadas físicas; um programa de computador tomará todas as decisões de discagem para eles.

Neste artigo, vamos tratar melhor sobre assunto para você driblar essas ligações. Boa leitura!

6 dicas de cold call

Homem com telefone na orelha

A primeira vez que você tentar fazer uma cold call para um emprego ou para sua própria pequena empresa, pode não ter noção de como proceder. Aqui estão algumas técnicas úteis de chamadas frias que você pode usar para otimizar seus esforços e ver resultados:

1. Faça sua pesquisa


É possível que sua empresa forneça informações sobre a pessoa para quem você está ligando. Talvez eles tenham tido contato prévio com sua organização. Isso é particularmente verdadeiro para voluntários em uma campanha política, que podem receber folhas de chamada que descrevem o comportamento eleitoral anterior de um sujeito e seu envolvimento com causas semelhantes. Se você souber um pouco sobre alguém entrando na chamada, é mais provável que você faça uma conexão na chamada.

2. Prepare-se para a rejeição


Cold call é um jogo de números. Na maioria das vezes você será dito não. Muitas outras vezes você vai acessar o correio de voz de alguém e nem mesmo terá a chance de fazer seu discurso. Se você fizer uma venda em sua primeira visita, considere isso um pequeno milagre. Se você não fizer isso, tenha o conforto de que você é como quase todos os outros operadores de telemarketing que tentaram fazer ligações frias. Continue discando, e a lei das médias será aplicada.

3. Saiba exatamente o que você quer


Embora todos gostaríamos de sair de uma ligação fria com nossos sentimentos intactos, estamos ligando para fazer uma venda, seja dinheiro trocado por um bem ou serviço ou um compromisso de apoiar uma causa ou candidato específico. Se sua conversa começar a se desviar do seu objetivo principal, direcione-a de volta para uma venda. Se essa tática não funcionar, encontre uma maneira de encerrar a ligação educadamente.

Leia mais: Você realiza pesquisas de satisfação?

4. Pense no tipo de chamada que gostaria de receber


Se você quiser fazer uma ligação fria eficaz, pense em como você responderia se estivesse recebendo uma. Qual tom de voz você responderia melhor? Você gostaria de ser chamado pelo seu nome ou sobrenome? Com que rapidez você deseja que a pessoa que está fazendo a chamada de entrada vá direto ao ponto?

É seguro supor que o que faria você se sentir respeitado é provavelmente a mesma coisa que faria seu interlocutor se sentir respeitado. Embora os scripts e a tecnologia de computador tenham ajudado a simplificar as ligações frias, ainda é fundamentalmente uma forma de venda social.

A ligação de vendas mais eficaz será focada, mas também educada e empática. É mais provável que você ganhe a confiança de um cliente se se envolver com eles em um nível humano.

5. Deixe os correios de voz estrategicamente


É provável que você alcance um correio de voz quando fizer uma chamada fria. Não há problema em deixar uma mensagem, mas mantenha-a simples e direta. A mensagem de comprimento máximo deve ter cerca de 20 segundos. Deve ser enérgico, educado e direto. Você pode deixar informações de retorno de chamada, mas aceite o fato de que provavelmente terá que fazer várias ligações de acompanhamento para fechar a venda.

Leia mais: Método AIDA: Você já conhece?

6. Acompanhamento


O sucesso da chamada fria pode exigir várias interações com um consumidor. Embora uma primeira ligação possa ajudá-lo a estabelecer um relacionamento e apresentar informações sobre seu produto, a pessoa que ouve seu discurso de vendas pode não estar pronta para fazer uma compra imediatamente. Ou talvez você entre em contato com alguém que não seja o principal tomador de decisões em sua casa e, nesse caso, precisará de uma ligação de acompanhamento para se conectar com outra pessoa.

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Amanda Siqueira

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