Todos os anos a ANS divulga os reajustes da tabela de preços dos planos de saúde brasileiros. Após isso, as operadoras são obrigadas a ajustar as novas mensalidades e informar aos beneficiários. Confira como simular o valor do reajuste pela internet e como funciona o aumento dos preços.
Anualmente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reajusta o valor da mensalidade dos planos de saúde no Brasil. A medida deve ser implantada por todas as corretoras do país nos planos individuais ou familiares com assistência médico-hospitalar, sem ou com cobertura odontológica.
Para criar uma nova tabela de preços de planos de saúde, a ANS calcula o reajuste com base em 4 fatores:
Em geral, esse reajuste entra em vigor após a divulgação da ANS e a partir da data de aniversário da apólice. Isso significa, que o novo valor da mensalidade será cobrado a partir do dia em que o contrato foi assinado.
Para tornar o processo mais simples, a ANS divulgou um tipo de tabela de preços para simular o valor do reajuste do plano de saúde. Essa ferramenta está disponível no site da ANS e é bem simples de usar. Confira o passo a passo de como fazer esse procedimento.
Mas é importante ficar atento, pois esse cálculo não considera os reajustes para mudança de faixa etária. O ideal é entrar em contato com a operadora de plano de saúde para ter acesso a tabela de preços em vigor. Dessa forma, você poderá ter acesso a informação completa sobre o novo valor do plano de saúde.
Solicite sua cotação online
Esse site utiliza cookies para uma melhor experiência para você.