Razões para se exercitar

Quer se sentir melhor, ter mais energia e até adicionar anos à sua vida? Então você precisa conhecer 7 razões para se exercitar. 

Os benefícios para a saúde do exercício regular e da atividade física são difíceis de ignorar. Todos se beneficiam dos exercícios, independentemente da idade, sexo ou capacidade física.

Precisa de mais convencimento para se mover? Confira estas sete maneiras pelas quais os exercícios podem levá-lo a uma pessoa mais feliz e saudável.

1. O exercício controla o peso

7 Razões para se excercitar
Casal se excercitando

As idas regulares à academia são ótimas, mas não se preocupe se você não conseguir encontrar uma grande quantidade de tempo para se exercitar todos os dias. 

Qualquer quantidade de atividade é melhor do que nenhuma. Para colher os benefícios do exercício, apenas fique mais ativo ao longo do dia – use as escadas em vez do elevador ou aumente as tarefas domésticas. Consistência é a chave.

2. O exercício combate às condições de saúde e doenças


Preocupado com doenças cardíacas? Esperando prevenir a hipertensão? Não importa qual seja o seu peso atual, estar ativo aumenta o colesterol da lipoproteína de alta densidade (HDL), o colesterol “bom”, e diminui os triglicerídeos prejudiciais à saúde. Este duplo golpe mantém seu sangue fluindo suavemente, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares.

O exercício regular ajuda a prevenir ou controlar muitos problemas e preocupações de saúde, incluindo:

  • Síndrome metabólica
  • Pressão alta
  • Diabetes tipo 2
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Muitos tipos de câncer
  • Artrite
  • Quedas

Uma das razões para se exercitar também é pelo fato de ajudar a melhorar a função cognitiva e reduzir o risco de morte por todas as causas.

3. O exercício melhora o humor


Precisa de um impulso emocional? Ou precisa desestressar após um dia estressante? Uma sessão de ginástica ou uma caminhada rápida é uma das razões para se exercitar que podem ajudar. A atividade física estimula várias substâncias químicas cerebrais que podem deixá-lo mais feliz, mais relaxado e menos ansioso.

Você também pode se sentir melhor com sua aparência e consigo mesmo ao fazer exercícios regularmente, o que pode aumentar sua confiança e melhorar sua autoestima.

4. O exercício aumenta a energia

Sem fôlego para compras de supermercado ou tarefas domésticas? A atividade física regular pode melhorar sua força muscular e aumentar sua resistência.

O exercício fornece oxigênio e nutrientes aos tecidos e ajuda o sistema cardiovascular a funcionar com mais eficiência. E quando a saúde do coração e dos pulmões melhorar, você terá mais energia para fazer as tarefas diárias.

5. O exercício promove um sono melhor


Lutando para adormecer? A atividade física regular pode ajudá-lo a adormecer mais rápido, dormir melhor e aprofundar o sono. Só não faça exercícios muito perto da hora de dormir, ou você pode estar com muita energia para dormir.

6. O exercício devolve a faísca à sua vida sexual


Você se sente muito cansado ou fora de forma para desfrutar da intimidade física? A atividade física regular pode melhorar os níveis de energia e aumentar sua confiança sobre sua aparência física, o que pode impulsionar sua vida sexual.

Mas há ainda mais do que isso. A atividade física regular pode aumentar a excitação das mulheres. E os homens que se exercitam regularmente têm menos probabilidade de ter problemas de disfunção erétil do que os que não se exercitam.

7. O exercício pode ser divertido … e social!

Por fim, essa é a última das razões para se exercitar. Exercícios e atividades físicas podem ser divertidos. Eles dão a você a chance de relaxar, aproveitar o ar livre ou simplesmente se envolver em atividades que o deixem feliz. A atividade física também pode ajudá-lo a se conectar com a família ou amigos em um ambiente social divertido.

Portanto, assista a uma aula de dança, faça caminhadas ou participe de um time de futebol. Encontre uma atividade física de que goste e simplesmente faça. Entediado? Experimente algo novo ou faça algo com amigos ou família.

O resultado final do exercício


Exercícios e atividades físicas são ótimas maneiras de se sentir melhor, melhorar sua saúde e se divertir. Para a maioria dos adultos saudáveis, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA recomenda estas diretrizes de exercícios:

  • Atividade aeróbica. Obtenha pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa por semana, ou uma combinação de atividade moderada e vigorosa. As diretrizes sugerem que você distribua este exercício ao longo de uma semana. Para proporcionar benefícios ainda maiores à saúde e auxiliar na perda ou manutenção de peso, recomenda-se pelo menos 300 minutos por semana. Mas mesmo pequenas quantidades de atividade física são úteis. Ser ativo por curtos períodos de tempo ao longo do dia pode trazer benefícios à saúde.
  • Treinamento de força. Faça exercícios de treinamento de força para todos os principais grupos musculares pelo menos duas vezes por semana. Procure fazer uma única série de cada exercício usando um peso ou nível de resistência forte o suficiente para cansar seus músculos após cerca de 12 a 15 repetições.

O exercício aeróbico moderado inclui atividades como caminhada rápida, ciclismo, natação e aparar a grama. Os exercícios aeróbicos vigorosos incluem atividades como corrida, jardinagem pesada e dança aeróbica. 

O treinamento de força pode incluir o uso de aparelhos de musculação, seu próprio peso corporal, bolsas pesadas, tubos de resistência ou pás de resistência na água, ou atividades como escalada.

Se você deseja perder peso, atingir metas específicas de condicionamento físico ou obter ainda mais benefícios, pode ser necessário aumentar ainda mais sua atividade aeróbica moderada.

Lembre-se de consultar seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios, especialmente se você tiver alguma dúvida sobre sua forma física, não se exercita há muito tempo, tem problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas, diabetes ou artrite.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas de saúde. 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page