Adnovírus: o que?

Os adenovírus são um grupo de vírus que geralmente causam infecções respiratórias como gripes, resfriados, coqueluche, bronquite ou pneumonia,  mas também podem infectar o trato gastrointestinal e o sistema nervoso ou os olhos, causando gastroenterites, encefalites ou conjuntivites.

Esse vírus é facilmente transmitido por  contato direto com gotículas de saliva ou secreções respiratórias liberadas  quando uma pessoa tosse ou espirra, tocando uma superfície contaminada com adenovírus ou  com fezes infectadas durante a troca de fralda.

Os sintomas do adenovírus dependem do órgão infectado e incluem febre, tosse, dor de garganta, diarreia ou vômito e devem sempre ser avaliados por um médico, principalmente em pessoas com  sistema imunológico enfraquecido ou crianças, pois esse vírus tem sido associado à infância. hepatite

Principais sintomas 

  • Febre;
  • Tosse;
  • Nariz entupido ou escorrendo;
  • Dor de garganta;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de ouvido;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Diarreia;
  • Dor de barriga;
  • Olho vermelho ou irritado;
  • Lacrimejamento.

Além disso,  sintomas como rigidez no pescoço e nas costas, paralisia, fraqueza muscular, distúrbios mentais ou até convulsões podem ocorrer devido a uma inflamação do sistema nervoso.

Os sintomas da infecção por adenovírus são geralmente leves e começam cerca de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus. No entanto, os sintomas podem ser graves em crianças, pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas. 

 Portanto, quando aparecem sintomas de adenovírus, é consultado um clínico geral ou pediatra, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Veja como cuidar da sua saúde e das crianças com especialistas.

Transmissão 

O adenovírus é transmitido por contato direto com portadores do vírus ou pela inalação  de saliva ou secreções nasais liberadas quando uma pessoa infectada tem tosse ou espirra. Além disso, a infecção também pode ocorrer ao tocar uma superfície contaminada com adenovírus e ao tocar os olhos, nariz ou boca. 

O adenovírus também pode ser transmitido através do contato com fezes contaminadas com o vírus, como durante as trocas de fraldas, ou menos comumente com água de piscina contaminada.

Diagnóstico

Um médico faz o diagnóstico de infecção por adenovírus avaliando sintomas, exame físico, histórico médico e exames laboratoriais, como sorologia para detectar a presença de antígenos, exame de fezes ou urina e cultura viral de secreções respiratórias.

Tratamento 

A infecção por adenovírus deve ser tratada por um médico e na maioria dos casos não é necessário nenhum tratamento especial porque a infecção geralmente desaparece em poucos dias e geralmente é recomendado aumentar a ingestão de líquidos para evitar a desidratação, descansar e aliviar o corpo e alimentos de fácil digestão.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no InstagramFacebookYoutubePinterest LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page