Quando se trata do seu dia de trabalho, menos é mais… mas isso pode ser um desafio para muitos. É fácil se sentir bombardeado ao começar o dia com e-mails recebidos, notificações de reuniões e mensagens do Slack que exigem sua atenção.
A perseguição constante pode fazer com que até os executivos mais experientes se sintam sobrecarregados. Na verdade, o problema com a cultura de trabalho de hoje é que muitas pessoas acreditam que precisam fazer hora extra para fazer mais e ter sucesso.
Um estudo da Universidade de Stanford, no entanto, desmascara essa crença. Em sua pesquisa, o professor de economia John Pencavel descobriu que a produtividade por hora diminui acentuadamente quando uma pessoa trabalha mais de 50 horas por semana.
Após 55 horas, a produtividade cai tanto que dedicar mais horas seria inútil. E aqueles que trabalham até 70 horas por semana estão obtendo apenas a mesma quantidade de trabalho que aqueles que trabalham 55 horas.
“A ocupação não é um meio de realização, mas um obstáculo para ela”, escreve Alex Soojung-Kim Pang, um estudioso de Stanford e autor de “Rest: Why You Get More Done When You Work Less”. Ele argumenta em seu livro que quando nos definimos por nosso “trabalho, dedicação, eficácia e vontade de ir além”, é fácil pensar que fazer menos e criar mais paz em nossas mentes são barreiras para o sucesso.
Existem várias maneiras de fazer mais fazendo menos, mas tudo começa com onde você decide concentrar sua energia mental. O objetivo é permanecer presente e desapegar-se das tarefas e questões insignificantes em mãos.
Uma maneira eficaz de fazer isso é adotar uma lei espiritual de sucesso chamada Lei do Menor Esforço. Esta lei é baseada na ideia de que a inteligência da natureza funciona com facilidade de ação sem esforço e sem resistência.
Veja como incorporar a Lei do Menor Esforço em sua vida:
Pense em suas circunstâncias atuais e diga a si mesmo: “Eu entendo e aceito como as coisas são. Este momento é exatamente como o universo está agora.” Essas palavras o impedem de reagir aos eventos ao seu redor e, em vez disso, o encorajam a simplesmente reconhecê-los.
Você pode até dizer: “Eu aceito minha situação, não como eu gostaria que fosse”. Você deixará de pensar em todas as coisas que não estão indo do seu jeito para se concentrar em todas as possibilidades positivas do momento presente.
Leia mais: Aprenda a usar o Rapport para vender mais!
Não há necessidade de lutar e empurrar contra as pequenas coisas. Praticar a arte de se entregar traz muitos benefícios. Se você está atrasado para uma reunião ou seu gerente está descontando o dia ruim em você, não aponte o dedo para outras pessoas. Diga a si mesmo: “Sou responsável pelo que acontece em minha vida”. Então, siga em frente.
Quando você voltar a atenção para si mesmo, perceberá que só você pode controlar seu humor, disposição e destino. Não deixe que o dia ruim de outra pessoa estrague o seu também. Quando você se vê como o agente de mudança, os problemas começam a parecer oportunidades. E ao se deparar com situações difíceis, pergunte-se: “O que posso fazer para consertar isso?”
A maioria dos trabalhos de escritório envolve um certo grau de política, mas é importante focar na mensagem, não no mensageiro. Tente não se envolver demais em conversas egocêntricas ou competir para ver quem recebe mais elogios. Quando surgir uma ideia, concentre-se na qualidade dessa ideia, e não em quem a propôs. E quando você sugerir uma ideia, não se preocupe se ela não for adotada. Respire fundo e tente se desapegar dos resultados.
Você não precisa perseguir cada coisinha que aparece na sua frente, mas pode se concentrar nos itens que realmente importam e dão significado. Além do mais, suas ações falarão muito e você poderá ganhar a reputação de altruísta, o que aumentará sua posição entre seus colegas.
Leia também: Como ter um ambiente de trabalho mais descontraído?
Descartar as chances de hora extra pode não ser prático, mas certamente você pode tomar medidas para evitá-las. Em circunstâncias terríveis, mesmo que você trabalhe mais do que o normal, você pode garantir que isso não se torne um padrão.
Não há maneiras seguras de eliminar as hora extra. Mas, vamos ver algumas dicas testadas e comprovadas que ajudaram os funcionários a evitar horas extras em grande medida.
Horas extras e eficiência no trabalho trabalham de mãos dadas e horas extras excessivas estão nos matando lentamente e estamos nos rendendo tolamente a isso. Carreira, sucesso, dinheiro e fama podem ser importantes, mas tudo tem um preço. E às vezes percebemos isso quando o estrago já está feito. As pessoas ao seu redor acharão isso chocante inicialmente.
Você pode ser criticado ou até culpado por evitar o trabalho, mas tome uma posição. Coloque seu 100% no seu trabalho e deixe-o falar por si. Uma organização está interessada nos resultados que você dá, não nas horas que você gasta naquela cadeira. Você pode não conseguir evitar as horas extras de sua vida, mas pode limitar a quantidade de horas extras. Com a tecnologia e a atitude certas, você pode superar isso rapidamente.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações.
Adaptação de contratos de planos de saúde traz implicações importantes. Entenda como proceder corretamente. Mais informação
Truc Cap é essencial no tratamento oncológico. Descubra como garantir seu acesso hoje mesmo! Mais informação
IQC 50+ é a métrica que transforma a análise de vendas em sucesso garantido. Mais informação
Doenças pré-existentes são cruciais. Descubra como impactam sua contratação de planos de saúde. Mais informação
Análise de dados é a chave para definir metas de vendas alcançáveis e eficazes. Mais informação
Portabilidade de plano de saúde: Aprenda como proceder em casos de recusa. Mais informação
Solicite sua cotação online
Esse site utiliza cookies para uma melhor experiência para você.
Ver comentários
This article showcases an impressive level of expertise and a deep understanding of the subject matter. The thorough analysis and the clarity with which you present your findings make this post a valuable resource. Your ability to address complex topics with such professionalism is highly commendable and greatly appreciated.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.