Comissão de vendas: aprenda aqui como calcular

A comissão de vendas é o método mais usado para motivar equipes e aumentar o faturamento das empresas.

Mas, para ter sucesso com essa técnica é importante saber como escolher o melhor estilo e formas de como calculá-las rapidamente. E é justamente isso, o que você irá aprender neste artigo. Vamos lá?

Sistema de comissão de vendas é uma boa ideia?

A comissão de vendas é um bônus que atrai vendedores de praticamente todos os setores do mercado.

Com essa remuneração extra, o profissional consegue aumentar os seus ganhos no final do mês e ainda se sentir valorizado no seu trabalho.

As comissões também oferecem uma série de benefícios para as empresas. O principal deles é o aumento do faturamento, pois a equipe de vendas está comprometida a fechar negócios diariamente.

Além disso, as empresas que pagam comissões atrativas são vistas com bom olhos pelos melhores profissionais do mercado. Isso garante uma equipe com especialistas e aumenta a performance da empresa.

No entanto, para conquistar bons resultados é importante que a empresa crie um plano de comissão de vendas detalhado.

Também faça um acompanhamento com a equipe de vendas. Pois, existem casos que alguns vendedores negligenciam o atendimento para alcançar suas metas.

Como calcular a comissão de vendas?

O cálculo da comissão de vendas é uma das maiores dúvidas na hora de definir esse tipo de remuneração.

No entanto, esse processo é prático e fácil de fazer! Basta definir o modelo de comissão e fazer os cálculos adequados.

Confira abaixo, como fazer esse procedimento e aproveite todos os benefícios das comissões.

Comissão por vendas

A comissão por vendas é bastante utilizada por corretores de imóveis e de planos de saúde.

Esse estilo de comissão oferece um percentual fixo sobre cada venda ou contrato realizado pelo vendedor. Veja um exemplo prático de como calcular a comissão por vendas.

Exemplo: se um corretor vendeu um plano de saúde no valor de R$400,00 e a comissão fixa é de 10%, ele irá receber R$40,00 pela venda.

Os valores da comissão são cumulativas e geralmente são acrescidas no salário do final do mês. Independente se o cliente efetuou ou não o pagamento.

A principal vantagem desse método é a simplicidade! Todos os corretores entendem quanto irão receber e ela é fácil de gerenciar.

Comissão por recebimento

A comissão por recebimento é usada por empresas que fazem vendas a prazo. Ela é diferente da comissão por vendas, onde a quantia é paga se o pagamento foi realizado pelo cliente ou não.

Calcular essa comissão é muito prático, basta estipular um percentual fixo em cada venda realizada. Veja abaixo um exemplo de como fazer isso:

Exemplo: um corretor vendeu um imóvel no valor de R$500.000,00 e a comissão fixa é de 1%, então ele irá ganhar R$5.000,00. No entanto, o pagamento será efetuado quando a venda for efetuada.

A vantagem dessa comissão de vendas é que ela oferece um controle maior do caixa. Afinal, os pagamentos são liberados apenas quando o dinheiro entrou no caixa da empresa.

Comissão por faturamento

Essa comissão é calculada com base no faturamento anual ou mensal da empresa. Vale a pena destacar que, o valor do faturamento é referente a receita bruta das vendas, sem a dedução de custos ou impostos.

Na prática, o cálculo funciona assim: a empresa teve um faturamento mensal de R$200.000,00, se a comissão for de 1%, os vendedores terão direito a R$2.000,00.

Em alguns casos, a empresa pode estipular uma meta o faturamento que deve ser alcançado para que seja distribuída à comissão entre os vendedores.

Dessa maneira, os vendedores irão se motivar a realizar mais vendas para alcançar essa meta. Essa estratégia é uma boa ideia para mobilizar toda a equipe em prol do alcance desse resultado.

 

Comissão por rendimento

A comissão por rendimento é ideal para reconhecer o bom desempenho dos vendedores ou equipe da sua empresa.

Geralmente, ela é oferecida para os colaboradores que apresentaram soluções e estavam comprometidos com o trabalho ao longo do mês ou ano.

Como o desempenho envolve uma série de fatores intrínsecos, esse tipo de comissão é mais difícil de calcular.

O ideal é mensurar o trabalho dos colaboradores através de avaliações de desempenho e estipular indicadores precisos para cada avanço conquistado.

Nesse tipo de comissão é possível oferecer não apenas dinheiro, mas também incentivos como:

  • Presentes;
  • Viagens;
  • Cursos;
  • Certificações.

Como criar um plano de comissão de vendas?

Independente do estilo de comissão de vendas que a sua empresa é importante que os gestores saibam acompanhar as vendas de cada colaborador.

Além disso, a empresa precisa ter um plano de comissão bem estruturada, com regras e métodos definidos. Caso contrário, tanto os vendedores quanto os gestores se sentirão confusos com a remuneração extra.

A boa notícia é que é possível criar um plano de comissão de vendas de maneira prática e simples. Confira abaixo algumas dicas para realizar esse processo e use na sua empresa.

  • Escolha a base e pagamento e o método de comissão de vendas
  • Estipule taxas de comissão equilibradas em relação ao valor do salário
  • Crie regras de comissão simples e fáceis de compreender
  • Estipule a regularidade do pagamento
  • Use sistemas de gerenciamento de vendas

Aumente suas vendas com a LeadMark

Agora que você aprendeu como calcular a comissão de vendas da sua equipe, você precisa buscar alternativas para estimular a sua equipe a vender mais.

Se você tem uma corretora de plano de saúde, uma boa alternativa são os leads de plano de saúde da LeadMark.

Nossas leads são qualificadas para as principais operadoras do país e possuem preços acessíveis para os corretores.

Além disso, o gerenciamento das vendas pode ser realizada na nossa plataforma online.

Clique Aqui para acessar a plataforma da LeadMark e conquistar mais vendas! Aproveite a visita ao blog e leia nosso artigo Jivochat: Descubra o que é e como funciona?

Givanildo Albuquerque

Trabalhei 20 anos com relações trabalhista em empresas de diversos segmentos. Sempre busquei um caminho mais eficiente para fazer as coisas através de processos e do uso da tecnológia. Vender sempre esteve no meu DNA e hoje através da empresa LeadMark, a qual sou sócio, consegui unir algumas das minhas paixões: Empreendedorismo, Tecnológia, Marketing Digital e Vendas.

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