Definir um preço estratégico para seu produto nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque os valores do que você está oferecendo pode ser ou não compatível com o mercado para conseguir ter a sua própria margem de lucro.
Essa é uma dúvida de muitos empreendedores e tal precificação do seu produto ou serviço deve ser levada em consideração aos aspectos internos e externos da empresa.
Que tal continuar acompanhando este artigo para descobrir como chegar a um preço bacana para o seu negócio? Continue a leitura.
Essa dúvida, como dissemos, é gerada por quem deseja empreender. Afinal, é melhor oferecer com preços acima e correr o risco de perder clientes ou oferecer preços compatíveis com o mercado e ter redução na sua margem de lucro?
Definir o preço do seu negócio pode ser muito mais do que você imagina para justificar o que considera justo para o seu trabalho. É necessário que se entenda quais são as variáveis que são somadas juntas com esse montante, as diferenças de preços principais estratégias aplicadas nisso.
A estratégia de preço diz respeito ao valor que você venderá o seu produto ou serviço ao consumidor. Isso será levado em conta os aspectos internos e externos da sua empresa e existem muitas estratégias, o que falaremos mais a seguir.
Muitas pessoas confundem ambos e usam como sinônimos, embora tenham grande diferença entre si.
O preço é entendido como aquele em que o consumidor paga pelo produto. Você pode defini-lo ao reunir algumas informações como cálculo de gasto com a produção (aqui você deve colocar a margem de lucro).
Já o valor é um pouco mais complexo. Aqui acreditamos na percepção do público e o quanto ele está disposto a pagar pelo seu produto. Ou seja, não está relacionado somente ao que você gastou com a produção, mas também com valores intangíveis para o cliente.
Neste contexto de valor, entendemos como quão amável sua marca é pelo público, ou mesmo quais são as ações feitas no pós-venda para o consumidor.
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Aqui reunimos 5 dicas de como você pode chegar ao preço do que você deseja oferecer no mercado. Afinal, é fundamental entender a forma como o consumidor enxerga valor ao seu produto ou serviço e o quanto está disposto a pagá-lo.
Vejamos então os 5Cs da precificação. É chamado de 5Cs porque os nomes são de origem inglesa. Mas, vamos explicá-los melhor abaixo. Acompanhe:
Como leu, são variáveis que precisam ser definidas passo a passo para conseguir chegar a um preço justo pelo seu trabalho. Por exemplo, se você quer abrir uma loja de roupa feminina ou masculina, quais são as características dessas peças, seu público e quanto geralmente pagam pelo produto.
Assim, embora não seja fácil, é possível conseguir chegar a um preço que possa lhe dar retorno positivo desde que você saiba gerenciar o seu caixa e o preço correto para que não perca dinheiro vendendo o seu produto ao invés de ter lucro.
No tópico a seguir, falaremos mais sobre as estratégias de precificação que podem te ajudar nessa construção.
Todo negócio tem estratégias que servem para cada área que se deseja trabalhar, seja a própria empresa ou o consumidor, a fim de oferecer-lhe a melhor experiência de compra.
Bom, sabemos que existem estratégias bem bacanas para definir um preço estratégico para seu produto. Mas, vale ressaltar que cada uma vai de acordo com o seu negócio e quais metas deseja atingir. Vejamos quais são:
Como dito neste artigo, o consumidor percebe o valor do seu produto e se dispõe a pagar por ele com base em diversas características que, por muitas vezes, nem são tangíveis.
Apesar disso, essa percepção muda de acordo com cada consumidor. Por isso, para que consiga precificar o seu produto ou serviço, é ideal fazer uma pesquisa de mercado, ou seja, analisar sua concorrência, praça, preço e promoção — aqui podemos contar com os 4Ps.
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O skimming é uma estratégia muito utilizada no mercado. Neste exemplo, um produto é colocado à venda com preço acima do que geralmente costuma ser vendido. Ao se popularizar, tem redução no preço e é muito aplicado em produtos eletrônicos e de tecnologia.
Aqui, a estratégia é posicionar a empresa no mercado e atrair um nicho que não seja tão influenciado. Assim, a empresa garante seus lucros iniciais mantendo a oferta bem posicionada.
Depois, pode diminuir o preço para conseguir alcançar outros nichos, pois aqui não é somente os custos que são recuperados, como produz uma imagem de qualidade na empresa.
Essa estratégia define o preço baixo que você vai iniciar no mercado para mostrar seu novo produto ou serviço aos clientes. Neste cenário, o objetivo é impulsionar as vendas, não só para o lucro, mas para o ganho do mercado.
Se você apresenta uma oferta mais barata, consequentemente atrai consumidores que desejam pagar menos por isso. Mas, é importante apresentar a qualidade e também avaliações daqueles que começarem a comprar com você para passar credibilidade aos novos consumidores da sua oferta. Futuramente, pode trabalhar o aumento do preço.
Dissemos anteriormente sobre a importância de você trabalhar o preço da sua concorrência. Nesse caso, você pode trabalhar o mesmo preço, porém, precisa mostrar a diferença entre o seu produto do concorrente.
Aqui não entra a característica, pois pode ser igual. Aqui diz respeito à qualidade do produto ou serviço oferecido.
Agora que entendeu como definir um preço estratégico para seu produto, que tal começar a estudar o mercado ao qual deseja estar inserido e analisar a sua concorrência? Foque em não só lucrar com as vendas, mas oferecer uma ampla qualidade e variedade ao seu consumidor.
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