Como gerar leads grátis: 5 dicas para criar sua lista de contatos

Gerar leads é um dos passos mais importantes em um negócio, independentemente do porte da empresa. Isso porque os leads são uma forma de você conversar com clientes em potencial — aqueles que são possíveis compradores do seu produto ou serviço. 

Falando nesse assunto, você já parou para pensar que é possível gerar leads grátis sem pagar nada? Sim, isso é possível! Mas, o que você precisa fazer para criar uma lista de pessoas interessadas no seu negócio sem ter que pagar nada por isso?

Neste artigo você vai aprender a como gerar leads gratuitos para a sua empresa com as 5 dicas que trouxemos para você. Boa leitura!

Qual a importância dos leads?

Como gerar leads grátis: 5 dicas para colocar contatos na sua lista

Lead se refere a qualquer pessoa interessada no seu negócio e, conforme os seus conteúdos, ela pode se tornar um cliente. Essa fase reflete naqueles que, mesmo que admirem o seu negócio, ainda não estão preparados para comprar de você

Gerar leads grátis é uma forma de trazer resultados para a sua empresa e não deve ser descartado. Através desses leads, você seu foco não será apenas em clientes dispostos a comprar de você, mas sim nos clientes que são frios. Dessa forma, as suas vendas podem ser maiores.

Os leads também ajudam a criar valorização na sua marca, justamente porque é criado um relacionamento e valor com os possíveis clientes, fazendo com que os preços do seu negócio estejam mais elevados e sustentáveis. 

5 dicas para gerar leads grátis em seu empreendimento


Agora que você está ciente da importância dos leads para a sua empresa, confira as 5 dicas para gerar leads grátis na sua lista de contatos.

1- Faça uso de ferramentas gratuitas


Para criar uma lista de contatos com possíveis compradores, você deve utilizar ferramentas gratuitas. Dessa forma, a lista auxilia tanto na captação quanto na gestão desses leads, e assim, sua lista vai evoluindo.

Contudo, a contratação dessas ferramentas é um dos maiores desafios para empresas que estão começando. Isto é, como se trata de um início, o investimento pode ser pouco. Portanto, todo o investimento precisa ser bem analisado. 

Embora seja um desafio, temos uma boa notícia para você: é possível utilizar essas ferramentas, como, por exemplo:

Criação e design: ferramentas apropriadas para criar elementos que auxiliam a gerar leads grátis para seu negócio. O Canva e o Design Wizard são algumas ferramentas que você pode escolher.

Comunicadores instantâneos: permitem que você converse em tempo real com as pessoas, os mais conhecidos são o WhatsApp e o Telegram. Com eles, é possível montar grupos ou listas para enviar conteúdos e informações do seu negócio.

Ferramentas de e-mail marketing com planos gratuitos: você pode optar por alguns como SendinBlue; Leadlovers; Nitronews, dentre outras.

TypeForm: permite ser usado da mesma forma que os formulários do Google;

Criadores de landing pages gratuitos: como o Launchrock e VilleTarget para criar páginas de captura;

Ferramentas de chat e robôs: scripts que podem ser instalados na plataforma do seu site de forma gratuita, como o JivoChat, ou robôs para sua página no Facebook, conhecida como Manychat.

2- Invista em produção de conteúdo

Empresária feliz anotando pautas dos conteúdos que serão gerados em suas redes sociais

Criar conteúdo com o marketing para o seu negócio é fundamental. Isso porque o marketing ajuda a empresa na captação de novos clientes com base nas informações coletadas.

Após ter gerado o conteúdo para o seu blog, rede social ou mesmo para o site da empresa e isso gerou conversão do lead para um deles, as pessoas captadas entrarão para a sua lista de contatos.

Por exemplo, se o lead se cadastra para receber novidades ou mesmo um e-book divulgado por você, consequentemente ele fará parte da sua lista de contatos. Logo, receberá todas as informações sobre o seu negócio.

Criar um blog e inserir conteúdos com otimização de SEO também é um fator importante para investir nos seus leads. Com o tráfego orgânico, é possível aparecer nos resultados do Google e gerar leads grátis para a sua empresa.

3- Crie as suas oportunidades para taxas de conversão


Oferecer conteúdo de qualidade ao seu público pode ser um fator crucial para gerar leads grátis. As pessoas precisam saber que a sua empresa oferece algum benefício caso elas se cadastrem.

Um exemplo disso é você oferecer desconto caso o lead se cadastre e faça a primeira compra em seu site. É mais importante ainda você gerar essa conversão para as suas redes sociais, apostando em promoções e novidades do seu negócio.

Você pode começar a criar a sua lista de contatos incluindo chamadas atrativas, como o CTA. Esse mecanismo, quando bem qualificado, faz com que o lead se torne em um cliente em potencial. 

4- Ofereça materiais gratuitos


Como dado em exemplo, fornecer materiais gratuitos para as pessoas também é uma forma de gerar leads grátis para o seu negócio. Se você faz conteúdo sobre planos de saúde, por exemplo, ofereça um e-book sobre como se tornar um corretor de saúde, com as informações essenciais que essa pessoa precisa saber.

Fornecer algum serviço ou produto gratuito sobre o seu negócio é uma forma de atrair possíveis clientes, pois eles visam a valorização que você proporciona a eles, e quem é que não gosta de um serviço ou produto gratuito, não é mesmo?

5- Utilize o networking


Toda e qualquer empresa deve aderir ao networking porque ele faz parte para o crescimento do negócio. Não basta apenas esperar pela conversão de leads pela internet, o seu marketing presencial também deve ser feito.

Já ouviu falar em marketing boca a boca? Pois é, em alguns casos ele ainda é muito funcional, porque de certa forma, você consegue criar um relacionamento com o seu possível cliente. Fornecendo as informações principais que ele precisa saber.

Outro fator que pode ser feito também é fazer o seu networking em redes sociais, como em grupos. Por lá, você pode falar sobre o seu negócio, utilizando também o CTA para gerar leads grátis para a sua empresa.

Embora pareça ser trabalhoso, no final tudo vale a pena. A sua lista pode ser criada de uma forma ou outra, ou mesmo gerando tráfego orgânico, você também pode trabalhar com esse networking presencial para continuar expandindo a sua lista de contatos.

Conclusão


Viu como é possível gerar leads grátis? Você pode começar hoje mesmo a criar a sua lista de contatos e enviar informações sobre o seu negócio.

Mas, não esqueça de fazer os passos corretos e escolher a melhor ferramenta gratuita para a sua empresa. Assim, você pode atrair possíveis compradores, além de criar estratégias para conversão através do CTA. 

Se você buscar informações corretas e fazer da forma planejada, em pouco tempo, você possuirá seus leads em potencial e seu negócio pode ter uma grande evolução. Portanto, não meça esforços e crie já a sua lista de contatos. 

Se você é corretor de plano de saúde, aproveite para saber Como Criar um link para Whatsapp e Aumentar suas Vendas de Planos de Saúde.

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Amanda Siqueira

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