Você trata o Marketing como função ou conceito?

Você já parou para pensar de que forma você trata o marketing, se é como função ou conceito?

O Marketing é o processo de obter potenciais clientes ou clientes interessados ​​em seus produtos e serviços. A palavra-chave nesta definição é ” processo “. Marketing envolve pesquisar, promover, vender e distribuir seus produtos ou serviços.

Esta disciplina centra-se no estudo do mercado e do comportamento do consumidor e analisa a gestão comercial das empresas para atrair, adquirir e reter clientes, satisfazendo os seus desejos e necessidades e incutindo fidelidade à marca.

Definição de Marketing

Você trata o Marketing como função ou conceito?
Pessoas reunidas

A definição de marketing é a ação ou negócio de promover e vender produtos ou serviços, incluindo pesquisa de mercado e publicidade. Hoje, o marketing é algo que toda empresa e organização deve implementar em sua estratégia de crescimento . Muitas empresas utilizam técnicas de marketing para atingir seus objetivos sem nem perceber, pois trabalham para se promover e aumentar as vendas de seu produto ou serviço. Nos dias de hoje, o marketing é um dos aspectos-chave das empresas.

As pessoas muitas vezes não sabem exatamente o que é marketing e, quando perguntadas, definem como venda ou publicidade. Embora essas respostas não estejam erradas, elas são apenas uma parte do marketing.

Existem muitos outros aspectos do marketing, como distribuição de produtos, promoção, design e criação de materiais como páginas de destino e conteúdo de mídia social, melhoria da experiência do cliente, pesquisa de mercado, estabelecimento de segmentos de mercado e muito mais.

O marketing é muito amplo e engloba todas as estratégias que ajudam uma empresa, marca ou indivíduo a atingir seus objetivos.

Os 4 Ps do Marketing


Segundo EJ McCarthy, os 4 Ps do Marketing são uma fórmula simples para identificar e trabalhar com os elementos essenciais da sua estratégia de marketing .

Produtos: Ter um produto é fundamental e é a raiz de todas as coisas de marketing . Um produto pode ser qualquer coisa que uma empresa oferece aos consumidores para satisfazer uma necessidade. A melhor coisa a fazer é decidir sobre seu produto ou serviço com base nas necessidades e motivações dos consumidores e como o produto beneficiaria o consumidor, e não nas características ou atributos físicos do objeto.

Lugar:  Os locais estratégicos de merchandising podem ser desde uma loja online até um canal de lojas físicas em várias cidades ou países. O objetivo da estratégia de distribuição é permitir que os potenciais clientes tenham fácil acesso aos seus produtos/serviços, bem como oferecer uma boa experiência em todo o processo de compra.  

Preço: A forma como você precifica seus produtos e serviços é uma parte extremamente importante da estratégia de marketing . Esse fator afeta outros fatores, como:

  • A margem que você espera obter.
  • A que mercado-alvo você deseja atrair e qual o poder de compra de seus consumidores? Você quer entrar no mercado de luxo ou no mercado de massa?
  • Os objetivos financeiros da empresa.
  • Como a concorrência precifica seus produtos e quais são os possíveis substitutos de produtos?
  • Tendências e modismos.
  • Aumentar o seu preço de forma a dar uma melhor percepção de qualidade.

Promoção:  Isso se refere a todo o marketing e comunicação que é feito para mostrar os benefícios do seu produto ou serviço dentro do mercado. É assim que você aumenta as vendas.

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O que o marketing faz pelo seu negócio?


O marketing pode ajudar seu negócio de inúmeras maneiras, mas vamos dar uma olhada em algumas das mais impactantes.

1. Aumentando o reconhecimento da marca


Isso é importante porque faz com que as pessoas conheçam sua marca e os produtos ou serviços que você oferece. Também o torna memorável para os clientes que podem começar a confiar em sua marca, tornar-se clientes fiéis e contar à rede sobre você.

2. Gerando Tráfego


Aumentar o número de visitantes do seu site significa obter leads mais qualificados (a pontuação de leads pode ajudar a determinar isso) e, por fim, aumentar suas vendas. Uma estratégia de marketing eficaz irá ajudá-lo nesse processo. 

3. Aumento da receita


Toda empresa que deseja aumentar suas vendas e marketing pode ajudar a atingir esse objetivo por meio de uma variedade de estratégias, como otimizar seu site e SEO, criar campanhas de e-mail, realizar testes A/B para identificar a melhor estratégia para você e muito mais.

4. Construindo confiança em sua marca


Criar um alto nível de confiança em sua marca leva à fidelidade do cliente e a compras repetidas. Isso não apenas aumenta a receita, mas também leva a ótimas críticas online e boca a boca, que ainda é um dos tipos mais eficazes de promoção.

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5. Acompanhando suas métricas


As métricas são incrivelmente úteis quando se trata de criar sua estratégia de marketing. Eles não apenas orientam a estratégia e ajudam a acompanhar seu progresso, mas também informam o que pode ser adaptado ou ajustado para otimizar continuamente suas campanhas. 

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Diferentes estratégias de marketing 

Você trata o Marketing como função ou conceito?
Pessoas no trabalho conversando

O marketing não é apenas uma estratégia única, mas sim uma combinação de muitas técnicas e táticas diferentes. Abaixo listamos algumas estratégias de marketing essenciais que você deve conhecer. Clique nos links vermelhos para saber mais sobre cada uma dessas estratégias. 

Plano de Marketing:  Descubra o que é um plano de marketing, por que você precisa criar um e as chaves para criar um plano forte. Sem um plano de marketing, uma empresa ou marca não consegue atingir seus objetivos.

Marketing Digital: O marketing digital é a disciplina de marketing  que se concentra no desenvolvimento de uma estratégia exclusivamente dentro do ambiente digital.

Marketing Direto: O marketing direto é um tipo de campanha baseada na comunicação direta, bidirecional, que busca desencadear um resultado de um público específico.

Email Marketing: O email marketing é uma das técnicas mais rentáveis ​​e eficazes em termos de retorno. Naturalmente, consiste em enviar e-mails para o seu público, mas certifique-se de definir bem seus segmentos para ser eficaz. 

Mobile Marketing: Mobile marketing é um conceito amplo que reúne todas as campanhas e ações de marketing focadas exclusivamente em plataformas e aplicativos móveis (ou seja, smartphones e tablets). 

Marketing Viral:  Fazer algo viralizar é o sonho de toda empresa. O Marketing Viral se espalha de uma pessoa para outra e é capaz de ir incrivelmente longe e incrivelmente rápido.

Marketing de desempenho: O marketing de desempenho é uma metodologia que aplica vários métodos e técnicas de marketing e garante aos anunciantes que eles só pagam pelos resultados alcançados. 

Inbound Marketing:  Essa metodologia foca na criação de conteúdo valioso para atrair tráfego qualificado na web  e trabalhar para a venda final.

Não se esqueça do passo mais importante – iniciar sua própria estratégia de marketing ! Se você deseja lançar (ou relançar) um produto ou serviço, ficaremos felizes em oferecer nossa experiência. Teremos o maior prazer em ser seu parceiro e ajudá-lo a atrair visitas, otimizar totalmente suas campanhas e obter o melhor ROI!

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