Como um Fluxograma de Vendas pode te fazer vender mais?

Muitas empresas lutam para desenvolver um processo de vendas produtivo, o que pode ser causado pela falta de compreensão de como deve ser o processo de vendas típico. É quando um fluxograma de vendas é útil.

Um fluxograma de vendas visualiza e garante que nenhuma etapa seja negligenciada durante o processo e permite que os gerentes de vendas acompanhem o progresso de sua equipe e identifiquem áreas de melhoria.

Neste artigo, vamos definir o que é um fluxograma de vendas para reforçar sua estratégia de vendas. Também daremos algumas dicas para equipes de vendas que estão fazendo fluxogramas pela primeira vez.

O que é um fluxograma de vendas?

Como um Fluxograma de Vendas pode te fazer vender mais?
Equipe conversando

Um fluxograma de vendas descreve as principais etapas envolvidas no processo de negócios, desde a geração de leads até a localização de leads qualificados. 

Ele pode ajudá-lo a identificar e isolar problemas em seu processo, além de melhorar a eficiência e reduzir o desperdício, como você pode ver neste exemplo de fluxograma do processo de vendas.

Ele também permite que você determine quando é hora de focar novamente em áreas de seu negócio ou produto que se tornaram menos importantes ao longo do tempo. 

Organizar e otimizar suas atividades de vendas começa com a criação de um fluxograma do processo de vendas. Você pode garantir que cada membro de sua equipe entenda sua posição e deveres descrevendo os processos específicos envolvidos em cada etapa da venda. 

Dessa forma, você pode trabalhar em conjunto com mais eficiência para fechar mais negócios.

Por que um fluxograma de vendas é importante?


Usar um fluxograma de vendas para impulsionar suas operações de vendas é uma ótima ideia. 

Você pode descobrir imediatamente áreas de melhoria e fazer ajustes que aumentarão seus resultados, descrevendo visualmente os processos em seu processo de vendas, como neste exemplo.

Um fluxograma de vendas pode ser uma ferramenta muito útil para as equipes de vendas. Não apenas aumenta a eficiência geral do seu processo de vendas, mas também pode ajudar a garantir que cada membro de sua equipe entenda sua posição nele.

Os fluxogramas também podem ajudar na comunicação entre os representantes de vendas e a gerência, descrevendo os procedimentos específicos necessários para executar uma venda. 

Um fluxograma do processo de vendas, como o modelo abaixo, será uma ferramenta muito útil para aumentar a eficiência e a eficácia das vendas se for construído adequadamente.

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5 passos para criar um fluxograma do processo de vendas


Você pode descobrir possibilidades de melhorar seus resultados estudando as várias etapas do processo de vendas. A maneira mais fácil de fazer um fluxograma é primeiro definir suas metas de vendas e, em seguida, mapear as ações individuais necessárias para atingir essas metas.  

Um fluxograma de processo de vendas pode ser criado usando uma variedade de software de fluxograma ou ferramentas online. 

Existem também vários modelos de fluxogramas de processos de vendas na internet para ajudá-lo a otimizar seus processos de vendas. No entanto, é fundamental construir um fluxograma em branco de uma forma que seja mais benéfica para sua empresa. 

Abaixo estão listadas algumas dicas para criar um fluxograma de processo eficiente:

  • Reduza ao máximo o número de etapas do processo. Concentre-se nas principais etapas que o ajudarão a alcançar seus objetivos de vendas.
  • Criar vários fluxogramas para diferentes produtos ou serviços não é uma boa ideia. Embora os processos de vendas variem de acordo com o setor, eles devem ser bastante consistentes em cada vertical.
  • Determine a linha entre as atividades de vendas individuais e os relacionamentos com os clientes. Considere incluir listas de verificação que descrevem como as equipes de vendas podem acompanhar os clientes após a conclusão do negócio.
  • Use as métricas de vendas para acompanhar o sucesso do seu processo de vendas ao longo do tempo e identificar as etapas de vendas mais eficazes. Você pode se concentrar em simplificar essas áreas depois de saber onde a equipe de vendas passa a maior parte do tempo.
  • Inclua uma seção para gerentes de vendas e outras partes interessadas que possam precisar de mais informações sobre determinados procedimentos de vendas. Quando se trata de concluir acordos de forma rápida e eficaz, isso garantirá que todos estejam operando com as mesmas informações.

Quando você conseguir identificar oportunidades de crescimento e aumentar a eficiência das vendas, os diagramas se tornarão um recurso útil para sua empresa. 

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Erros comuns ao criar um fluxograma do ciclo de vendas


O fluxograma do processo de vendas deve ser adaptado aos seus objetivos de vendas. Quando um fluxograma do processo de vendas é usado incorretamente, pode ter um impacto negativo nos departamentos de vendas. 

A seguir estão algumas armadilhas frequentes a serem evitadas ao criar fluxogramas do processo de vendas:

  • Colocando ênfase em ferramentas em vez de metas de vendas.  Se você não souber por que está esboçando o processo de vendas, será inútil.
  • Criar processos de vendas desnecessariamente complexos que são difíceis de compreender e seguir.  Concentre-se em etapas acionáveis ​​no ciclo de vendas que ajudam na venda de produtos. Não complique demais as coisas incluindo processos que não ajudam a fechar mais negócios.
  • Usando imagens excessivamente complicadas.  Conheça seu público. Certifique-se de estar empregando componentes de design que os vendedores possam entender facilmente.
  • Usando um fluxograma para metas de vendas fora do desenvolvimento de vendas.  Nenhum diagrama ajudará sua equipe de vendas a atingir seus objetivos se o processo não estiver focado no objetivo final – levar os clientes em potencial ao próximo estágio. Não preencha seu fluxograma com etapas que têm pouco a ver com vendas.

As dicas no fluxograma abaixo sobre como escrever uma cópia de vendas também podem ser aplicadas ao criar um diagrama de processo de vendas.

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