Se você está se perguntando como vender muito mais pelo Instagram, considere o seguinte: mais de 130 milhões de usuários tocam nas postagens do Instagram Shopping todos os meses.
O Instagram Shopping é um recurso que permite que as marcas vendam produtos diretamente para os 1 bilhão de usuários globais da plataforma. Após seu lançamento em março de 2017, o Instagram disse que queria “criar algo que fosse menos transacional e mais imersivo” e que fizesse “compras móveis parecerem como fazer compras”.
Mais recentemente, o Instagram adicionou um recurso de checkout para que seus usuários possam comprar produtos sem sair do aplicativo.O Instagram Shopping é uma ferramenta valiosa para as marcas porque ajuda os consumidores a descobrir novos produtos. Os dados do Facebook, pai do Instagram, confirmam isso: uma pesquisa descobriu que 81% dos consumidores usam o Instagram para pesquisar produtos e serviços.
Aqui estão 7 dicas de como as marcas podem aproveitar ao máximo sua presença com a venda no Instagram:
Poste Regularmente
O próprio Instagram recomenda a criação de postagens em uma programação recorrente para que os usuários se acostumem a olhar seus produtos regularmente. Sellfy concorda que a consistência é a chave para ser notado no Instagram.
Descubra a estética da sua marca no Instagram
Assim como sua marca tem certos atributos offline, você deve garantir que seu feed do Instagram tenha uma aparência complementar. A estética do Instagram deve ser consistente com ativos como seu site, anúncios e embalagens.
Isso significa investir algum tempo para descobrir a estética certa para garantir uma experiência coesa para os usuários. Isso inclui esquema de cores, filtros, fontes e até voz da marca para legendas.
Use URLs em sua biografia – e mude de acordo
Sua biografia do Instagram é o único lugar onde você pode incluir um link, o que você deve fazer para se conectar com novos clientes e incentivá-los a visitar seu site.
Mas não use apenas o mesmo link antigo. Sempre que você tiver uma nova postagem com um produto que gostaria de promover, certifique-se de que o site na biografia corresponda a ela. Os seguidores nem sempre procuram o link correto manualmente, por isso é uma boa ideia certificar-se de sempre atualizá-lo.
Publique Boas Imagens
Parece óbvio, mas é bom lembrar que o Instagram é uma plataforma visual e, portanto, “visuais impressionantes”, têm maior probabilidade de se destacar no mar de imagens que os usuários estão percorrendo.
Isso significa não apenas tirar fotos de qualidade e fazer upload de fotos e vídeos que atendam às especificações corretas, mas também buscar constantemente novas fontes de inspiração – e até mesmo pesquisar tendências fotográficas.
Leia também: Como controlar seu SLA em vendas?
Criar tutoriais
Outra dica para vender no Instagram é criar tutoriais para demonstrar como o consumidor pode usar seus produtos. Isso ajuda a mostrar os produtos em ação – e os relatórios dizem que eles são o tipo de conteúdo de vídeo mais popular no Instagram.
Incorpore as hashtags certas
As hashtags são outra maneira de as marcas ajudarem os clientes a descobrir produtos rapidamente no Instagram. Use um gerador de hashtag para encontrar exemplos relevantes, bem como criar sua própria hashtag de marca. Eles também podem ajudá-lo a acessar a página Explorar, que possui uma guia especial Comprar e é visitada por mais de 50% dos usuários do Instagram a cada mês.
O Instagram limita você a 30 hashtags por postagem, mas mesmo isso provavelmente é um exagero. Você não quer que sua legenda pareça um pedaço indecifrável de texto sem fim. Em vez disso, a empresa de gerenciamento de mídia social Buffer descobriu que a interação é maior em postagens com 11 hashtags, então esse é um bom número a ser almejado.
Use o conteúdo gerado pelo usuário
Uma das formas mais autênticas de conteúdo vem dos próprios usuários: conteúdo gerado pelo usuário (UGC). Além disso, a geração do milênio confia mais no UGC do que em outros tipos de conteúdo, por isso é um formato ideal para postagens que podem ser compradas.
No entanto, certifique-se sempre de pedir permissão aos usuários antes de compartilhar suas fotos e vídeos de seus produtos. A etiqueta do Instagram determina que você envie um DM com um pedido cordial perguntando ao criador se sua marca pode repassar o trabalho deles.
Leia mais: Downsell: Venda mais!
Agora você está pronto para vender no Instagram
O Instagram é uma plataforma visual onde os consumidores buscam se inspirar. Como resultado, a melhor jogada de uma marca é se concentrar na criação de conteúdo envolvente que os usuários não podem deixar de notar enquanto percorrem seus feeds.
Mas, a melhor maneira de capitalizar a venda no Instagram é explorar outras plataformas sociais também. Ao promover ofertas em outros canais como Facebook ou Pinterest, você pode aproveitar o poder do marketing omnichannel para aumentar o reconhecimento, reforçar os valores da marca e, é claro, impulsionar as vendas.
Divulgue a conscientização em sua página do Facebook e perfil do Twitter, incluindo listas de e-mail. Deixe seus seguidores saberem o que está acontecendo. Isso não apenas aumentará as vendas, mas também o fortalecerá como uma marca confiável e poderosa.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas.