Como vender passivamente?

A forma como se conquista um cliente define os rumos de uma estratégia comercial, tornando-a satisfatória ou não. Por isso, entender a melhor forma de angariar clientes de forma lucrativa é fundamental.

As vendas passivas permitem ao consultor de planos de saúde obter ganhos sem ativamente atrair clientes.

É o tipo de estratégia frequentemente utilizada quando se trata de produtos já conhecidos pelos consumidores, um produto que se vende sozinho.

Durante as vendas passivas, se trabalha para os clientes que já sabem do que precisam.

Vendas passivas: a venda de bens e serviços sem ações ativas do vendedor ou fabricante

Elas permitem que o comprador se familiarize com os produtos e faça uma escolha. Nesta situação, o próprio cliente se comunica com a empresa de interesse no momento em que desejar.

Isso acontece independentemente da fonte de informação sobre o produto. Pode ser o boca a boca, publicidade, Internet ou resenhas de produtos.

Alguns exemplo em que este método é usado ativamente são lojas de conveniências, supermercados e lojas on-line.

Os lucros das vendas passivas para clientes

O cliente realiza suas ações em um momento conveniente e a um bom ritmo. Não há uma pressão da empresa vendedora.

A maioria dos clientes são pessoas que já estão interessadas nos produtos, eles se põem em contato com os gerentes da empresa, apenas para tirar a informação de interesse.

As desvantagens das vendas passivas

Acredita-se que este ponto é difícil de prever e quase incontrolável. Na venda passiva, os vendedores trabalham exclusivamente com “clientes fiéis”, sem desenvolver uma base de novos clientes.

Os funcionários da empresa não podem influenciar em seu cliente. Além disso, se o departamento de marketing funciona mal na promoção do produto, as vendas passivas não acontecerão. Portanto, seu objetivo principal deve ser manter os clientes atuais e os de entrada.

Especificidade das vendas passivas

Frequentemente, este tipo de comercialização de produtos é utilizado por empresas que disponibilizam recursos para investir em publicidade.

Hoje em dia, muitos empresários tendem a isso, mas para chegar lá, é preciso conhecer os detalhes específicos de seu comprador, antecipar seus desejos, encontrar um foco e manter o cliente.

Do ponto de vista psicológico, as vendas passivas funcionam bem, porque o cliente se sente mais confiante e assim se permite tomar uma decisão sem a pressão de um vendedor.

Portanto, este modelo é bem sucedido, quando se leva em conta as necessidades do cliente. Para isso, são utilizados métodos e tecnologias especiais.

Por exemplo, a localização é fundamental. Se a sua localização é conveniente, a popularidade do produto também será, bem como as promoções correntes.

Se até 15% dos novos clientes de um corretor estão chegando “quentes”, ou seja, chegaram sem o esforço do departamento de vendas, neste caso, podemos dizer que a política de marketing da empresa foi construída corretamente.

Veja tambémCorretor: 8 indicadores de performance que você precisa conhecer

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page