Quer ser um vendedor de plano de saúde? Leia esse artigo antes

A carreira de vendedor de plano de saúde é ideal para quem ama vendas e desafios. Diariamente, você terá que atender clientes de diferentes perfis e convencê-los a contratar um plano. O faturamento do final do mês, também é atrativo, mas exige dedicação de cada profissional. 

Mas, para ser um vendedor bem-sucedido é preciso superar os desafios da profissão. Assim, antes de decidir começar ou não nessa carreira, leia nosso artigo sobre as adversidades de ser um corretor. 

No final do artigo, você irá encontrar uma nova forma de vender plano de saúde. Saiba mais: 

 

1 – Venda de plano de saúde é lenta … no início 

O início da carreira de vendedor de plano de saúde é dura. Isso acontece porque, assim como em outros cargos, as vendas são baixas nos primeiros meses. Nessa fase, você ainda precisa prospectar novos clientes, aprender sobre os planos e demais fatores do mercado. 

Mas, essa realidade pode ser passageira quando você utiliza as estratégias de prospecção corretas. O recomendado é evitar perder tempo com reuniões e panfletagens, por exemplo, e focar em ações práticas como a compra de leads de planos de saúde. 

Nesta última estratégia, você compra pacotes de indicações com os contatos de clientes que realmente desejam contratar um plano de saúde. Com esses dados em mãos, você pode ligar para eles no conforto da sua casa ou escritório. 

Como essas indicações são exclusivas é possível criar uma carteira de clientes. Assim, ainda nos primeiros meses, você consegue aumentar as vendas e ganhar espaço no mercado. 

 

2 – Muitas oportunidades para o corretor de plano de saúde

Se você está determinado a ser um um corretor de plano de saúde, aqui está um ponto positivo. É um mercado em expansão para quem procura uma fonte de renda. Atualmente, as principais operadoras de plano de saúde oferecem oportunidades para os corretores. 

As comissões também são atrativas, o que possibilita você ter uma boa renda em pouco tempo. Para aproveitar os benefícios que essa carreira oferece, opte por corretoras de planos de saúde de credibilidade e com uma variedade de planos, tanto para empresarial quanto para pessoa física. 

Além disso, é importante seguir nossas dicas e usar métodos de prospecção modernos e eficientes, como os leads de planos de saúde. Dessa maneira, suas chances de ter um faturamento alto aumentam e você pode vender planos com mais facilidade.

vendedor de plano de saude

3 – Esteja preparado para as rejeições 

Os primeiros meses de um vendedor de plano de saúde iniciante pode ser desanimadora. Os primeiros clientes que você entrar em contato podem dizer não ou usar objeções, que a primeira vista, parecem ser impossíveis de contornar. 

Isso acontece porque, alguns clientes ainda não percebem a importância de ter um plano de saúde e veem essa assistência como um custo alto, e não um investimento. Mas calma, isso não significa que é impossível fazer vendas nesse tipo de mercado. 

Outra dica de ouro para superar as objeções e ganhar um “sim” dos clientes é mostrar-se seguro durante toda a abordagem. Para tanto, busque estudar o máximo possível sobre o funcionamento do plano de saúde. Também fique por dentro das novidades da operadora e suas ofertas. 

 

4 – Instabilidade financeira 

Existem vendedores de plano de saúde, que apesar de trabalharem para uma corretora, não tem salário fixo. Isso significa que eles dependem das comissões para ter sua própria renda. Apesar de ser um grande atrativo para alguns corretores, isso ainda gera insegurança em outros. Principalmente, os iniciantes na área. 

No entanto, não existe tempo ruim, para aqueles corretores persistentes e que usam métodos modernos de prospecção. Esses podem obter altos ganhos financeiros em pouco tempo. Os valores das comissões variam de acordo com cada estado, operadora e outros fatores. 

O ideal, é claro, seria realizar excelentes vendas todos os meses. Porém, sabemos que além da sua força de vontade, existem outros fatores no mercado que não dependem de você e podem prejudicar seus resultados. 

Por isso, a melhor forma de lidar com essa instabilidade financeira é ter um bom controle financeiro pessoal. Se possível, nos primeiros meses, crie uma reserva para os meses com poucas vendas. Assim, você consegue se permanecer estável, mesmo diante das oscilações do mercado.vendedor de plano de saude

5 – Prepare-se para estudar muito

Engana-se quem acha que basta saber vender para ter sucesso no mercado. Ser vendedor de plano de saúde exige conhecimento sobre o plano, sobre legislação, marketing e muitos outros temas. Sem essa base, você será apenas mais um corretor no mercado. 

Mas a questão é: como se capacitar diante de uma rotina sem horário fixo, atendimentos e contratos? A solução é organizar melhor o seu dia através de uma rotina. Coloque como prioridade estudar as notícias e tendências do setor e da operadora. 

Esse tempinho pode ser antes de dormir, durante o almoço ou enquanto aguarda um atendimento com o cliente. Isso não é difícil, hoje em dia existem sites especializados sobre esses temas que diariamente publicam informações relevantes do mercado. 

Também é importante reservar alguns finais de semana para participar de eventos e capacitações. Esse é um dos melhores investimentos que você pode fazer para a sua carreira e conseguir ser bem-sucedido no mercado.

6 – É preciso ter muita organização e força de vontade 

Sim, vendedores de plano de saúde tem uma jornada de trabalho bem flexível. Apesar de parecer ser algo positivo, isso significa que eles têm horário para começar o trabalho, mas não para sair deles. Provavelmente, terão que sacrificar algum final de semana e feriado para atender os clientes. 

Isso é necessário, pois o seu desempenho nas vendas reflete diretamente nas vendas. Assim, comprometimento e disciplina são habilidades imprescindíveis para os corretores. Sobretudo, daqueles que trabalham de forma autônoma, mesmo que vinculado com uma corretora. 

Para se sair bem nesse aspecto, comece gerenciando o seu próprio trabalho e sua agenda. Ter um sistema de organização é a forma mais prática para gerenciar as informações dos seus clientes, atendimentos e outras rotinas diárias. Se a corretora que você trabalha tem um sistema, excelente, use-o. 

Outra opção é usar a plataforma da LeadMark. Com ela, você pode comprar leads em tempo real e ainda gerenciar os seus atendimentos de uma maneira simples, prática e eficaz. 

 

Acreditamos que a carreira de vendedor de plano de saúde está destinada para aqueles que amam vendas e que estão determinados a superar os desafios da profissão. Apesar dos obstáculos serem grandes, lembre-se que eles podem ser solucionados. 

Para tanto, só depende de você se esforçar e buscar métodos inovadores de contorná-los. Se você está começando nessa nova carreira, invista na compra de leads de planos de saúde. Com eles, as suas vendas serão mais altas e as chances de ter sucesso no mercado aumentam. 

Quer saber mais? Clique Aqui para conhecer melhor as leads exclusivas que vendemos na LeadMark. Também leia nosso artigo Prós e contras de se tornar um corretor de plano de saúde

 

 

 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page