Estratégia de Diferenciação: Vença a concorrência com essa estratégia!

Uma estratégia de diferenciação é uma estratégia de nível de negócios que tenta distinguir um produto ou serviço de outras ofertas similares ou competitivas. 

A diferenciação é a chave para o sucesso do marketing e a razão pela qual realmente conhecemos alguns produtos pelo nome de fabricação, e não pelo nome do produto em si. Pegue coisas como: fita adesiva, dirigíveis ou até mesmo Starbucks como exemplos. Manter uma vantagem competitiva significa diferenciar-se de seus concorrentes.

O que acontece sem uma estratégia de diferenciação? Nada — esse é o problema. Se não houver nada para diferenciá-lo de seu concorrente, seu produto não será escolhido em detrimento de outro, a menos que reduza significativamente o custo. Mesmo assim, sem uma confiança significativa do cliente na capacidade de seu produto de fazer o que diz que pode fazer, eles ainda podem optar por uma marca que conhecem.

Veja alguns exemplos: ao viajar para o exterior, os americanos geralmente optam por um Starbucks ou um Dunkin Donuts em vez de uma marca local. Por quê? Se é cafeína que eles estão procurando, eles sabem o que esperar de uma marca que eles reconhecem.

O mesmo pode ser dito para McDonalds, H&M e toda uma série de outras marcas. Assim como a estratégia de diferenciação da Starbucks, esses nomes são confiáveis ​​e aprovados pelas famílias. Se houver alguma dúvida sobre que tipo de produto eles podem obter, o consumidor geralmente vai para o testado e comprovado.

Então, como você vence? Faça a sua marca, o experimentado e verdadeiro! Você não precisa ter a maior oferta de produtos, a maior presença global ou estar no mercado há muitos anos para criar uma marca sólida. As empresas diferenciam-se diariamente, escolhendo a estratégia de diferenciação adequada para que se destaquem na multidão.

Escolhendo sua estratégia

Diferenciação: Vença a concorrência com essa estratégia!
Diferenciação

Você quer ter certeza de que tem uma diferenciação focada. Isso não precisa quebrar o banco – na verdade, a melhor maneira de diferenciar é por meio de uma estratégia de baixo custo.

Para desenvolver uma estratégia de ação, é importante primeiro entender a posição estratégica da sua empresa no mercado. As perguntas que você precisa responder são coisas como:

  • Como os clientes veem sua oferta de produtos ou serviços quando estão alinhados com seus concorrentes?
  • Quanto os clientes confiam na sua marca?
  • Qual é a sua principal mensagem de marketing?
  • Qual é o seu valor único?
  • Existe um valor agregado que sua empresa ou produto tem que seus concorrentes não têm?

Saber exatamente como você está posicionado no mercado informará a ação estratégica que você precisará tomar. Construir uma marca simples, clara e reconhecível faz maravilhas pela diferenciação. 

Com demasiada frequência, os clientes vêm até nós com uma ideia apaixonada de sua missão, mas a entrega é muito complexa para o cliente. As mensagens são essenciais ao explicar a um cliente por que ele deve escolher você em vez de um concorrente, portanto: mantenha as coisas simples. Mantenha-o claro. Mantenha-o conciso. Mantenha-o reconhecível.

O que é estratégia de diferenciação focada?


Uma tática de diferenciação é desenvolver o que é chamado de “estratégia de diferenciação focada”. Esta é uma abordagem em que uma empresa visa superar seus concorrentes, oferecendo um produto que é visto pelos consumidores como de maior qualidade/calibre do que seus rivais, mesmo que o preço seja mais alto.

Você já se sentou entre dois corredores de uma loja se perguntando por que um produto é mais caro do que um produto aparentemente idêntico? Este é um método bem versado de diferenciação focada. Como consumidor, é difícil não acreditar que um produto é superior a outro quando o preço literalmente nos diz que um é muito mais valioso.

Esse tipo de estratégia restringe seu mercado, pois nem todos podem comprar um produto mais caro, mas ganham mais em receita por produto do que seus concorrentes. Essa pode ser uma estratégia eficaz para uma pequena empresa que tenta se inclinar para um nicho, como a sustentabilidade.

As armadilhas de uma estratégia de diferenciação incluem mudar a abordagem, não refinar a mensagem e não criar uma marca simples e cativante. A diferenciação é direta quando você pensa sobre isso: comprometa-se com sua marca, sua mensagem, sua abordagem.

Se você está procurando um exemplo, não procure mais, a estratégia de diferenciação da Apple. Eles superam significativamente seus concorrentes, criando uma marca e uma estratégia que faz com que os consumidores pensem que precisam dos produtos da Apple porque são superiores. Não são, aliás.

O que é estratégia de diferenciação ampla


Uma estratégia de diferenciação funciona melhor quando uma empresa sabe quem é seu público. Assim como a estratégia de diferenciação focada acima, uma ampla estratégia de diferenciação também é responsável por seu público. 

Assim como seu nome, há uma característica principal de uma ampla estratégia de diferenciação: atrair uma grande amostra do público consumidor. Estratégias amplas de diferenciação não aumentam o preço acima de seus concorrentes porque querem que o produto seja amplamente acessível.

O que eles vão fazer, no entanto, é tentar se conectar com esse público amplo de uma maneira significativa. Isso significa criar um apelo de todo o setor para um grande grupo de pessoas. Uma empresa que faz isso bem, é a Amazon.

A estratégia de diferenciação da Amazon visa dar escolha a seus clientes. Eles oferecem um mercado de segurança e conforto de casa que permite que seus muitos clientes escolham por si mesmos

Observe que, quando a Amazon lança seus produtos sob medida da marca Amazon, eles estão entre as muitas ofertas de produtos competitivos. Eles também têm um selo de aprovação e geralmente são imitações completas dos produtos mais vendidos em cada categoria de produto. A Amazon não está indo para um nicho, eles estão indo para um amplo.

O que é estratégia de diferenciação de produtos?

Diferenciação: Vença a concorrência com essa estratégia!
Peixes em formato de desenho

A estratégia de diferenciação do produto é exatamente o que parece. É criar uma razão significativa pela qual seu produto é melhor que a concorrência.

Aqui está um exemplo: qual das seguintes afirmações não é uma das decisões da estratégia de diferenciação?

Nosso produto atrai muitos consumidores diferentes

Nosso produto pode falar por si mesmo – não precisamos nos diferenciar porque já é único

Responda? B. Há tantas ofertas no mercado agora, que há muito pouca chance de sua empresa oferecer um produto completamente único. 

Essa abordagem é, na verdade, um exemplo de uma das formas imperfeitas de buscar uma estratégia de diferenciação. Parte da construção de uma estratégia de diferenciação sólida é fazê-los pensar que seu produto é o único produto que oferece o que eles precisam, mas não se engane. 

O marketing é essencial aqui – você precisará dizer aos consumidores por que seu produto é único, porque ele não falará por si mesmo, especialmente com seus concorrentes tentando dizer aos consumidores por que seus produtos são melhores que os seus.

Como criar uma estratégia de diferenciação eficaz?


Como nos aprofundamos acima, criar uma estratégia de diferenciação eficaz é, na verdade, bastante simples. Lembre-se que, para isso, você precisa:

Pesquise a competição (somente amostra)

  • Refine suas mensagens – deixe-as claras e concisas!
  • Formule (e, em alguns casos, estabeleça) sua marca – mantenha-a simples e reconhecível!
  • Discuta suas opções para se diferenciar de seus concorrentes
  • Atenha-se à sua estratégia!

Descubra como seus concorrentes estão vendendo seus produtos e descubra como você pode dizer a seus clientes o que você faz melhor. Este é o nosso pão com manteiga e, se você precisar de orientação, entre em contato conosco. Teremos todo o gosto em apoiar a sua organização no desenvolvimento da sua estratégia de diferenciação.

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