Dor na parte inferior da barriga durante a gravidez: o que pode ser?

Embora a dor abdominal inferior seja uma preocupação para as gestantes, geralmente não indica condições graves, pois está relacionada principalmente às mudanças corporais que se adaptam ao bebê em desenvolvimento, principalmente se a dor ocorrer pela primeira vez no início da gravidez.

Por outro lado, se a dor abdominal inferior durante a gravidez for intensa e acompanhada de outros sintomas, como perda de fluido vaginal, febre, calafrios e dor de cabeça, pode ser sinal de uma condição mais grave. A mulher deve ir ao hospital o mais rápido possível para ser diagnosticada e tratada. 

Por isso é importante que a mulher faça o pré-natal e faça os exames necessários para cada fase da gravidez, pois assim o médico pode identificar a causa da dor no pé da barriga e determinar o tratamento mais adequado para a situação.

Desenvolvimento da gravidez

A dor na parte inferior do abdômen é uma condição muito comum durante a gravidez e deve-se principalmente à expansão do útero e ao movimento dos órgãos abdominais para acomodar o bebê em desenvolvimento. Por isso, é comum a mulher sentir desconforto no pé da barriga e uma dor leve e transitória à medida que o bebê cresce. 

O que fazer: Como a dor abdominal é considerada normal e faz parte do processo de desenvolvimento da gravidez, nenhum tratamento é necessário. De qualquer forma, é importante que a mulher visite o médico regularmente para que a gravidez possa ser monitorada.

Está sentindo algum sintoma ou deseja ter uma gravidez tranquila? Converse com um especialista para garantir a sua saúde e a do bebê.

Contrações 

As contrações do segundo trimestre, chamadas de contrações de exercício ou contrações de Braxton Hicks, também podem causar dores abdominais inferiores que são mais leves e duram até 60 segundos. 

O que fazer: Essas contrações não são graves e geralmente desaparecem em pouco tempo simplesmente mudando de posição e não são motivo de preocupação. No entanto, se se tornarem mais frequentes, é recomendável consultar um médico para avaliar o como anda a gravidez.

Gravidez ectópica 

A gravidez ectópica também é  uma condição que pode causar dor abdominal durante a gravidez e se caracteriza pela implantação de um embrião fora do útero, geralmente nas trompas de falópio, também conhecidas como trompas uterinas. Além da dor no baixo ventre, que pode ser bastante intensa, pode haver  outros sintomas e uma pequena perda de sangue pela vagina. 

O que fazer: Para avaliar e diagnosticar uma gravidez ectópica, é importante que a mulher consulte um ginecologista-obstetra para iniciar o tratamento mais adequado, que depende do local de implantação do embrião e do período de gestação. 

A gravidez ectópica é geralmente tratada com  medicamentos que interrompem a gravidez porque podem apresentar risco para a mulher ou removendo o embrião e reconstruindo a trompa de Falópio.

Aborto espontâneo 

Quando a dor abdominal inferior está associada ao aborto espontâneo, a dor geralmente ocorre no primeiro trimestre da gravidez, é bastante intensa e é acompanhada por outros sinais e sintomas típicos, como febre, perda de fluido vaginal, sangramento e dor de cabeça constante. 

O que fazer: Neste caso, é muito importante que a mulher vá ao hospital para verificar os batimentos cardíacos do bebê e determinar o tratamento mais adequado.

Quando procurar um médico?

Recomenda-se a visita a um ginecologista-obstetra se a dor abdominal for intensa, frequente ou acompanhada de outros sintomas como dor de cabeça, calafrios, febre, sangramento ou  coágulos na vagina. Isso porque esses sintomas costumam indicar alterações mais graves que devem ser investigadas e tratadas imediatamente para evitar complicações para a mãe ou para o bebê.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no InstagramFacebookYoutubePinterest LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page