O guia completo de como vender um plano de saúde

Saber como vender um plano de saúde é um verdadeiro desafio para os corretores que estão iniciando nessa área. Sobretudo para aqueles que ainda estão presos aos métodos convencionais de venda e não modernizaram a captação de clientes.

Isso reflete diretamente nos resultados que são alcançados pelos corretores, que dificilmente conseguem ser significativos. Felizmente, existem métodos eficazes que fazem com que a venda de plano de saúde seja mais simples e eficaz.

Desenvolvemos este Guia Completo para que você possa começar a alavancar as suas vendas e ficar bem posicionado no mercado. Continue lendo e saiba o que terá que fazer para ser um corretor de sucesso:

 

Escute bem o cliente

Vender exatamente o que o seu cliente deseja ou precisa, é o melhor caminho de como vender um plano de saúde, a questão é: como descobrir isso?

A resposta é simples, compreendendo bem quais são as reais necessidades dos clientes. Isso significa, entender que problemas eles desejam solucionar com a contratação do plano de saúde.

Por isso, no primeiro contato com o seu potencial cliente evite falar sobre as características do plano de saúde de imediato.

O ideal é que você direcione toda a sua atenção, para conhecer o seu cliente e por que ele deseja contratar o plano de saúde.

Em uma simples conversa, você pode ter a oportunidade de propor indicações e coberturas completas. Nesse caso, os dois lados ganham. Você por fechar uma negociação atrativa e o cliente por adquirir um serviço de qualidade.

como vender um plano de saúde

Torne-se um expert do plano de saúde

Para ter sucesso nas vendas de plano de saúde, o corretor deve se tornar um verdadeiro especialista no assunto. Isso porque um profissional bem atualizado, transmite credibilidade e confiança no momento da negociação com o cliente, o que resulta na realização de contratações.

Nesse sentido, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a compreender o mercado e as principais novidades que as corretoras estão lançando. Outra boa dica é estudar bem a cobertura dos planos e a rede credenciada que ele abrange, esses são temas que geram mais dúvidas nos clientes.

Você pode encontrar esse tipo de conteúdo atualizado em blogs e sites especializados para corretores de planos de saúde. Assim como se inscrever nos informativos eletrônicos das operadoras.

 

Invista em leads de plano de saúde

Outra forma comprovada de como vender um plano de saúde, é investindo em leads de plano de saúde.

Isso porque, através dessa estratégia você poderá comprar os contatos de potenciais clientes que realmente desejam contratar os serviços que você está vendendo.

Essa é uma excelente tática de prospectar os clientes certos e conquistar mais vendas. O melhor de tudo é que esse processo é 100% online, pois após comprar os leads você terá acesso a uma plataforma digital onde poderá gerenciar o seu contato com cada um deles.

Os corretores que investem em leads conseguem se tornar mais produtivos e desenvolver um diferencial competitivo diante da concorrência. Por essa razão, são os que mais se destacam nas vendas dos planos.

Ofereça as vantagens dos planos

Os clientes não esperam apenas que o corretor descreva as coberturas e valores dos planos, afinal hoje em dia eles podem descobrir essas informações por conta própria na internet.

Para conseguir se destacar, o vendedor precisa demonstrar a utilidade que o plano terá na vida do cliente.

Coloque em prática a nossa primeira dica e escute bem o seu cliente e compreenda quais são as necessidades dele. O ideal é que você demonstre com números, dados e casos reais de como o plano de saúde irá melhorar a vida do cliente.

Um exemplo disso, é que um cliente pode inicialmente desejar contratar um plano com cobertura básica para os seus funcionários.

No entanto, durante a conversa você pode descobrir que ele tem uma equipe de vendedores externos em vários estados.

Essa é a sua oportunidade de indicar um plano de saúde com cobertura mais ampla para viagens. Afinal, essa assistência irá protegê-los enquanto estiverem vendendo fora.

como vender um plano de saúde

Supere as expectativas do cliente

Conseguir superar as expectativas do cliente é outra dica infalível de como vender um plano de saúde. Um bom corretor sempre oferece algo a mais para o cliente, como uma forma de agregar valor ao serviço que ele acabou de contratar. Acredite não é tão difícil surpreender o seu cliente.

Para alcançar esse objetivo você pode tomar atitudes como oferecer descontos, formas de pagamento mais flexíveis e facilidades na contratação.

Além disso, não atrasar na entrega dos prazos, estar sempre disponível para esclarecer dúvidas e ser cordial são outras formas de encantar o seu cliente.

 

Eduque os seus clientes

É um fato, se o cliente não sentir segurança sobre o porquê devem contratar o plano de saúde dificilmente eles irão tomar essa decisão. Para driblar esse problema é necessário que você comece a educar os seus clientes sobre os benefícios do plano.

Você pode instruí-los por meio da criação de conteúdos informativos sobre as vantagens dos planos. Isso pode ser feito através de vídeos, imagens e textos esclarecedores sobre o serviço, algumas ideias são:

 

  • benefícios do plano de saúde;
  • processo de contratação;
  • coberturas oferecidas;
  • períodos de carência;
  • direitos e deveres;
  • formas de pagamento.

 

Esse conteúdo rico pode ser disponibilizado via e-mail, whatsapp e mídias sociais. Dessa forma, você estreita o seu relacionamento com os clientes e ainda demonstra que está preocupado com que ele consiga contratar o melhor plano de saúde para ele.

 

Como vender um plano de saúde nas mídias sociais

As mídias sociais têm revolucionado os métodos de vendas nos últimos anos, por isso precisa ser incluída nas formas de como vender um plano de saúde. Após ter contatado o seu lead, é recomendado que você estreite o seu relacionamento com eles através das redes sociais.

Busque adicioná-los nas suas redes sociais e interaja com eles sempre que possível. Uma boa dica é compartilhar os conteúdos relevantes nas redes sociais, assim eles poderão ficar sempre informados das novidades do plano de saúde.

Mas atenção! É preciso divulgar esses dados de maneira moderada para não incomodar os seus clientes.

 

Crie uma relação de confiança com o cliente

Os clientes preferem contratar planos de saúde com corretores de confiança e credibilidade no mercado. Para conquistar essa reputação é crucial que você construa um relacionamento sólido com os clientes.

Por isso, busque sempre entregar um valor a mais para o cliente e demonstre que está interessado na satisfação dele com o plano de saúde.  Vale a pena destacar que conquistar a confiança do cliente é o grande passo para que você possa realizar contratações lucrativas e ainda ser indicado para outras negociações no futuro.

 

Não existe segredo de como vender um plano de saúde, mas sim muita dedicação e persistência do corretor. Destaque-se no mercado e consiga realizar mais vendas colocando em prática as dicas que você aprendeu no nosso artigo.

Nós indicamos que você foque principalmente no investimento em leads de plano de saúde. Afinal eles serão a base de clientes que você poderá surpreender com um excelente atendimento e garantir mais negociações.

Quer saber mais? Então clique aqui para conhecer os nosso pacotes de leads e escolha aquele ideal para você. Para impulsionar ainda mais as suas vendas, continue no blog para descobrir no nosso artigo Vender plano de saúde da dinheiro: primeiros passos para trabalhar como corretor.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page