Hábitos saudáveis também exigem hábitos sustentáveis

Hábitos saudáveis também exigem hábitos sustentáveis
Pai e filho

Muitos brasileiros estão interessados ​​em uma vida de maior qualidade, mas, é importante saber que hábitos saudáveis também exigem hábitos sustentáveis

Muitos de vocês querem ajudar outras pessoas a aprender como criar um mundo mais verde e justo. Para ajudá-lo a fazer isso, elaboramos esta lista de dez ações de alto impacto para a justiça social e a sustentabilidade ambiental. 

Embora essas categorias não incluam todas as coisas que você pode fazer para ajudar a criar um futuro melhor,comece pelo pouco e faça a sua parte. Vamos lá?

Dicas para uma vida sustentável:

1. Economize água


De acordo com o IBGE, o consumo entre as famílias brasileiras diminuiu nos últimos quatro anos. Com as mudanças climáticas causando secas em todo o país e em todo o mundo, é fundamental economizar água sempre que possível. E embora a água potável no Brasil seja segura para a maioria das pessoas, o escoamento tóxico da agricultura, poluição industrial, combustíveis fósseis e infraestrutura degradada de tubos de chumbo colocaram milhares de comunidades em risco. Tome cuidado para não jogar produtos químicos no ralo de casa, para evitar poluir os lençóis freáticos locais e economizar água sempre que puder. 

2. Fique atóxico em casa


Você provavelmente já ouviu a estatística sobre o ar interno ser até dez vezes mais poluído do que o ar externo, devido aos produtos químicos tóxicos frequentemente encontrados em limpadores convencionais e outros produtos. Se você ainda não fez nada a respeito, faça deste o ano que começa.

Ao escolher produtos de limpeza, detergentes, fragrâncias, velas, produtos para o corpo e muito mais ecológicos e menos tóxicos , você mantém o ar interno mais limpo e torna sua casa mais saudável para você e sua família.

3. Esverdeie seu armário


Os brasileiros compram roupas demais, e isso está saturando os aterros sanitários. Além disso, roupas doadas muitas vezes acabam sendo enviadas para países em desenvolvimento, onde está sobrecarregando as economias locais. A receita para todo esse lixo? Se você quer viver de forma sustentável, compre menos e, quando comprar, compre roupas orgânicas e verdes que durem mais do que peças frágeis de “fast fashion” . 

4. Ecologize seu uso de energia 


Se você realmente aproveitar todas as oportunidades de aumentar a eficiência energética de sua casa e escritório, é possível reduzir sua conta de energia pela metade. 

5. Banco e investimento com responsabilidade


Seu dinheiro pode fazer bem ao mundo, se você colocá-lo nos lugares certos. Ao escolher contas bancárias e produtos de investimento socialmente responsáveis, suas finanças podem trabalhar para você, para as pessoas e para o planeta.  

6. Escolha “Boa comida” 


No Brasil, algumas pessoas usam o termo de “comida boa”  para se referirem a alimentos que são orgânicos (cultivados sem pesticidas sintéticos e fertilizantes que poluem o planeta), plantados e colhidos de maneira justa, de maneiras que não exploram os trabalhadores agrícolas e não são cruéis e desumano para os animais. O Brasil também utiliza a agricultura regenerativa. Essa agricultura cura o solo, por isso pode funcionar melhor como sumidouro de carbono. 

7. Construir verde


Edifícios novos e existentes têm um grande impacto no meio ambiente. Implementando recursos verdes e usando materiais renováveis ​​ou reciclados e recuperados, os proprietários de casas e edifícios podem viver de forma mais sustentável e reduzir significativamente o impacto de um edifício no meio ambiente e no clima. 

8. Reutilizar e reciclar


Reutilizar produtos em vez de comprá-los novos — se você encontrar maneiras inovadoras de usar coisas que já possui ou trocar, comprar ou trocar por itens de outra pessoa — ajuda a economizar energia, reduzir as emissões do aquecimento global e preservar os recursos preciosos da Terra. 

A escolha de produtos reutilizáveis ​​em vez de descartáveis ​​descartáveis ​​(água engarrafada) diminui o desperdício e também reduz a carga sobre os aterros. 

E, sempre que possível, recicle itens indesejados que não podem ser reutilizados para preservar recursos. 

9. Torne seu transporte mais ecológico


O transporte é uma das maiores fontes mundiais de poluição do aquecimento global. Caminhe, ande de bicicleta ou use o transporte público em vez de dirigir. Você reduzirá a poluição do ar e ajudará a reduzir as emissões que estão contribuindo para a crise climática. 

10. Viaje de forma sustentável


As viagens aéreas, em particular, contribuem para as mudanças climáticas, assim como todos os veículos nas estradas do mundo todo. Sempre que puder, caminhe, ande de bicicleta ou use o transporte público para reduzir a poluição do ar e as emissões do aquecimento global. E na hora de sair de férias, escolher hotéis de propriedade local, restaurantes orgânicos e empresas sustentáveis pode ajudar a minimizar o impacto de suas viagens.

Quando os brasileiros em todo o país realizam ações individuais, elas significam muitas mudanças. Agora que você entendeu que hábitos saudáveis também exigem hábitos sustentáveis, compartilhe esta lista de dicas de vida sustentável com seus amigos, familiares e redes sociais hoje!

Esperamos que essas dez sugestões de vida sustentável ilustrem como você pode viver uma vida mais verde e adotar hábitos ecologicamente corretos. 

Gostou do nosso artigo? Aproveite para acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas de saúde.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page