Corretor de plano de saude

Melhores práticas para gerenciar clientes de planos de saúde

Um processo de gerenciamento eficiente é um dos elementos mais importantes da administração de uma corretora de saúde. Isso pode resultar não apenas em clientes mais felizes com o serviço prestado, mas também em maiores receitas e horários de atendimento mais simples.

Nos últimos anos, devido à pandemia de Covid-19, os beneficiários começaram a mudar sua visão sobre os cuidados com a saúde. O agendamento digital de consultas agora se tornou a norma.

Muitos profissionais que trabalham na área da saúde, questionam-se como podemos melhorar a gestão dos clientes de convênios médicos agora que vivemos no “novo normal”?

Por isso, neste artigo vamos explicar as melhores práticas para gerenciar clientes de planos de saúde. Boa leitura!

5 melhores práticas para gerenciar seus clientes de planos de saúde

Corretores do plano de saúde

As primeiras impressões acontecem apenas uma vez, então faça valer a pena! Desde o primeiro atendimento, os beneficiários formam uma opinião sobre a sua corretora. Portanto, é sempre bom impressioná-los e cuidar deles para cuidar bem deles.

Causar uma boa primeira impressão é sempre importante, pois pode ajudar a conquistar a confiança do cliente à primeira vista. Além disso, criar um ambiente relaxante e calmo pode aliviar a ansiedade e reduzir o estresse, criando uma experiência mais positiva entre o corretor e o cliente durante o atendimento.

Mas, como dar essa primeira impressão tanto em estabelecimentos físicos quanto em canais digitais? A seguir, citarei 4 boas práticas que servirão de guia para um bom atendimento ao cliente.

1. Use o WhatsApp como canal principal

Uma das melhores práticas para gerenciar clientes de planos de saúde é usar o WhatsApp como seu canal principal de comunicação. Isso porque, a maior parte dos clientes, mesmo sendo eles da terceira idade, estão utilizando a plataforma.

Desta forma, você consegue se comunicar de forma efetiva com seus clientes e sanar dúvidas que podem surgir ao longo da parceria. 

2. Faça das integrações de um CRM

Um CRM ajuda as corretoras de saúde no gerenciamento dos processos de vendas dos planos para oferecer aos corretores ajuda imediata e precisa. Essa conexão é a base para funções suplementares, como encontrar consultas com médicos conhecidos e abordar questões de histórico médico que o representante não teria conhecimento de outra forma.

3. Seja honesto com seu horário de funcionamento

A sinceridade é sua melhor ferramenta para criar uma boa experiência com seus clientes. Portanto, é melhor ser claro ao lidar com eles. Diga-lhes abertamente seu horário comercial e use chatbots para agendar mensagens offline.

Ainda assim, é importante oferecer um chat de autoatendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, o usuário poderá gerenciar ações básicas, como dúvidas que podem ser sanadas com respostas prontas, sem a necessidade de um corretor para atendê-los.

Leia também: Como usar o marketing de conteúdo para clientes de planos de saúde

4. Aproveite ao máximo os dados que você tem

Analise os dados coletados dos clientes para identificar tendências e causas de cancelamento de um determinado plano. Para isso, você pode utilizar uma plataforma omnichannel que unifica todos os seus canais de atendimento e salva todo o histórico de conversas, independente de qual canal venha o atendimento.

Os dados gerados pelos bate-papos dos clientes são uma boa fonte para começar a rastrear histórico de atendimento, propostas e outras métricas importantes.

Além disso, esse tipo de plataforma de comunicação permite conhecer KPIs importantes sobre as taxas de conversão e rejeição, o que ajuda a determinar o momento ideal para enviar mensagens.

5. Automatize respostas a perguntas básicas

Os clientes nem sempre terão tempo suficiente para ter uma comunicação fluida com a equipe de atendimento. Portanto, um sistema avançado como um chatbot que inclua o uso de palavras-chave permitirá que eles enviem respostas automáticas.

Os usuários podem utilizar frases comuns nesse contexto, assim, facilita tanto o acesso à informação que precisam quanto a continuidade dos seus corretores em outros atendimentos.

Leia também: Estratégias para manter a motivação e a produtividade no mercado de planos de saúde

Conclusão

Na etapa para gerenciar seus clientes de planos de saúde, não há soluções únicas para todos. Portanto, sempre foque em pontos flexíveis o suficiente para se adaptar à abordagem única da corretora.

As melhores práticas para gerenciar clientes de planos de saúde mencionadas neste artigo podem ser um bom ponto de partida para o sua corretora de saúde no caminho para um bom gerenciamento de clientes de planos de saúde de forma eficiente e confiável.

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Amanda Siqueira

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