Se você trabalha na área de vendas possivelmente já ouviu falar sobre BANT. Essa metodologia possibilita qualificar o cliente através de quatro critérios fundamentais.
Mas afinal, o que de fato significa essas siglas e como podem ajudar você a construir uma boa relação com o seu cliente? É o que mostraremos neste artigo. Boa leitura!
BANT é um método que auxilia os vendedores a entender se um cliente em potencial é qualificado ou não. Seguindo este modelo, os profissionais conseguem priorizar a relação de negociações que vão gerar bons resultados no fechamento do negócio. Esses critérios são:
Essa metodologia foi construída em 1950, na IBM. Já que esse framework trouxe boas vantagens para a empresa de informática, passou a ser adotada por outras empresas de qualquer segmento do mercado.
Usar o BANT permite que os vendedores não percam tempo negociando em uma venda que não trará bons resultados para a empresa. Assim conseguem focar em clientes qualificados.
Se você pretende aplicar o BRANT na sua empresa é preciso que faça as perguntas certas. Por isso, nos próximos tópicos vamos explicar melhor sobre cada um desses estágios e mostrar algumas perguntas que podem ser feitas para te ajudar.
É comum na área de vendas que vendedores quando estão em fase de negociação, saber qual o orçamento disponível por esse potencial cliente. No entanto, essas perguntas precisam ser feitas com cautela sem que se soe indelicadas
Leia também: Venda mais com essas 12 técnicas de vendas!
A autoridade no BANT diz respeito à aquela pessoa que é tomadora de decisões dentro de uma empresa. Por isso, é fundamental que, antes de entrar em contato com o seu potencial cliente, que o conheça melhor fazendo pesquisas a respeito da sua função na organização.
Empresas que fazem vendas completas, por exemplo, diversos colaboradores podem estar envolvidos na contratação de um produto ou serviço. É possível investigar quem são os tomadores e influenciadores usando o LinkedIn para descobrir seus cargos e funções.
Os vendedores podem fazer perguntas como:
Esse estágio não pode ser deixado de lado porque se faz necessário para entender quais as verdadeiras necessidades do seu cliente em potencial e saber se o seu produto ou serviço atenderá suas expectativas.
Se você pular esta etapa e vender a solução para o potencial cliente e ele realmente não precisar do que você oferece, pode haver cancelamento de contrato, o que pode impactar diretamente no seu faturamento.
Portanto, é muito bom entender sobre a empresa do seu cliente e se o seu produto ou serviço pode de fato atendê-lo. Para isso, poderá fazer perguntas como:
Leia também: Cliente com muitas objeções: Como se preparar?
Entender a necessidade e urgência no atendimento ao seu potencial cliente é fundamental para que você priorize aqueles que as dores são maiores e que vão fechar o negócio mais rápido.
Com isso, no BANT você pode fazer as seguintes perguntas:
Como explicamos neste artigo, a metodologia foi implantada em 1950. De lá para cá, muitas empresas aderiram ao método e tiveram bons resultados em sua aplicação.
Isso se deu, pois, os negócios começaram a entender o timing dos seus clientes em potencial e não focar somente em fechar a venda, mas sim entender se esse cliente vai ou não permanecer em sua lista de clientes.
Muitos vendedores ficavam só nas vendas, trazendo prejuízos à empresa já que não focaram na boa construção de um relacionamento.
Portanto, se você busca estabilidade e um relacionamento duradouro com os potenciais clientes, a técnica BANT é uma ótima aliada para o seu negócio.
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