O Futuro dos Dados: como a privacidade impacta a geração de leads

Muitas empresas se preocupam com o futuro dos dados e qual o impacto que isso pode causar na geração de leads. As informações pessoais e comportamentais são inestimáveis ​​para empresas que buscam melhores maneiras de capturar leads de dados de consumidores.

Com base no histórico de pesquisa dos usuários, nos lugares que visitam e em outros fatores, as empresas podem colocar seus anúncios ao seu alcance. 

No entanto, o uso indevido de dados e os truques de chapéu preto por parte de algumas empresas criaram um terreno de desinformação e desconfiança. Essas práticas antiéticas levaram a regulamentações governamentais e empresariais que agora ajudam a proteger os dados do usuário, como a Lei de Proteção de Dados Pessoais, o Regulamento Geral de Proteção de Dados e os controles de privacidade da Apple, entre outros.

Embora essas regulamentações não sejam ruins, elas tornam mais desafiador obter as informações personalizadas que os esforços de marketing utilizam ao atingir seu público-alvo. 

Ademais, as equipes de pesquisa de mercado também dependem desse tipo de dados para criar uma buyer persona melhor e entender como seu público prefere interagir com as marcas.

No artigo de hoje, você vai descobrir quais impactos isso pode gerar na construção de leads e dicas de como driblar esse processo.

O que é RGPD?

O Futuro dos Dados: como a privacidade impacta a geração de leads
Dados

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) é um conjunto de regras que foram criadas para proteger os direitos e a privacidade dos cidadãos da União Europeia. 

Foi introduzido com a intenção de dar aos indivíduos mais controlo sobre os seus próprios dados, garantindo que sejam capazes de determinar como são utilizados e armazenados. O RGPD também oferece implicações para empresas que lidam com esse tipo de dados em qualquer capacidade.

Um dos aspectos mais importantes do RGPD quando se trata de geração de leads é o conceito de consentimento implícito. Isso significa que as empresas devem garantir que os clientes em potencial entendam quais informações estão fornecendo, bem como elas serão usadas, antes de coletar quaisquer dados deles. 

Permitir que os clientes optem por participar ou não a qualquer momento lhes devolve o controle sobre seus próprios dados pessoais.

Além disso, as organizações devem garantir que todos os dados dos clientes permanecem seguros e anónimos quando não são utilizados ativamente para fins de marketing ou outros motivos. 

O anonimato dos detalhes do usuário ajuda a evitar qualquer acesso não autorizado ou abuso de terceiros; protegendo assim a privacidade dos usuários de acordo com os regulamentos do RGPD.

As empresas podem conseguir isso usando vários métodos de criptografia, como tokenização e hashing, que convertem informações confidenciais em caracteres ilegíveis sem afetar sua usabilidade.

Quais são os princípios de proteção de dados do RGPD?

Antes de entender sobre o futuro dos dados, é fundamental entender dos princípios dessa proteção. À medida que os dados digitais se tornam cada vez mais valiosos, os Princípios de Proteção de Dados do RGPD foram estabelecidos para proteger as informações privadas dos usuários e manter a integridade dos seus dados

Estes princípios-chave são cruciais para empresas que se dedicam à recolha, armazenamento, processamento ou partilha de dados pessoais.

O primeiro princípio para garantir o futuro dos dados é que qualquer recolha de dados pessoais deve ser lícita e com o devido consentimento dos sujeitos individuais. Isto significa que se uma empresa quiser recolher informações dos utilizadores, tais como endereços de e-mail ou números de telefone, deve apresentar aos utilizadores formulários de consentimento claros que indiquem exatamente que tipo de dados serão recolhidos e para que serão utilizados.

As empresas também devem certificar-se de que todas as informações recolhidas são utilizadas apenas para os fins declarados e não partilhadas sem autorização explícita do proprietário dos dados recolhidos.

A geração de leads desempenha um papel importante em muitas estratégias de negócios, mas requer uma implementação cuidadosa dentro das diretrizes do RGPD para garantir a conformidade. 

As empresas que utilizam táticas de geração de leads precisam entender as implicações da coleta de dados pessoais dos usuários e criar estratégias adequadas para que suas práticas estejam conforme a legislação vigente.

Além disso, as organizações devem tomar medidas adicionais para garantir a segurança e a privacidade ao lidar com informações confidenciais dos clientes, além da garantia do futuro dos dados.

Quais são as multas por violações do RGPD?

É essencial garantir o futuro dos dados. De acordo com o RGPD, as organizações são obrigadas a garantir que cumprem os regulamentos de dados estabelecidos e o não cumprimento disso pode resultar em penalidades severas. 

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) coloca uma forte ênfase na transparência dos dados e na gestão do consentimento, tornando o incumprimento extremamente dispendioso para as empresas que não cumprem os seus princípios.

As organizações consideradas culpadas de violar o RGPD podem enfrentar multas pesadas de até 20 milhões de euros ou 4% do seu volume de negócios global anual (o que for maior). Essas multas elevadas funcionam como um elemento dissuasor contra qualquer forma de violação das regras do regulamento.

Além disso, as Autoridades de Proteção de Dados têm vários outros poderes, como ordenar a suspensão das atividades de tratamento e emitir avisos.

A Comissão da UE deixou claro que as organizações devem priorizar a conformidade com todos os aspectos do RGPD; caso contrário, poderá haver consequências graves para os responsáveis ​​pelo tratamento incorreto dos dados dos clientes ou pela falta de medidas de segurança adequadas.

As empresas devem tomar medidas proativas para garantir a total conformidade com os novos regulamentos antes de enfrentarem perdas financeiras significativas devido a multas impostas pelos reguladores.

Quais são os benefícios da geração de leads em conformidade com o RGPD?

O Futuro dos Dados: como a privacidade impacta a geração de leads
Segurança dos dados

A geração de leads tem potencial para se beneficiar da conformidade com o RGPD, pois pode ajudar a garantir a proteção de dados e a conformidade legal.

As implicações legais surgem devido à recolha de informações pessoais, que deve ser feita de acordo com as diretrizes do RGPD para atividades de pesquisa de mercado.

As empresas que coletam dados de clientes devem ter interesse legítimo ou consentimento dos clientes antes de usar seus dados para geração de leads.

Isso permite que as empresas cumpram as regulamentações e, ao mesmo tempo, coletem informações valiosas dos clientes em campanhas de geração de leads.

Leia também: Por que leads são o futuro das vendas de planos de saúde?

O que a privacidade de dados significa para os esforços de marketing na garantia do futuro dos dados?

Agora, mais do que nunca, os consumidores sabem como seus dados estão sendo encontrados e usados. Por causa disso, é menos provável que eles forneçam informações extras às marcas, como os sites que frequentam, as compras que fazem e a localização onde estão. 

Contudo, este limite de informação não significa que as empresas ainda não possam criar anúncios direcionados e de alta conversão. 

Como as empresas podem atrair leads quando não há dados suficientes dos usuários disponíveis?

Coletando dados de usuários de vários canais de marketing, incluindo SEO, PPC, afiliados, marketing de conteúdo e outros. Se a velocidade é essencial, recomendo começar com canais PPC como redes sociais e pesquisa. – Olga Mozaiska, especialista em marketing de desempenho.

Ao coletar informações de várias fontes e compilá-las em um banco de dados de compradores, você poderá encontrar informações como tempo de atividade on-line, cargo e renda, e até mesmo palavras-chave que eles usam com frequência. 

Embora esse método demore um pouco mais de tempo, suas informações demográficas agora são complementadas por diversas fontes de informação, dando à sua marca a capacidade de atingir seu público-alvo.

Leia também: Como funciona o processo de geração de leads na Leadmark

Dicas para manter práticas sólidas de privacidade de dados na geração de leads

Manter os dados do cliente seguros é de extrema importância quando se trata de geração de leads. Aqui estão algumas dicas para manter práticas rigorosas de privacidade de dados:

1. Estabeleça procedimentos seguros de armazenamento e backup de dados: É essencial armazenar com segurança os dados do cliente, tanto física quanto eletronicamente. Backups regulares de dados devem ser realizados para garantir que os dados não sejam perdidos.

2. Implementar controles de acesso: conceda acesso aos dados dos clientes apenas àqueles que precisarem e garanta que os dados confidenciais sejam protegidos por senha. Revise e remova regularmente a autorização de indivíduos que não precisam mais de acesso aos dados do cliente.

3. Eduque os funcionários: treine seus funcionários sobre políticas e procedimentos de privacidade de dados. Os funcionários devem estar cientes de como lidar com os dados dos clientes para evitar acesso ou divulgação não autorizada.

4. Atualizar software e sistemas: Atualizações e patches regulares de software podem ajudar a prevenir violações de dados causadas por software desatualizado. Use software antivírus, firewalls e criptografia atualizados para proteger os dados contra ameaças cibernéticas.

5. Seja transparente: informe aos clientes como seus dados serão usados ​​e armazenados em seus esforços de geração de leads por meio de políticas e documentos de termos e condições disponíveis abertamente.

6. Faça parceria com especialistas em privacidade de dados: considere fazer parceria com especialistas em privacidade de dados que possam ajudá-lo a desenvolver políticas e procedimentos apropriados para geração de leads que estejam em conformidade com os regulamentos e práticas recomendadas.

Seguindo essas dicas, você pode garantir que seus esforços de geração de leads não comprometam a segurança e a privacidade dos dados dos clientes.

Conclusão

Agora que entendeu sobre o futuro dos dados, a implementação do RGPD apresentou às organizações um desafio único quando se trata de geração de leads.

É essencial que as organizações compreendam os diferentes regulamentos e melhores práticas associadas a esta nova lei, a fim de permanecerem em conformidade e evitarem penalidades dispendiosas.

No mais, compreender os benefícios da geração de leads dentro do RGPD pode ajudar as organizações a desenvolver estratégias que sejam bem-sucedidas e estejam em conformidade.

No geral, embora possam existir muitos desafios associados à conformidade com o RGPD, as organizações que investem tempo na compreensão dos seus requisitos beneficiarão de relacionamentos mais fortes com os clientes e de mais confiança nas operações da sua organização.

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