O que é segmentação? Entenda agora!

A segmentação de mercado é algo que todo bom corretor de planos de saúde deve saber! Isso porque ela pode ser considerada o pontapé inicial para o sucesso dos negócios.

A segmentação de mercado é uma das ferramentas chave para que todo corretor de plano de saúde trabalhe bem seu público-alvo. Quando seu mercado está bem segmentado, se torna muito mais simples personalizar campanhas e focar no que realmente é necessário.

É fato que a segmentação é algo essencial, mas antes de qualquer movimentação, é importante saber mais sobre o assunto. Por isso, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa sobre o assunto e algumas dicas para fazer a sua segmentação de mercado. Vamos lá?

Afinal, o que é segmentação?

A segmentação de mercado pode ser entendida como um processo de divisão do seu público em diferentes grupos com base em suas características. Os membros de cada grupo compartilham características semelhantes e, geralmente, contam com mais de um aspecto comum entre si.

A segmentação de mercado é feita por diversos motivos. Entretanto, o principal deles fica em torno da criação de ações para cada público, a fim de atendê-los assertivamente.

Assim, podemos dizer que a segmentação de mercado age diretamente em um grande ponto perante os corretores de planos de saúde: gerar mais conversões. Ou seja, com a segmentação é possível realizar muito mais vendas, afinal as campanhas serão personalizadas e atingirão com excelência seu público alvo.

Por que apostar na segmentação de mercado?

Essa é a pergunta mais fácil de responder: a segmentação garante diversas vantagens! Organizando seu público-alvo em grupos segmentados, cada ação é feita de maneira muito mais eficiente, sem que dinheiro ou outros recursos sejam desperdiçados.

Além disso, vale destacar que a segmentação reduz o risco de uma campanha mal sucedida. Isso porque quando você divide o seu mercado, as suas estratégias se tornam totalmente personalizadas. Com isso, as chances de sucesso são muito maiores se comparadas com a criação de campanhas genéricas.

Como identificar seu público-alvo

A segmentação de mercado, de maneira geral, considera algumas características básicas do seu público. Já sabemos que o seu cliente é aquele interessado em planos de saúde, mas suas características vão muito além! 

Existem inúmeras características a se considerar, porém as principais são:

Gênero

Uma informação simples, mas de extrema importância. Os interesses e necessidades são diferentes entre homens e mulheres. Portanto, é essencial ter em mãos essa informação.

Faixa etária

Os planos de saúde são diferentes para cada faixa etária. Mesmo que uma mesma categoria atenda a todos, cada idade precisará de uma atenção específica. Sendo assim, ter essa informação em mãos faz toda a diferença para a segmentação de mercado!

Renda

Além de ser um dos fatores-chave do segmento, cada pessoa tem uma renda distinta. Por isso, ter informações precisas sobre a classificação do seu público é algo de suma importância para um direcionamento mais assertivo.

Localização

Onde seu público vive? O plano de saúde que você oferece garante o suporte necessário para ele? Ter essa informação em mãos é extremamente necessário para o direcionamento certo sobre cada ação.

Escolaridade e ocupação

Por fim, mas não menos importante, a profissão e a escolaridade do seu cliente também são relevantes. Uma determinada ocupação tornará um plano de saúde mais essencial, outras nem tanto. Além disso, a escolaridade também representa as necessidades e especificidades de cada cliente.

Como fazer a sua segmentação de mercado?

Com base nos itens destacados anteriormente, é hora de colocar a mão na massa e segmentar os seus clientes. O primeiro passo para fazer acontecer é identificar qual é o seu objetivo. Ou seja, você precisa pensar em como a segmentação será usada para futuras ações.

O próximo passo é estabelecer critérios que possam colaborar para com o seu trabalho. São muitos os critérios a serem considerados, como hábitos, estilo de vida, dentre outros pontos. Você precisa ter em mente o que quer saber e depois ir em busca das respostas.

Por fim, é hora de captar todas as informações que você precisa. Como fazer isso? Fazendo pesquisa, conversando com pessoas que apresentam interesse em planos de saúde, movimentando as redes sociais, dentre outras ações. Neste item as pesquisas de mercado podem ter um peso significativo e garantir que você economize um bom tempo, focando logo nas vendas!

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