Oceano Azul: Conhece essa técnica de Vendas?

Dos muitos modelos de planejamento estratégico existentes, a Estratégia do Oceano Azul pode ser considerada a pacifista do grupo.

Com base em um livro de título homônimo, essa estratégia argumenta que “a competição acirrada resulta em nada além de um oceano vermelho sangrento de rivais lutando por um pool de lucros cada vez menor”. Em vez disso, as empresas devem procurar novos espaços de mercado e maneiras de reinventar o setor. Em suma, evite a competição direta e concentre-se na inovação.

O objetivo de uma Estratégia do Oceano Azul é que as organizações encontrem e desenvolvam “oceanos azuis” (mercados incontestados e em crescimento) e evitem “oceanos vermelhos” (mercados superdesenvolvidos e saturados). Uma empresa terá mais sucesso, menos riscos e maiores lucros em um mercado de oceano azul.

Resumo da Estratégia do Oceano Azul

Oceano azul

Esse modelo de planejamento estratégico é um desvio do exercício típico de gerenciamento que se concentra na análise de números e no benchmarking competitivo. Aqui estão os pontos-chave da Estratégia do Oceano Azul:

  • É mais do que teórico. Alguns modelos de planejamento estratégico são baseados em teorias que não dão certo durante as execuções de entrada no mercado. Em contraste, a Blue Ocean Strategy originou-se de um estudo que ocorreu ao longo de 10 anos e analisou sucessos e fracassos de empresas em mais de 30 setores. É baseado em dados comprovados e não em ideias não comprovadas.
  • A concorrência é irrelevante. Adotar uma abordagem do Oceano Azul significa que seu objetivo não é superar a concorrência ou ser o melhor do setor. Em vez disso, seu objetivo é redesenhar os limites da indústria e operar dentro desse novo espaço, tornando a competição irrelevante. Adotar uma abordagem do Oceano Azul significa que seu objetivo não é superar a concorrência. Em vez disso, seu objetivo é redesenhar os limites da indústria e operar dentro desse novo espaço, tornando a competição irrelevante.
  • Diferenciação e baixo custo podem coexistir. A Estratégia do Oceano Azul argumenta que os consumidores não precisam escolher entre valor e acessibilidade. Se uma empresa pode identificar o que os consumidores valorizam atualmente e, em seguida, repensar como fornecer esse valor, a diferenciação e o baixo custo podem ser alcançados. Isso é chamado de “inovação de valor”.
  • Você tem uma estrutura para testar ideias. O Blue Ocean Idea Index faz parte da estratégia abrangente e permite que as empresas testem a viabilidade comercial das ideias. Esse processo ajuda a refinar ideias e identificar oportunidades com maior potencial, minimizando riscos.

Leia mais: Descubra porque sua Automação de Marketing está fracassando!

4 Exemplos de Estratégia do Oceano Azul


Ver é crer. Aqui estão algumas organizações que conquistaram com sucesso um mercado do oceano azul:

  • Netflix: Nesta história de David versus Golias, a Netflix entrou em cena quando a Blockbuster estava no topo do jogo de aluguel de vídeo. Em vez de tentar competir com o gigante popular apenas em opções de preço ou entretenimento, a Netflix reinventou o mercado criando um tipo totalmente novo de serviço de aluguel de DVD online. Utilizava correio postal em vez de lojas físicas. E seu modelo de pagamento mensal fixo resolveu dois grandes problemas enfrentados por muitos clientes da Blockbuster: prazos de devolução e taxas atrasadas. Os clientes da Netflix podiam manter um DVD pelo tempo que quisessem, sem incorrer em multas por atraso. Além disso, eles podem navegar e selecionar um vídeo para alugar, sem precisar sair de casa. A Netflix continuou inovando desde então, mudando de DVDs para streaming e, em seguida, criando seus próprios programas e filmes. Ao usar a Estratégia do Oceano Azul,
  • Uber: Antes de a Uber ser fundada em 2009, os clientes que procuravam ir do ponto A ao ponto B sem seu próprio veículo tinham que depender principalmente de táxis para obter um meio de transporte privado. Mas a indústria de táxis não havia feito muito em termos de inovação desde seu início, mais de um século antes. Os fundadores da Uber reconheceram as deficiências do setor – incluindo opções limitadas de pagamento, falta de confiança do cliente e ausência de rastreamento de localização – e decidiram criar um novo tipo de serviço de mobilidade que competiria em um espaço ligeiramente diferente. Em vez de tentar comprar sua própria frota de veículos, a Uber procurou motoristas que estivessem dispostos a usar seus próprios carros para fornecer passeios sob demanda solicitados via aplicativo móvel. Hoje, a Uber tem receitas anuais de mais de US$ 11 bilhões,e mais de 19.000 funcionários.
  • iTunes: Quando o iTunes entrou no mercado, ele resolveu o problema da indústria fonográfica de consumidores que baixavam músicas ilegalmente, ao mesmo tempo em que atendeu à demanda por músicas digitais à la carte. A Estratégia do Oceano Azul do iTunes criou uma categoria inteiramente nova de vendas de música que permitiu aos artistas lucrar e aos consumidores comprar músicas únicas em vez de álbuns inteiros. O iTunes dominou esse espaço de mercado por anos e é amplamente creditado por impulsionar o crescimento da música digital.
  • Meta (anteriormente Facebook): Em outubro de 2021, o CEO Mark Zuckerberg anunciou que o novo nome do Facebook agora seria Meta. Quando o Facebook começou, estava na vanguarda de seu próprio oceano azul, conhecido como redes sociais. Mais de uma década depois, as redes sociais se tornaram um oceano vermelho. Com a mudança de nome, a Meta pode direcionar suas ofertas de produtos para algo novo, excitante e invicto: o “metaverso”. No metaverso, Zuckerberg retrata hologramas, realidade virtual e mundos digitais que parecem o mundo físico. Embora a mudança de estratégia não tenha sido comprovada, está claro que a ideia de pular do oceano vermelho das mídias sociais para o oceano azul do metaverso teve um papel importante na decisão.

Usando o Oceano Azul como seu modelo de planejamento estratégico existente

Oceano azul

Muito provavelmente, sua organização já está executando um modelo de planejamento estratégico existente. Felizmente, a Estratégia do Oceano Azul pode ser combinada com outros modelos. Ele não precisa substituir seu modo de operação atual.

Aqui estão alguns exemplos:

Oceano Azul + SWOT

  • Uma análise SWOT ajuda a determinar as áreas em que uma organização está indo bem e as áreas que precisa melhorar.
  • Ao executar as duas estruturas juntas, você poderá identificar como sua organização pode crescer no futuro.

Oceano Azul + Balanced Scorecard

  • O Balanced Scorecard (BSC) é uma estrutura usada para rastrear e gerenciar a estratégia de uma organização.
  • Ao executar os dois frameworks juntos, você pode encontrar mercados incontestáveis ​​(oceanos azuis) e traçar o caminho para chegar lá.

Pense na Estratégia do Oceano Azul como uma forma de abrir oportunidades e mercados para uma nova organização ou uma organização existente que queira crescer. Seu modelo de relatório de estratégia atual ajudará a executar as ideias do oceano azul.

Leia mais: Como calcular seu turnover?

Conselhos sobre a implementação de uma estratégia do oceano azul


Quando você inicia seu planejamento estratégico, reconhecer a diferença entre um oceano vermelho e azul pode não ser tão fácil quanto as cores indicam. Comece identificando o que seu mercado-alvo precisa e não tem no momento. Em seguida, observe o que as organizações existentes estão fazendo bem (ou não tão bem) para atender a esse mercado e determine como você pode se diferenciar (por exemplo, por faixa de preço ou público). Use a lista de verificação acima como um guia ao longo do processo e realize sessões internas de brainstorming para cada ponto.

Para o seu negócio e na montagem da estratégia, você pode fazer perguntas como:
O que fazemos bem? Por que os clientes nos escolhem e ficam conosco?
O que nossos concorrentes fazem? Por que nossos clientes ideais podem escolher uma solução diferente?
Onde estão os oceanos vermelhos? Quais recursos e benefícios competimos frente a frente com nossos concorrentes?
Qual é o nosso oceano azul? O que oferecemos aos nossos clientes que ninguém mais pode?

Aprendemos que em qualquer recurso, existem muitos concorrentes que oferecem boas soluções. Mas nenhuma outra empresa oferece todos os recursos necessários para relatórios de estratégia em um só lugar.

O Oceano Azul desafia as empresas a ultrapassar os limites de seus setores e oferecer aos consumidores algo único de imenso valor. Ao definir e ver exemplos da Estratégia do Oceano Azul, sua organização pode aprender a executar esse modelo de planejamento estratégico e reconstruir com sucesso seu mercado. Depois de saber onde está competindo, você pode adicionar metas e medidas exclusivas para acompanhar seu progresso no mapeamento desse oceano azul.

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Amanda Siqueira

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