Por que escolher um plano coletivo por adesão

Hoje em dia, um dos maiores desejos dos funcionários é ter um plano de saúde, mas não podemos esquecer também que há aqueles que trabalham por conta própria e querem ter a mesma assistência médica. 

Contar com um plano de saúde é de extrema importância, visto que estamos vivendo diante de uma pandemia mundial. Parte dos hospitais e laboratórios neste momento são essenciais para prestarem todo o suporte aos pacientes no momento mais preciso — seja para um atendimento básico de saúde ou internação.

No entanto, justamente quem trabalha como autônomo, muitas vezes fica perdido ao contratar um convênio médico, especialmente a modalidade que deve escolher: individual ou Coletivo por Adesão.  

Continue lendo este artigo para entender tudo sobre essa modalidade de contratação e por que deve escolhê-la na hora de contratar o seu seguro saúde.

Afinal, o que é um Plano Coletivo por Adesão?

Por que escolher um plano coletivo por adesão
Médica e paciente no consultório

O plano Coletivo por Adesão nada mais é que um convênio médico contratado a partir de uma pessoa jurídica de caráter profissional, classista ou setorial. Ou seja, é necessário que tenha vínculo com alguma entidade de classe como associação, sindicato e afins. 

Por exemplo, suponhamos que seja jornalista e tenha vínculo com algum sindicato de sua cidade. No momento em que deseja contratar o plano, uma Administradora de Benefícios poderá ser acionada para fazer toda a prestação de serviços do seu plano de saúde.

Neste caso, por meio do vínculo com o sindicato, você consegue contratar o seu convênio médico sem que dependa efetivamente de uma empresa, pois você já é uma pessoa jurídica. 

Por que escolher um plano Coletivo por Adesão?


Optar por essa modalidade, além de permitir maior garantia de contratação, permite também que tenha preços mais acessíveis comparada a uma contratação individual, por exemplo, podendo chegar até 50% mais barato, o que depende de cada operadora.

O plano coletivo por adesão também, em algumas operadoras, permite maior cobertura dependendo do que é oferecido por ela, mas, normalmente, para essa modalidade, os convênios costumam oferecer mais benefícios quando comparado ao plano individual.

Vencimento das mensalidades


Outra vantagem em contratar o plano coletivo por adesão é em relação ao vencimento das parcelas. Na contratação de um plano empresarial e individual, as mensalidades costumam ser no dia em que é fechado o contrato.

Já na modalidade por adesão, o beneficiário pode optar por escolher a data de vencimento das suas parcelas. Normalmente, ela pode ser definida entre os dias 5 e 20 de cada mês.

Período de carência do plano 


A carência é o tempo necessário determinado pela ANS para que o beneficiário aguarde após a contratação do plano para dar início a utilização. Em alguns casos na contratação por adesão, algumas operadoras até isentam essa carência.

Porém pode chegar até 300 dias, caso contrate uma cobertura com assistência ao parto. Se for um plano somente Ambulatorial, o tempo é menor já que não tem assistência para obstetrícia. 

Tem como escolher a operadora para contratar o plano Coletivo por Adesão?


Depende. Geralmente, os sindicatos atuam com apenas uma operadora de planos, mas é válido informar que não é regra, vai depender de cada instituição. 

Por isso, vale se certificar com o seu sindicato e averiguar com quais operadoras de planos eles são parceiros para encontrar o melhor plano para você e para a sua equipe. Vale ressaltar também que, se você possui MEI, você também pode contratar o plano por meio dessa modalidade, já que deve possuir somente um funcionário. 

Como contratar um plano Coletivo por Adesão?


Para encontrar um plano de saúde por adesão, é preciso entrar em contato com o sindicato ao qual você é filiado para ele fazer o intermédio com algum corretor de planos de saúde ou com uma alguma corretora de seguros. 

Neste caso, algumas opções que podem ser benéficas para você são: plano com cobertura Ambulatorial e Hospitalar (com ou sem Obstetrícia), com ou sem Odonto, com ou sem coparticipação e ainda escolher entre as acomodações enfermaria ou apartamento. 

É muito importante que realize um comparativo de preços e opte pela melhor opção que atende ao seu perfil. Leia toda a proposta oferecida e certifique que é o plano ideal para oferecer uma assistência médica de qualidade.

Feito isso, será preciso apenas que a entidade contrate o convênio médico coletivo por adesão e disponibilize a participação para seus beneficiários. 

Aqui na LeadMark, você pode encontrar diversos planos de saúde com inúmeros benefícios para você e seus associados com valores que cabem no seu bolso.

Aproveite para realizar uma consulta e, caso a sua entidade não tenha vínculo com algum plano, não perca a chance de mostrar algumas opções e ter a experiência de contratar o melhor plano para você!

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page