Quantas calorias devo ingerir durante o dia?

Para saber quantas calorias você deve consumir por dia, deve-se calcular seu gasto calórico diário, que leva em consideração a energia que o corpo usa para manter as funções básicas, como respiração, atividade cerebral ou frequência cardíaca, e a energia usada em atividades “extras”, que são feitas durante o dia, por exemplo, cozinhar, trabalhar ou treinar. 

Aqueles que desejam manter seu peso atual são geralmente aconselhados a manter sua ingestão calórica igual ao seu gasto calórico, enquanto aqueles que desejam perder peso devem reduzir sua ingestão para  entre 250 e 1000 calorias por dia. Se você quer ganhar peso, você deve aumentar sua dieta em 500 calorias por dia.

A recomendação  de consumo diário de calorias também pode  variar dependendo de certas condições, como gravidez ou desnutrição, por isso é recomendável consultar um médico ou nutricionista para  um plano de dieta individualizado.

Entenda o que são as calorias

As calorias são a quantidade de energia que um determinado alimento fornece após o consumo e ajudam em funções importantes do corpo, como respiração, produção de hormônios e função cerebral. 

Os grupos de alimentos mais importantes que produzem energia para o corpo são carboidratos, proteínas e gorduras. Quando você come, ele digere e libera a energia usada pelo corpo.

É importante lembrar que se houver o consumo de mais calorias por dia, o corpo armazena esse excesso na forma de gordura, o que causa ganho de peso e contribui para problemas de saúde como diabetes, obesidade ou doenças cardiovasculares.

Dúvidas para saber quantas calorias ingerir por dia? Consulte especialistas!

Como calcular a ingestão calórica diária 

O número de calorias consumidas por dia pode ser calculado usando a fórmula desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde, onde o gasto energético básico, ou seja, a quantidade de energia que o corpo usa para manter as funções básicas é multiplicada pelo coeficiente de atividade, que leva em conta a energia gasta em atividades como cozinhar, trabalhar e se exercitar.

Gasto energético basal 

Para calcular o gasto energético basal deve-se usar as fórmulas que variam de acordo com o sexo, o peso e a idade:

Idade Mulher Homem
0 a 3 anos (58,317 x peso em kg) – 31,1(59,512 x peso em kg) – 30,4
3 a 10 anos (20,315 x peso em kg) + 485,9(22,706 x peso em kg) + 504,3
10 a 18 anos (13,384 x peso em kg) + 692,6(17,686 x peso em kg) + 658,2
18 a 30 anos (14,818 x peso em kg) + 486,6(15,057 x peso em kg) + 692,2
30 a 60 anos (8,126 x peso em kg) + 845,6(11,472 x peso em kg) + 873,1
≥60 anos (9,082 x peso em kg) + 658,5(11,711 x peso em kg) + 587,7

Fator atividade 

Os valores do coeficiente de atividade física levam em consideração o tempo médio e o tipo de atividade durante o dia:

  • Leve: fator médio de 1,55: considera atividades como cozinhar, cuidar de crianças; trabalhar 8 horas sentado e caminhadas de até 1 hora por dia;
  • Moderada: fator médio de 1,84: inclui atividades como fazer uma hora diária de exercícios como corrida, ciclismo, natação ou dança, trabalhar como operário de construção,  garçom, vendedor de porta em porta, carteiro o entregador de mercadorias leves;
  • Intensa: fator médio de 2,2: considera atividades como natação, corrida, andar de bicicleta ou dançar duas horas por dia; trabalhadores rurais não mecanizados (que trabalham com instrumentos manuais e caminham longas distâncias, várias horas por dia) ou entregador de objetos pesados.

A importância de saber o número de calorias que consumimos durante o dia 

Saber a quantidade de calorias  é importante porque consumir a quantidade certa de calorias dos alimentos ajuda a manter a saúde e o bem-estar geral. 

No entanto, comer mais calorias do que você queima em um dia pode promover o excesso de peso e contribuir para problemas de saúde como diabetes, obesidade ou doenças cardiovasculares.  Por outro lado, consumir menos calorias por dia é uma das ferramentas utilizadas por pessoas  com sobrepeso ou obesidade para perder peso.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no InstagramFacebookYoutubePinterest LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page