Tudo sobre marketing comercial

O marketing comercial é uma estratégia essencial que empresas e organizações podem usar para se conectar com os clientes e aumentar as vendas de produtos. Organizações e indivíduos que trabalham fora dos negócios comerciais também podem usar as táticas envolvidas para compartilhar mensagens ou entender seu público-alvo. 

Isso significa que, independentemente do seu setor, pode ser benéfico entender o que é marketing comercial e como ele funciona. 

Neste artigo, explicamos o que é marketing comercial, listamos seus benefícios, descrevemos como funciona em seis etapas para ajudá-lo a melhorar seu conhecimento. 

O que é marketing comercial?

Tudo sobre Marketing comercial
Marketing comercial

O marketing comercial é o ato de incentivar os clientes a se envolverem com produtos ou serviços para beneficiar uma empresa comercial. Esses clientes podem ser pessoas físicas ou outras empresas. O marketing comercial busca converter potenciais clientes em clientes pagantes com um relacionamento com o produto e a marca. Para conseguir isso, os profissionais de marketing comercial desenvolvem campanhas de marketing que ajudam os clientes em potencial a entender por que um determinado produto pode beneficiar sua vida.

As empresas podem usar o marketing comercial para promover produtos como carros, eletrônicos, roupas, acessórios, livros, brinquedos ou móveis. Esse tipo de marketing também é conhecido como marketing de varejo e geralmente ocorre em uma loja física ou online. Uma empresa também pode usar o marketing comercial para promover produtos não varejistas, como imóveis ou matérias-primas. Além disso, pode ajudar a promover serviços, incluindo consultoria, contabilidade ou manutenção.

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Benefícios do marketing comercial

Aqui estão alguns benefícios do marketing comercial:

Aumentando a conscientização

O marketing comercial pode ajudar uma empresa aumentar a receita apresentando mais clientes à empresa e ao produto. Os profissionais de marketing comercial podem usar táticas de publicidade para alcançar uma nova base de clientes ou atingir um novo grupo de indivíduos.

Por exemplo, uma empresa pode usar o marketing comercial para apresentar um produto aos clientes de uma nova região geográfica. Eles também podem usá-lo para educar os consumidores sobre os valores da empresa ou os benefícios do produto.

Melhorar as vendas

O marketing bem-sucedido pode ajudar os clientes a entender por que devem comprar um produto, o que pode levar a maiores números de vendas para a empresa. Isso pode ajudar uma empresa a obter mais receita, que pode ser usada para desenvolver novos produtos e expandir ainda mais a influência da empresa.

O marketing comercial também pode ser uma maneira útil de uma empresa se distinguir dos concorrentes. Os anunciantes podem usá-lo para educar os clientes sobre por que seu produto é superior a outros produtos similares, criando uma vantagem competitiva de vendas.

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Melhorar a marca

Branding é a prática de criar uma imagem e identidade através de um nome, símbolo, cor, slogan ou outros elementos de design. O marketing comercial pode ser uma ferramenta útil no desenvolvimento das marcas da empresa e na ampliação do número de clientes que associam a marca às suas necessidades.

Uma marca também pode refletir a missão e os valores da empresa, o que pode interessar aos clientes que compartilham valores semelhantes. Uma marca atraente pode incentivar mais clientes a investir seu tempo, atenção e dinheiro na empresa e em seus produtos, portanto, melhorar a marca da empresa pode ser uma tarefa útil para os profissionais de marketing comercial.

Como funciona o marketing comercial?

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Marketing comercial

Há uma variedade de estratégias de marketing comercial que podem ajudar as organizações a influenciar o comportamento do cliente. Se você estiver desenvolvendo uma campanha de marketing comercial, aqui estão algumas etapas comuns que você pode seguir:

1. Desenvolva um produto

Primeiro, desenvolva ou adquira um produto. Você pode considerar os valores da empresa ou declarações de missão para decidir qual produto desenvolver. Pode ser útil criar um produto que se relacione com a marca da sua empresa existente.

Por exemplo, uma loja de artigos esportivos de luxo pode desenvolver uma nova garrafa de água ecológica para atingir os moradores locais com interesse em esportes e sustentabilidade. Você também pode desenvolver metas de campanha de marketing comercial. Isso pode incluir a identidade da marca que você deseja promover ou uma meta de vendas específica.

2. Identifique seu público-alvo

Um público-alvo é o grupo de clientes ideais que seu produto pode atrair mais. Para determinar seu público-alvo, pense em quais necessidades seu produto atende e quais grupos têm maior probabilidade de encontrar essas necessidades. Você pode considerar informações demográficas como idade, sexo, localização, religião e grupo socioeconômico.

Você também pode pensar em eventos da vida que podem fazer uma parte individual do público-alvo. Por exemplo, uma empresa de alimentos para bebês pode segmentar novos pais ou avós.

3. Realize pesquisas de mercado

Para preparar seu produto para o mercado, pode ser útil realizar uma pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado é o processo de coleta e análise de dados para entender melhor seu público-alvo. Também pode ajudá-lo a entender como é a demanda atual pelo produto e identificar possíveis concorrentes.

As estratégias de pesquisa de mercado incluem testes de foco, entrevistas, pesquisa primária, pesquisa secundária, grupos de foco, pesquisas e lançamentos de produtos de teste. Você pode usar o que aprendeu para ajudar a focar seu público-alvo ou determinar sua estratégia de marketing comercial.

4. Desenvolva uma estratégia de marketing

Sua estratégia de marketing é o conjunto de técnicas de marketing comercial que você pode usar para atingir sua meta de vendas. Estes podem incluir métodos de impressão como publicidade em jornais, criação de brochuras, distribuição de folhetos ou colocação de cartazes. Uma estratégia de marketing também pode incluir táticas on-line, como publicidade paga por clique, ação de mídia social, otimização de mecanismos de pesquisa, campanhas por e-mail, postagens em blogs, artigos ou banners. Além disso, considere um programa de recompensa ou indicação do cliente para incentivar os clientes a compartilhar seu produto com os amigos.

5. Lance seu produto

Para lançar seu produto, você pode definir uma meta específica de vendas de lançamento e criar material promocional para o lançamento. Você pode hospedar um evento de lançamento para chamar a atenção. Como alternativa, você pode organizar um evento de lançamento online com ofertas especiais nas primeiras 24 horas do lançamento do produto para gerar vendas e entusiasmo.

Também pode ser útil convidar os clientes a enviar análises de produtos ou enviar amostras de produtos para avaliadores ou influenciadores profissionais. Isso pode ajudá-lo a desenvolver uma imprensa positiva em torno de seu produto. Ele também pode ajudá-lo a identificar quaisquer desafios do produto e resolvê-los rapidamente.

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6. Monitore e ajuste

É útil continuar a monitorar as estratégias de marketing comercial e as vendas de produtos após o lançamento inicial do produto. Isso pode ajudar os profissionais de marketing a identificar tendências nos números de vendas, o que pode ajudá-los a entender melhor seu público-alvo. Você também pode determinar quais técnicas de marketing são mais bem-sucedidas e quais podem se beneficiar de melhorias. Isso pode ajudar uma empresa a se conectar com mais clientes e aumentar sua receita.

Conclusão

O objetivo do marketing comercial é incentivar o comportamento de compra do cliente para obter lucro da empresa. As organizações comerciais podem usá-lo para educar os clientes em potencial sobre como um produto pode melhorar sua vida. 

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