Vendas Ativas: O que são e como implementar?

Vender é fundamental e vital para qualquer negócio, por isso entender as melhores formas de se fazer isso se torna o primeiro passo rumo ao sucesso. Nesse contexto, as vendas ativas são protagonistas.

Venda ativa é o conjunto de técnicas e ações focadas em fazer vendedores venderem mais para seus clientes, sejam os que vêm ao escritório, ou os que entram em contato por telefone ou website.

Trata-se de ensinar e incentivar, mostrar-se pró-ativo em suas relações com os clientes, propondo ideias e soluções.

Vendas ativas

Planejamento de vendas ativas

A cada mês, deve se decidir quais produtos ou serviços se deseja promover, eles devem ser especialmente projetados com ofertas para aumentar as compras. Uma novidade sempre anima as vendas.

Formação para vendedores

Ensinar vendedores e atendimento ao cliente a oferecer produtos adicionais em cada compra, além de informar as ofertas vigentes à clientela é essencial.

Correção de processos

É indicado preparar um pequeno campo de vendas para os que farão venda ativa, praticando nos primeiros dias. Nesse caso, observe como se comportam com os clientes, refinando o discurso e acertando pontos falhos de comunicação e abordagem.

Motivação

Estabelecer bônus para funcionários que atinjam determinados objetivos de venda ativa, ou em função de seus esforços e contribuições comerciais, é um grande atrativo e motivador.

Potência do PLV

Além do fator pessoal, a Publicidade no Local de Venda (PLV) é o outro grande pilar que impulsiona a venda ativa. Podendo ser simples como colocar cartazes ou até criando pontos de venda físicos.

Favorecendo o crossell

Tanto no comércio como em vendas de uma empresa é eficaz oferecer ao cliente produtos e/ou serviços complementares, ao final do processo de compra.

Simplificando

As ações de venda ativa devem ser simples, facilmente reproduzidas com cada novo cliente e sem alongar em demasia o fechamento da venda.

Limitando a duração

As campanhas de venda ativa são mais eficazes quando têm uma duração limitada, por exemplo, um mês. Se a ação funciona, pode se repeti-la em outros momentos do ano.

Medindo os resultados

Como em toda ação comercial, ao final da campanha, deve-se analisar os resultados obtidos em comparação com o esforço realizado, analisando o retorno sobre o investimento.

Veja tambémCorretor: 8 indicadores de performance que você precisa conhecer

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page