Leads de plano de saúde são um desafio para muitos corretores. Essa realidade pode mudar com técnicas simples e eficazes. Neste artigo, vamos explorar estratégias que ajudarão você a convencer leads a contratarem plano de saúde. Descubra como alinhar suas abordagens para garantir mais vendas e um atendimento personalizado.
Conheça as necessidades dos leads
Para conseguir mais vendas com os leads de plano de saúde, é preciso aprender a falar menos e escutar mais. Isso significa que antes de vender, você deve conhecer bem as necessidades do seu cliente e as utilize para construir o seu argumento de vendas. Nesse momento é importante descobrir questões como:
- qual o objetivo dele em contratar um plano de saúde
- qual o tipo de cobertura ele precisa;
- qual valor ele pode pagar mensalmente;
- idade dos dependentes;
- histórico de saúde.
Com base nessas informações será possível oferecer o plano de saúde que o seu cliente realmente deseja. Essa simples atitude irá te ajudar a prestar um atendimento personalizado e inesquecível. Após fechar o contrato você pode ter certeza que assim que o cliente desejar contratar um novo plano dará preferência a você.
Entre em contato rapidamente
Isso mesmo, o contato rápido também influencia no sucesso da venda de planos de saúde e no convencimento do cliente. O ideal é que você comece a agir assim que estiver com os dados de contato dos seus leads de plano de saúde em mãos. Nessa etapa, você pode fazer o primeiro contato por meio de ligações ou e-mails.
Ao adotar essa estratégia, você irá aumentar as chances do seu cliente ficar satisfeito com o seu atendimento. Assim, o seu lead perceberá o quão atencioso você é e como pode esclarecer qualquer dúvida com rapidez. Isso evita que ele decida fazer a cotação de um plano de saúde com outro profissional ou empresa.
É importante que dê especial atenção a isso quando administrar os seus leads e desenvolver estratégias para as vendas. O tempo de espera é crucial nas vendas de plano de saúde: quanto mais cedo o contato for realizado, maiores são as chances da venda.
Estimule a imaginação dos leads
Estimular a imaginação dos leads de plano de saúde é uma tática poderosa, que não pode faltar no seu argumento de venda. Afinal, através dela você conseguirá criar a necessidade urgente no seu potencial cliente para contratar o plano de saúde. Para colocar essa estratégia em prática, é preciso incentivar o seu cliente a imaginar como a vida dele irá mudar para melhor após contratar o plano de saúde.
Por exemplo, se ele estiver contratando um plano empresarial, fale sobre a redução das faltas e a satisfação que os colaboradores irão sentir após a contratação. Outra dica bacana para tornar o seu argumento mais convincente é relatar um depoimento de um cliente seu. Assim, conte a história de que ele estava precisando de um atendimento médico urgente e, se não fosse pelo plano de saúde, ele não teria conseguido.
Esse tipo de abordagem também ajuda o cliente a perceber que o serviço é realmente eficiente e alertá-lo de que a contratação é a melhor escolha.
Gerencie adequadamente os leads
As técnicas que você aplica para convencer os seus leads de plano de saúde a contratarem os serviços de um plano de saúde podem não ser suficientes em alguns casos. Nesses momentos, alguns corretores desistem de vender para os seus clientes em potencial e passam a ignorá-los. Não cometa o mesmo erro. É preciso ter em mente que, apesar de uma pessoa não demonstrar interesse em contratar o plano de saúde hoje, pode acontecer de futuramente ela mostrar interesse, no próximo mês, por exemplo. Assim, o recomendado é que você sempre ofereça algum tipo de retorno. Algumas vezes, o seu lead só está aguardando o momento ideal para contratar o serviço e você não pode deixar de aproveitar essa oportunidade. Mas atenção, não seja muito insistente ou pressione demais o seu lead. Além de prejudicar o processo de venda, esse tipo de prática também é capaz de destruir a sua imagem para o cliente em potencial.