Vender porta a porta: descubra se vale a pena para você

Vender porta a porta ainda é um método usado por alguns vendedores no mercado. Mas será que ela é eficiente para você?

Para ajudar você a tomar a melhor decisão, analisamos neste artigo os prós e contras desse método.

Além disso, revelamos 3 estratégias de vendas modernas para que você possa aumentar seu faturamento pela internet.

 

O que é a venda porta a porta?

A venda porta a porta é a técnica usada por corretores de planos de saúde e de outros segmentos.

Nela, os vendedores visitam pessoalmente potenciais clientes interessados em contratar seus produtos ou serviços.

Acredita-se que esse é um dos estilos de venda mais tradicionais que existe no mercado. Ele exige um bom condicionamento físico do vendedor e um planejamento de vendas.

Afinal, ele precisa se deslocar diariamente para a empresa ou casa de cada cliente que entrou em contato.

vantagens de vender porta a portavantagens de vender porta a porta

Vantagens da vender porta a porta

Agora que você descobriu o que é a venda porta a porta, precisa conhecer os prós e contras dessa técnica.

Assim, será possível tomar uma boa decisão se essa modalidade é ideal ou não para você. Vamos lá?

Contato próximo com o cliente

A principal vantagem de vender porta a porta é o contato próximo com o cliente.

Afinal, nesse tipo de venda você atende o cliente presencialmente e cria um relacionamento mais próximo com ele.

O vendedor pode analisar os gestos e humor do cliente durante o atendimento presencial. Também pode usar essas informações a seu favor e persuadir o cliente.

Mas para alcançar esse objetivo é importante manter uma postura profissional, entender o cliente e oferecer o melhor serviço ou produto que ele merece.

Flexibilidade de tempo

Outra vantagem de vender porta a porta é a oportunidade do vendedor organizar a sua própria rotina de trabalho.

Dessa forma, o profissional consegue se dedicar a outras atividades profissionais ou pessoais com tranquilidade.

Essa é uma boa oportunidade para quem deseja fazer vendas para complementar a renda.

Afinal, o processo pode ser realizado em horários alternativos ou pré-agendados com os clientes.

Feedback rápido

Na venda porta a porta, o vendedor tem o feedback imediato durante o atendimento.

Muitos clientes, aproveitam a abordagem cara a cara para esclarecer suas dúvidas sobre os serviços ou produtos.

Os vendedores podem aproveitar isso para usar novas argumentações e convencer o cliente.

Desvantagens

Para tomar uma boa decisão, confira abaixo as desvantagens de vender porta a porta:

Alto Custo

Apesar de não exigir um investimento inicial para começar a vender porta a porta, os custos podem ser altos em longo prazo.

Isso acontece porque, o vendedor precisa gastar diariamente com gasolina para se deslocar até o cliente.

Além disso, as viagens diárias expõe o carro a uma série de problemas mecânicos, que encarecem ainda mais os custos.

Mas isso não é tudo! Alguns vendedores ainda investem em panfletagem, o que aumenta ainda mais os gastos no orçamento do final do mês.

Perda de produtividade no trânsito

Apesar da venda porta a porta permitir que o cliente tenha um horário flexível. Isso não significa aumento da produtividade.

O vendedor perde muito tempo preso no trânsito para conseguir chegar até ao cliente.

As visitas pessoais são cansativas e no final do dia o vendedor pode não ter disposição para realizar outras atividades.

Em longo prazo, as vendas podem diminuir devido a essa perda de produtividade.

Difícil de mensurar

Outra desvantagem da vender porta a porta é que ela é difícil de mensurar e avaliar os resultados.

Na prática, o vendedor que usa a estratégia de panfletagem não consegue saber quantas pessoas se tornaram clientes após o evento.

O resultado disso é que o vendedor pode continuar investindo em uma técnica ou abordagem que não gera um bom retorno.

Como deixar de ser um vendedor porta a porta?

Agora a decisão está nas suas mãos, coloque os prós e contras da venda porta a porta na balança e veja se essa é uma boa opção para você.

Caso você perceba que esse método não é eficaz ou não se encaixa na sua rotina, não precisa se desesperar.

Hoje em dia, existem métodos modernos de vendas que podem ser feitos na internet e no conforto da sua casa.

Na verdade, eles são as novas tendências no mercado de corretores de plano de saúde, imobiliários e de outro segmentos.

Confira abaixo quais são esses métodos e comece hoje mesmo a alavancar suas vendas:

Invista na compra de leads

Comprar leads é o método mais rápido e prático para prospectar novos clientes e gerar vendas online.

Nessa estratégia, você compra dados de potenciais clientes interessados em contratar os seus serviços ou produtos.

Essa predisposição dos clientes torna a abordagem de vendas mais eficaz. Afinal, foram os próprios leads que sinalizaram o interesse da compra.

O melhor é que as vendas podem ser realizadas pelas internet ou através de aplicativos de conversas.

Crie um site de vendas

Ter um site é uma boa estratégia para atrair novos clientes na internet.

Com a página na web, os visitantes podem conhecer melhor os seus serviços e entrar em contato com você quando quiserem.

Para obter bons resultados é importante criar um site com um excelente SEO e com design prático e fácil de usar.

Existem várias plataformas que permitem a criação de sites gratuitos.

Mas é interessante contratar um profissional e uma equipe de marketing para gerenciá-lo.

Marque presença nas redes sociais

Outra dica bacana para deixar de vender porta a porta e ser um corretor moderno é marcar presença nas redes sociais.

Aqui, vale a pena criar páginas profissionais em redes sociais de grande alcance como o Facebook e Instagram.

Nos seus perfis, publique regularmente conteúdos relevantes sobre o produto ou serviço que você vende.

Também preencha-os com os principais dados do seu negócio, como: site, horários e telefones para contato.

Compre leads de plano de saúde na LeadMark

Se você é corretor de plano de saúde e quer deixar de vender porta a porta, então precisa conhecer as leads de plano de saúde na LeadMark.

Clique Aqui para acessar a nossa plataforma e verifique as nossas leads dos principais planos de saúde.

Todas as leads são qualificadas e exclusivas, garantindo uma prospecção de alto nível para você.

Para melhorar ainda mais sua performance nas vendas, confira o nosso último artigo:

Givanildo Albuquerque

Givanildo é um empreendedor com destaque nos setores de Seguros, Negócios Digitais e Mundo Fitness, com foco em Marketing Digital, SEO, Tráfego Pago e Geração de Leads. À frente da LeadMark, uma empresa com 15 anos de experiência, ele comanda uma operação robusta que atende mais de 30 mil corretores em todo o Brasil, com presença em 23 estados e a geração de 60 mil leads por mês.

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Givanildo Albuquerque

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