Você sabe o que é gripe aviária?

A gripe aviária é uma doença causada pelo vírus influenza A dos tipos H5N1, H5N8, H7N9, H9N2 e, mais recentemente, H10N3. A gripe aviária não é transmitida de uma pessoa para  outra, mas é transmitida principalmente pelo contato direto com aves infectadas ou pela ingestão de carne. 

Os sintomas da gripe aviária são muito semelhantes aos do resfriado comum, incluindo febre, dor de garganta, mal-estar, tosse seca e coriza. Embora os sintomas sejam semelhantes, a gripe aviária tende a se desenvolver mais rapidamente e há um risco maior de complicações graves, como problemas respiratórios, pneumonia ou sangramento. 

A prevenção da gripe aviária requer medidas como cozinhar as aves antes do consumo e evitar o contato desprotegido com todos os tipos de aves, incluindo pombos. O tratamento deve começar assim que os primeiros sintomas aparecerem.

Aprenda a cuidar da sua saúde com técnicas reais criadas por especialistas em saúde.

Sintomas 

Os primeiros sintomas da gripe aviária são semelhantes aos do resfriado comum e incluem:

  • Febre alta, mais de 38ºC; 
  • Dor no corpo; 
  • Mal-estar geral; 
  • Tosse seca; 
  • Resfriados; 
  • Fraqueza; 
  • Espirros e coriza; 
  • Dor de garganta;
  • Dor abdominal.

O nariz ou as gengivas também podem sangrar. Esses sintomas geralmente aparecem de 2 a 8 dias após tocar ou comer carne de uma ave infectada.

O diagnóstico de gripe aviária só pode ser confirmado por um clínico geral com análises ao sangue e uma swab nasal, onde é colhida uma amostra de secreções nasais (com um chumaço de algodão) para confirmar o tipo de vírus causador da infecção. Este teste também ajuda  a distinguir a gripe aviária de, por exemplo, o COVID-19.

Transmissão

A transmissão do vírus da gripe aviária para humanos é rara, mas pode ocorrer nos seguintes casos:

  • Contato com penas, fezes ou urina de aves infectadas;
  • Inalação de pequenas partículas das secreções do animal doente;
  • Ingestão de carne mal cozinhada de aves contaminadas.

Além disso, de acordo com os Centros de Controle de Doenças (CDC), as aves infectadas com o novo vírus da gripe aviária H10N3 também espalham o vírus pela saliva ou muco e podem infectar  humanos se o vírus entrar nos olhos,  nariz ou  boca. No entanto, a Comissão Nacional de Saúde (NHC) em Pequim, China, relata que o risco generalizado e epidêmico desse vírus é muito baixo.

Contudo, a transmissão de humano para humano não é comum e há poucos casos nessa situação. No entanto, esse vírus pode eventualmente sofrer mutação e desenvolver a capacidade de ser transmitido de  pessoa para pessoa através do contato com secreções ou gotículas de espirros e tosse.

Tratamento 

O tratamento para a gripe aviária deve ser prescrito por um clínico geral e consiste no uso de analgésicos, antitérmicos e, em caso de vômito, também podem ser recomendados medicamentos anti-náusea. Além disso, em alguns casos,  a administração de soro diretamente na veia para reidratação pode ser recomendada. 

Seu médico também pode prescrever medicamentos antivirais, que podem incluir oseltamivir e zanamivir,  para ajudar o corpo a combater o vírus da gripe aviária nas primeiras 

8 horas após o aparecimento dos sintomas. Antibióticos não são indicados para esse tipo de doença, pois  a gripe aviária é causada por vírus, não por bactérias. 

A gripe aviária pode ser tratada, mas quando infecta humanos geralmente é uma doença grave que requer tratamento hospitalar urgente, por isso é importante ir ao hospital o mais rápido possível se houver suspeita de infecção.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no InstagramFacebookYoutubePinterest LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page