Você sabe o que é ultrassom morfológico?

O ultrassom morfológico, também conhecido como ultrassonografia morfológica ou USG morfológico, é um estudo de imagem que permite a visualização do bebê no útero, o que facilita a detecção de certas doenças ou deformidades, como síndrome de Down ou cardiopatia congênita. 

O obstetra costuma solicitar ultrassom no segundo trimestre, entre 18 e 24 semanas de gestação e, portanto, além das malformações fetais, também  pode ser possível identificar o sexo da criança. Além disso, a USG morfológica é o primeiro momento em que os pais veem com detalhes o bebê em desenvolvimento.

Utilidade

A ultrassonografia morfológica permite identificar a fase de desenvolvimento do bebê e avaliar possíveis alterações nas fases de desenvolvimento. Desta forma, o obstetra pode:

  • Confirmar a idade gestacional da criança; 
  • Estimar o tamanho da criança medindo a cabeça, tórax, abdome e  fêmur; 
  • Avaliar o crescimento e desenvolvimento de um bebê; 
  • Monitorar os batimentos cardíacos do bebê; 
  • Encontrar a placenta; 
  • Mostrar as anomalias da criança e quaisquer doenças ou deformidades.

Aprenda a cuidar da sua saúde com profissionais da área e tenha uma qualidade de vida!

Além disso, se as pernas da criança estiverem afastadas, o médico também pode  observar o sexo, que pode ser confirmado, por exemplo, por exames de sangue.

Quando o ultrassom morfológico é solicitado

Recomenda-se a realização de ultrassonografia morfológica no segundo trimestre, entre os dias 18 e 24 semana de gestação, porque aí a criança já está bastante desenvolvida. Porém, esse ultrassom também pode ser feito no primeiro trimestre, entre 11 e 14 semanas de gestação, mas como o bebê ainda não está bem desenvolvido, os resultados podem não ser tão satisfatórios.

A ecografia morfológica também pode ser realizada no 3º trimestre, mas normalmente só é realizada se a grávida não fez  USG no 1º ou 2º trimestre, existindo suspeitas de malformações do bebé , ou se a gestante desenvolveu alguma infecção que possa prejudicar o desenvolvimento do bebê.

O que fazer no pré-exame

Em geral, não é necessário nenhum preparo especial para a ultrassonografia morfológica, mas como a bexiga cheia pode melhorar as imagens e também elevar o útero, o obstetra pode recomendar beber água antes do exame e evitar o esvaziamento completo da bexiga. bexiga quando sentir vontade de ir ao banheiro.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page