Você sabe o que é Varíola dos macacos?

Logo após a pandemia de COVID-19 em andamento, um vírus zoonótico chamado varíola dos macacos parece estar se espalhando pelo mundo.

Desde o início de maio, a varíola dos macacos está avançando em pelo menos 30 países, incluindo Reino Unido, Espanha, Portugal, Austrália e Estados Unidos. O número de casos aumentou para mais de 550 em todo o mundo em 1º de junho, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 19 de maio, o Canadá confirmou dois casos de varíola e disse que estava investigando mais de uma dúzia de casos suspeitos. O Departamento de Saúde de Massachusetts também anunciou um único caso em um indivíduo que esteve recentemente no Canadá. Vários casos canadenses foram associados a essa pessoa.

O que é varicela?

Você sabe oque é Varíola dos macacos?
Pessoa com varíola

Monkeypox é um vírus zoonótico, que transmite doenças de animais para humanos. Os casos geralmente ocorrem perto de florestas tropicais, onde vivem os animais que carregam o vírus.

O vírus da varíola dos macacos é um membro da família dos orthopoxvírus. Também possui duas linhagens genéticas distintas ou clados: o clado da África Central (Bacia do Congo) e o clado da África Ocidental. O clado da Bacia do Congo é conhecido por se espalhar mais facilmente e causar sintomas mais graves.

Monkeypox ocorre naturalmente na África, especialmente nas nações da África Ocidental e Central. Os casos nos EUA são raros e associados a viagens internacionais de lugares onde a doença é mais comum.

Leia também: Se Programe para uma noite de sono reparadora

Quais são os sintomas?


Os sintomas incluem dor de cabeça, erupção cutânea, febre, dores no corpo, calafrios, linfonodos inchados e exaustão. Produz sintomas semelhantes aos da varíola, mas mais leves.

O tempo desde a infecção até o início dos sintomas, denominado período de incubação, pode variar de cinco a 21 dias. A doença geralmente se resolve dentro de duas a quatro semanas.

Casos graves são mais comuns entre pessoas com deficiências imunológicas subjacentes e crianças pequenas. Nos últimos tempos, a taxa de mortalidade de varicela é de cerca de 3-6%.

Como é transmitido?


A transmissão do vírus da varíola dos macacos entre humanos é limitada, mas pode ocorrer através de contato próximo com a pele, gotículas de ar, fluidos corporais e objetos contaminados por vírus.

A maioria dos casos recentes de varíola no Reino Unido e Canadá foram relatados entre os participantes de serviços de saúde sexual em clínicas de saúde em homens que fazem sexo com homens.

Tratamento para varíola


Não havia tratamento para a varíola antes da criação das vacinas. Os médicos deram às pessoas cuidados de apoio para ajudá-las a controlar os sintomas, mas isso era tudo o que podiam fazer.

As vacinas contra a varíola impediam que as pessoas contraíssem varíola, mas não eram uma cura para os casos existentes. Somente com a imunização generalizada a doença começou a desaparecer em todo o mundo.

Desde a erradicação da varíola, a vacinação contra a doença tornou-se desnecessária, pois não está mais em circulação. No entanto, aqueles que trabalham em determinados laboratórios e alguns militares ainda podem recebê-lo por precaução.

Os pesquisadores também continuam trabalhando no desenvolvimento de tratamentos para a varíola, embora exista uma vacina. Em 2018, os Estados Unidos aprovaram o tecovirimat (Tpoxx) como o primeiro tratamento antiviral para a varíola. Ensaios de segurança para este medicamento estão em andamento.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre saúde.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page