Erva-doce: para que serve e quem não pode consumir

A anis-verde, conhecida tradicionalmente também como erva-doce, é uma planta medicinal da família Apiaceae, com 50cm de altura aproximadamente, é composta por folhas fendidas, frutos secos e folhas brancas com apenas uma só semente, identificada pelo seu aroma intenso e sabor adocicado. 

Contudo, a planta possui nome científico de Pimpinella anisum. A erva doce é geralmente utilizada para dores gástricas como gastrite, síndrome do intestino irritável, Doença de Crohn, inchaço e dor de cabeça, em razão das suas funções antidispépticas e antiinflamatórias. 

Ademais, a erva-doce também pode ser utilizada como aromatizante e perfumes, pode ser encontrada de algumas formas como óleo e extrato seco, em feiras livres, mercados, loja de produtos naturais e até mesmo em farmácias de manipulação.Quer saber mais sobre a planta? Continue lendo este conteúdo!

Para que serve a erva-doce?

Erva-doce
Planta erva-doce

Como mencionado, a erva-doce é uma planta que serve para tratar dores no organismo, pois tem uma excelente ação antiinflamatória e ajuda no alívio dessas dores. Sua composição ajuda em condições como:

  •  Cólicas menstruais;
  • Dor de barriga;
  • Dor de cabeça;
  • Espasmos musculares;
  • Inflamações na boca e garganta;
  • Inchaço abdominal;
  • Má digestão;
  • Tosse, gripe, resfriado, catarro, coriza.

Ainda assim, a erva-doce ajuda na redução de fermentação dos alimentos no intestino, pois pode ser usada para ajudar no alívio de gases. A planta também contribui na diminuição dos níveis de açúcar.

Pesquisas também mostraram que a erva-doce possui outras ações como: antioxidante, anticonvulsivante, antifúngica, antiviral, antimicrobiana, antiespasmódica e repelente de insetos.

Aproveite para conhecer todos os benefícios da planta. 

Chá de erva-doce


O chá de erva-doce pode ajudar na gripe e desconfortos estomacais. Para fazer o chá, você vai precisar de:

  • 1 colher (de chá) de erva-doce seca;
  • 1 xícara de água

Modo de preparo


Pegue uma chaleira para ferver a água. Assim que ferver, despeje a erva-doce e desligue o fogo. Deixe descansar por 3 a 5 minutos, coe e beba o líquido. 

Quem não deve usar a era-doce


A contraindicação é para gestantes, crianças menores de 12 anos e lactantes. Ainda assim, também deve ser evitada por mulheres com câncer de mama, já que a planta pode alterar os hormônios femininos. 

Por fim, a erva-doce também deve ser evitada por quem faz uso de suplementação de ferro, visto que a planta pode inibir a absorção deste nutriente no organismo.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas de saúde. 

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page