Como elaborar um contrato de vendas?

Um contrato de vendas é um documento legal que descreve as obrigações de compradores e vendedores durante uma transação. Os documentos de vendas são importantes não apenas em caso de litígio, mas também como meio pelo qual ambas as partes podem revisar os termos de uma venda.

Os contratos de venda variam drasticamente dependendo do que está sendo vendido e das responsabilidades das partes envolvidas. No entanto, todos os contratos de venda devem incluir informações sobre as expectativas dos compradores e vendedores, e os advogados de ambas as partes devem revisar o contrato antes de ser assinado.

Use uma linguagem clara, concisa e específica ao criar um contrato de venda. Se você e a outra parte não tiverem certeza do significado de algum idioma, discuta-o e use um idioma diferente e mais específico com o qual ambos possam concordar. 

Continue lendo este artigo e veja como você pode elaborar um contrato de vendas. 

Crie um título para o seu contrato


Elabore um título que nomeie clara e especificamente o conteúdo do contrato e escreva uma breve introdução que o explique. 

Por exemplo, intitule um contrato, “Contrato para a venda do Lote 309, Equipamentos Agrícolas Antigos”. Comece o contrato com algumas frases que nomeiam o vendedor e o comprador, identifiquem seus papéis e indiquem a data em que o contrato foi assinado.

Explique os detalhes


Escreva a seção de informações de contato. Liste os nomes completos do comprador e do vendedor, afiliações comerciais se um indivíduo estiver comprando em nome de uma empresa e a natureza do negócio. 

Escreva o endereço legal de cada parte, incluindo cidade, estado e código postal. Anote todas as informações de contato incomuns, como empresas com várias sedes ou com endereço físico e endereço de correspondência diferentes.

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Descreva a transação


Se você está vendendo algo fora do comum, como um computador que não funciona para peças, certifique-se de incluir a característica que o torna incomum nesta parte do contrato. Nesse caso, especifique que o computador não está funcionando.

Liste as responsabilidades do comprador


Inclua os direitos a que o comprador tem direito e as obrigações que se espera que ele cumpra. Inclua detalhes de pagamento e políticas de devolução nesta seção.

Se o comprador for legalmente responsável pelos itens enquanto estiverem em trânsito, informe-o nesta seção. Explique o que acontecerá se o comprador não pagar integralmente e inclua informações sobre qualquer crédito temporário, juros e períodos de teste.

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Liste as responsabilidades do vendedor


Preencha a seção de expectativas do vendedor. Como na seção de expectativas do comprador, inclua direitos e obrigações. Indique quando o controle legal dos itens passa do vendedor para o comprador e explique as reivindicações do vendedor sobre as mercadorias. 

Por exemplo, se o vendedor alegar que as mercadorias estão legalmente registradas, inclua isso na seção do vendedor. Inclua na seção do vendedor quaisquer títulos, certificados ou documentos que o vendedor seja obrigado a fornecer junto com a compra.

Incluir uma seção de assinatura


Forneça uma seção de atestado ou uma seção onde ambas as partes assinarão. Elabore a seção digitando os nomes de ambas as partes e a data em que o contrato será assinado. 

Inclua os títulos de cada signatário que demonstrem que eles têm autoridade para assinar o contrato. Deixe uma linha ao lado ou acima do nome de cada parte para assinatura, mas não assine o contrato até que ambas as partes e seus advogados o revisem.

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Monitorar o desempenho do contrato


Certifique-se de que uma pessoa em sua empresa revise seus contratos a cada mês ou trimestre para garantir que você e a outra parte do contrato estejam atendendo às expectativas. 

Se você esperar até que um contrato esteja prestes a expirar para perceber que uma das partes não cumpriu suas obrigações, pode ser tarde demais para corrigir a situação, levando a problemas legais.

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