Há muitas especulações sobre métodos de comercialização e demais estratégias para quem que quer aprender como vender plano de saúde.
Afinal, com uma crescente e competitiva concorrência, é de se esperar que novas formas sejam cogitadas a todo tempo.
Mas, como vencer e ter sucesso em uma carreira tão complexa? É isso que viemos responder hoje para você!
Mas, antes de mais nada, é preciso se lembrar que para integrar esse meio e se sobressair você precisa, primeiramente, ser um negociador.
Entretanto, essa não é uma ação na qual você simplesmente entrega um produto ou serviço em troca de uma quantia financeira. Isso não é negociar.
Logo, para compreender melhor essa arte milenar de como vender, você precisa aprender alguns conceitos básicos, como os que iremos abordar a seguir.
1- Conhecer o seu público
Primordialmente você precisa saber quem é ou quem são cada um dos seus clientes.
- Você trabalha com pessoas jurídicas?
- Qual o tipo de empresa?
- Qual o perfil de investimento em seus funcionários a empresa trabalha?
Saber vender plano de saúde exige um pouco de investigação e especulações.
Assim, seja para um pai de família ou para um diretor de uma grande empresa, você precisa saber com quem está lidando.
Isso porque você precisará adequar até mesmo a sua própria apresentação e linguagem para cada qual, transpassando as mensagens de forma clara e eficiente para cada tipo de público.
2- Determinar o funil de vendas a ser trabalhado
Contudo, após saber exatamente para quem se está trabalhando, é hora de entender qual a etapa do funil de vendas é necessário trabalhar.
Seu potencial cliente está cogitando adquirir um plano de saúde? Então é hora de trabalhar os métodos de atração.
O cliente já sabe o que quer e está especulando suas possibilidades? Talvez estejamos na etapa da consideração.
Ou, quem sabe, você encontrou um cliente já resolvido e pronto apenas para pesquisas de preços? Então trabalhe a intencionalidade.
Assim sendo, cada etapa exige um conhecimento específico e uma metodologia diferente na qual você, corretor de planos de saúde, precisa saber trabalhar e explorar cada uma.
3- Aprender a ouvir
Um dos erros mais banais cometidos por quem quer vender plano de saúde é não saber ouvir o seu cliente.
Isso porque na ânsia de fechar negócio muitos “vendedores” se esquecem que se a proposta não couber nas possibilidades do seu público-alvo nada será feito.
Assim sendo, seja qual for a situação, aplique a estratégia dos médicos e primeiramente escute o seu cliente. Pergunte do que ele precisa e quais são as condições dele.
Somente após essa “anamnese” você será capaz de oferecer um produto que seja de fato interessante para o seu cliente e realmente desperte uma intenção de compra.
4- Conhecer o seu produto
Igualmente importante, você precisa conhecer – e bem – o produto que está vendendo.
Não seja genérico, busque diferenciais, faça e mostre comparativos.
Nada pior do que um vendedor que não sabe responder as dúvidas de seus clientes.
5- Saber negociar
E por fim, você precisa saber negociar. E como já dissemos, negociar não é uma troca, mas uma conversa de concessões. Isso é a negociação em si.
É preciso aprender a ceder e saber como ceder. Há dezenas de técnicas de vendas disponíveis para que quer vender plano de saúde de maneira eficiente e certeira.
Invista em você e alcance o sucesso profissional
Finalmente, é preciso se lembrar que para vender plano de saúde você precisa ter dedicação e empenho para ser capaz de atender seu público de forma eficiente e assertiva.
Não adianta de nada aplicar todas as técnicas mirabolantes se você não é capaz de entender o nicho que está envolvido e a necessidade de cada um dos seus clientes.
Então, busque sempre se aprimorar nas capacidades de interação e compreensão humana, além de, é claro, buscar sempre formas de se atualizar no contexto de metodologias de vendas e tecnologias de aporte.
Esperamos que essa matéria tenha sido útil para seus empreendimentos e desejamos boas vendas!