Plano de saúde: saiba como declarar no IR

A época da declaração do imposto de renda está chegando e muitas dúvidas começam a aparecer neste período, dentre elas a declaração do plano de saúde. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse processo é mais fácil do que se imagina, principalmente quando o assunto é a declaração dos serviços do seu plano de saúde.

É importante lembrar que deixar de declarar algum serviço pode te causar problemas futuros. Por isso, pensando em lhe auxiliar no momento da declaração, preparamos este artigo com dicas para que você faça o processo da maneira correta e sem preocupações. Vamos lá?

Como fazer a declaração do plano de saúde no imposto de renda?

O primeiro passo a ser feito é lançar todos os dados solicitados no campo “Pagamentos Efetuados”. Você deverá informar o código 26 que se refere aos Planos de Saúde do Brasil. Neste campo deverá ser informado o CNPJ da empresa em que o plano de saúde está contratado, o valor integral pago no último ano e as quantias que foram reembolsadas.

Informar os valores reembolsados é de suma importância, portanto especifique, no código referente ao serviço, todas as informações sobre este assunto, bem como quem foi que recebeu o reembolso. Todas as despesas reembolsadas devem ser comprovadas por meio de recibos, notas fiscais ou informe de rendimento. Quer uma dica para evitar problemas? Guarde cada comprovante referente a estes valores em um lugar específico pelo período de 5 anos. Assim, você terá todas as informações a mão caso algum contratempo venha a acontecer.

É importante ressaltar que procedimentos e consultas feitos fora do plano de saúde também devem ser declarados. Caso o reembolso tenha sido feito, você deverá declarar as informações do profissional prestador de serviços, valor total e valor da parcela reembolsada.

No momento da declaração fique de olho no código pertencente ao procedimento realizado. Existe uma tabela que especifica cada procedimento e você poderá conferir esses detalhes abaixo:

CÓDIGODESPESA COM SAÚDE
09Fonoaudiólogos no Brasil
10Médicos no Brasil
11Dentistas no Brasil
12Psicólogos no Brasil
13Fisioterapeutas no Brasil
14Terapeutas Ocupacionais no Brasil
15Médicos no Exterior
16Dentistas no Exterior
18Psicólogos no Exterior
19Fisioterapeutas no Exterior
20Terapeutas Ocupacionais no Exterior
21Hospitais, Clínicas e Laboratórios no Brasil
22Hospitais, Clínicas e Laboratórios no Exterior

Atenção com os dependentes e alimentandos

Os gastos relacionados a planos e outras despesas de saúde de dependentes e alimentandos também devem ser informados. Para fazer isso, você deverá informar com quem se teve o gasto, em “despesa realizada com”.

É importante lembrar que desde o ano de 2019 é obrigatório que o CPF de todos os dependentes e alimentandos estejam informados junto ao órgão. Além disso, é essencial ter atenção redobrada nesta parte da declaração para não cair na malha fina. Em muitos casos, nem todos que são dependentes no seu plano de saúde são também dependentes na declaração do imposto de renda. Lembre-se que somente os gastos com plano de saúde de pessoas que estejam declaradas dependentes devem ser informados. Caso essa não seja uma realidade, você deverá subtrair os gastos dessa pessoa na hora da declaração.

Como fazer a declaração do plano de saúde pago pela empresa?

Atualmente, grande parte das empresas oferecem planos de saúde aos seus funcionários. Neste caso a empresa paga a mensalidade do plano e o empregado os custos relacionados a coparticipação. Caso não seja de seu conhecimento, a coparticipação nada mais é do que o custo sobre consultas e procedimentos realizados. Este valor é definido pela operadora de saúde e tende a variar de acordo com a especialidade.

Neste caso, na hora da declaração, você deverá informar os valores pagos pela coparticipação deduzidos em seu salário. O procedimento será feito igual ao anterior, porém o campo “valor dedutível” não deverá ser preenchido.

Quais são os gastos dedutíveis do imposto de renda?

Você sabe o que são os gastos dedutíveis? Estes gastos são aqueles que dão ao contribuinte o direito à restituição, um fato capaz de diminuir ou aumentar o valor pago.

Entre os principais gastos dedutíveis podemos destacar:

  • Consultas médicas;
  • Exames;
  • Despesas hospitalares;
  • Despesas com parto;
  • Aparelho ortopédico e dentário;
  • Prótese ortopédica e dentária;
  • Assistência social, massagista e enfermeiros;
  • Cirurgias plásticas;
  • Internação em própria residência;
  • Internação em casa de repouso.

Como conseguir o informe anual do seu plano de saúde?

Ter o rendimento anual do seu plano de saúde é um tanto quanto simples. De maneira geral, as operadoras disponibilizam todas essas informações diretamente em seu site. Para conferir você precisará acessar a área do beneficiário e baixar o demonstrativo.

Teve dificuldade ou não conseguiu as informações por esse meio? Você pode entrar em contato com a central de atendimento e solicitar que o documento seja enviado por e-mail.

Enfim, temos certeza que com essas dicas, fazer a declaração do seu plano de saúde no imposto de renda será algo super simples. Ter um plano de saúde é algo essencial para o bem-estar de cada um, porém não devemos esquecer de declarar cada gasto relacionado a este. Lembre-se que este é um processo que deve ser feito anualmente para que não se tenha problemas com a Receita Federal. Ainda ficou alguma dúvida? Escreva um comentário para nós, teremos o prazer de responder seu questionamento!

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page