Os sintomas de gases intestinais e estomacais são relativamente comuns e incluem, por exemplo, sensação de inchaço, dor abdominal leve e arrotos constantes.
Esses sintomas geralmente ocorrem após uma refeição muito grande, ou por falar muito enquanto se come, como resultado da deglutição de ar, e são facilmente aliviados após a passagem de gases, seja pela evacuação ou arroto.
No entanto, também há casos em que esses gases não podem ser removidos com facilidade, o que acontece principalmente em pessoas com constipação. Nessas situações, os sintomas podem ser mais intensos e até mesmo fazer com que a pessoa suspeite de problemas graves, como alterações cardíacas ou até mesmo um infarto, pois a dor no peito é comum.
Os sintomas podem ser diferentes dependendo de onde o gás se acumula:
Gases estomacais
- Sensação de estômago inchado;
- Arrotos frequentes;
- Perda do apetite;
- Queimação na garganta;
- Fisgada no peito;
- Sensação de falta de ar.
A flatulência pode ser reduzida evitando mascar chiclete e comer devagar e falar durante as refeições para que o ar não entre no trato digestivo durante a alimentação.
Melhore a saúde do seu intestino com alimentos nutritivos. Fale com um dos nossos especialistas.
Gases intestinais
- Dor abdominal intensa, por vezes em forma de pontada;
- Inchaço abdominal;
- Barriga dura;
- Flatulência;
- Prisão de ventre;
- Cólica intestinal.
Esses sintomas podem variar de intensidade dependendo da sensibilidade de cada pessoa e da quantidade de gás no sistema digestivo.
O que causa isso
Gás estomacal geralmente é causado pela ingestão de ar com alimentos e é mais comum quando se fala muito durante as refeições ou bebe-se bebidas gaseificadas, como refrigerante ou água mineral.
O acúmulo de gases no intestino, por outro lado, geralmente está relacionado ao padrão funcional do intestino, ou seja, constipação ou o grande consumo de alimentos que promovem a formação de gases no intestino grosso. Alguns desses alimentos incluem ovos, couve-flor, alho, cebola e ervilhas. Adoçantes como sorbitol, frutose e vitamina C extra também causam gases em algumas pessoas.
Como tratar
Alguns remédios caseiros para evitar gases excessivos são os seguintes:
- Beba uma xícara de chá de erva-doce ou hortelã-pimenta após uma refeição;
- Caminhe por 20-30 minutos após o almoço ou jantar;
- Siga uma dieta balanceada, coma alimentos ricos em fibras e beba bastante água todos os dias;
- Evitar refrigerantes e outras bebidas gaseificadas durante as refeições;
- Evite alimentos ricos em carboidratos como massas, lasanha e fondue;
- Evite o excesso de leite e seus derivados, bem como pratos de carne feitos com leite, como estrogonofe.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas