8 benefícios do cardamomo e como usar

O cardamomo é uma especiaria bastante antiga e conhecida, sendo muito comum na culinária indiana, podendo ser utilizado como tempero para diversos alimentos sendo os principais arroz e carnes, além de ser usado como tempero o cardamomo pode ser consumido na forma de chá e em algumas sobremesas.

Contudo o cardamomo não detém apenas no âmbito gastronômico, visto que o mesmo apresenta diversas propriedades que são benéficas para o corpo, gerando saúde para as pessoas que fazem seu uso.

Os 8 benefícios do cardamomo.

1. melhorar a saúde bucal.

Por possuir propriedades bactericida e antimicrobiana o cardamomo age prevenindo e combatendo a proliferação de cárie, gengivite e candidíase e outras infecções bucais. Além de propor uma refrescância combatendo e prevenindo o mau hálito.  

2. Combater a hipertensão.

Por possuir flavonoides  e óleos essenciais, o cardamomo vai apresentar ação anti-inflamatória protegendo, assim, a saúde das artérias, auxiliando a manter o fluxo de sangue regulado e com isso controlando e prevenindo os desníveis na pressão.

3. Prevenção de náuseas.

Na forma de óleo essencial o cardamomo apresenta propriedades antieméticas, sendo bastante utilizado na aromaterapia combatendo náuseas, enjoos ou vómitos.

4. Prevenção da diabetes. 

Possuindo polifenóis em sua composição o cardamomo manifesta propriedades antioxidante e anti-inflamatória que auxiliam o hormônio insulina, diminuindo o nível de açúcar no sangue e por assim  prevenindo o desenvolvimento de diabetes.

5. Auxiliar na perda de peso.

Considerado um alimento termogênico por aumentar o hormônio irisina, o cardamomo vai contribuir na perda de peso pois modifica o metabolismo aumentando o gasto de energia e assim promovendo uma perda de peso.

6. Prevenção do câncer.

Por ser rico em tocoferol, quercetina e luteolina que são antioxidantes, o cardamomo tem ação de prevenir a formação de radicais livres no organismo, evitando e prevenindo diversos cânceres, como o de bexiga, rins e pulmão.

7. Diminuir os níveis de colesterol, triglicerídeos e LDL.

Por desempenhar funções anti-inflamatória,  melhora da sensibilidade da insulina, diminuição da produção de colesterol e absorção de gordura dos alimentos no intestino, o cardamomo auxiliar a diminuir os níveis de colesterol, triglicerídeos e LDL no sangue, além de aumentar o colesterol “bom” do sangue, o HDL.

8. Ajudar no tratamento do fígado gordo.

Por diminuir a produção de radicais livres, o cardamomo evita o excesso de gordura no fígado e, assim, ajuda no tratamento da  esteatose hepática, também chamada de fígado gordo. E por ser um poderoso anti-inflamatório provém proteção e aprimoramento da função do fígado.

Como utilizar o cardamomo.

O cardamomo é uma especiaria multifuncional, sendo utilizado gastronomicamente na forma de chás, como substrato do alho no refogado de arroz, salada e macarrão ou incluído em doces como geleias, pudins, bolos e ganaches. Outra forma bem comum de utilizá-lo é na aromatização de alimentos, como pães, carnes e saladas de frutas. Já no âmbito medicinal o cardamomo pode ser utilizado na forma de óleos essenciais ou de cápsulas.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre vendas.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page