Alimentos ricos em vitamina B6

A vitamina B6, ou piridoxina, é uma vitamina solúvel em água encontrada naturalmente em muitos alimentos, bem como adicionada a alimentos e suplementos. Piridoxal 5′ fosfato (PLP) é a forma de coenzima ativa e a medida mais comum dos níveis sanguíneos de B6 no corpo.

O PLP é uma coenzima que auxilia mais de 100 enzimas a desempenhar várias funções, incluindo a quebra de proteínas, carboidratos e gorduras; manter níveis normais de homocisteína (já que níveis elevados podem causar problemas cardíacos); e apoiando a função imunológica e a saúde do cérebro.

Neste post, vamos explicar mais sobre essa vitamina e quais alimentos são compostos por ela. Acompanhe!

Quantidades recomendadas

Alimentos ricos em vitamina B6
Comidas fontes de vitamina B6

RDA: A Dose Dietética Recomendada (RDA) para homens de 14 a 50 anos é de 1,3 mg por dia; 51+ anos, 1,7 mg. A RDA para mulheres de 14 a 18 anos é de 1,2 mg; 19-50 anos, 1,3 mg; e 51+ anos, 1,5 mg. Para gravidez e lactação, a quantidade aumenta para 1,9 mg mcg e 2,0 mg, respectivamente.

UL: Um Nível Superior de Ingestão Tolerável (UL) é a dose diária máxima que provavelmente não causará efeitos colaterais adversos na população em geral.

O UL para adultos com 19 anos ou mais é de 100 mg por dia, com quantidades ligeiramente menores em crianças e adolescentes. Esta quantidade só pode ser alcançada tomando suplementos.

Quantidades ainda maiores de suplementos de vitamina B6 às vezes são prescritas por razões médicas, mas sob a supervisão de um médico, pois o excesso de vitamina B6 pode causar toxicidade.

Aprenda a montar um cardápio saudável com dicas de especialistas da área.

Vitamina B6 e Saúde


A vitamina B6 tem sido amplamente estudada por seu papel na prevenção de doenças. A vitamina em forma de suplemento é a mais promissora para o tratamento de náuseas induzidas pela gravidez, mas tal uso só deve ocorrer sob a supervisão de um médico. Níveis sanguíneos adequados de B6 podem estar associados a menor risco de câncer, em comparação com baixos níveis sanguíneos.

No entanto, o uso de suplementos B6 separados (além das quantidades de RDA em preparações multivitamínicas típicas) é inconclusivo e não recomendado.

Leia também: Benefícios do agrião

Fontes de alimentos


A vitamina B6 é encontrada em uma variedade de alimentos de origem animal e vegetal.

Bife de fígado
Atum
Salmão
Cereais fortificados
Grão de bico
Aves

Alguns vegetais e frutas , especialmente folhas verdes escuras, bananas , mamão, laranja e melão

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre saúde.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page