Benchmarking: O que é e como ele pode alavancar seus resultados!

O benchmarking é uma estratégia de negócios que ajuda uma empresa a entender melhor o quão competitiva ela é e a identificar áreas de melhoria. Envolve medir os processos-chave e comparar os resultados com os concorrentes ou com a média de seu setor. 

Aprender mais sobre benchmarking pode ajudá-lo a competir com sucesso no mercado. Neste artigo, você vai saber de forma profunda o que é o benchmarking, seus benefícios, todo o processo de benchmarking, e quais os diferentes tipos de benchmarking. Boa leitura!

O que é benchmarking?

Benchmarking: O que é e como ele pode alavancar seus resultados!
Medindo resultados

Se você já se perguntou “o que é benchmarking”, isso envolve uma empresa comparando suas operações, processos e produtos com seus concorrentes e setor. Quando uma empresa quer crescer ou está perdendo participação de mercado, o benchmarking é uma estratégia de crescimento útil a ser adotada. 

Você também pode considerar fazer benchmarking interno para comparar vários aspectos do negócio internamente. O benchmarking pode ajudar a melhorar a qualidade dos serviços, produtos, políticas e estratégias de uma empresa. 

Alguns exemplos do que as empresas podem avaliar incluem analisar a rotatividade de funcionários, comparar orçamentos de marketing ou até mesmo avaliar os ciclos de vida dos produtos.

Benefícios do benchmarking


Aqui estão vários benefícios do benchmarking para um negócio:

Monitoramento ativo


Ao fazer o benchmarking, você assume um papel ativo no monitoramento e medição do desempenho de uma empresa, ajudando-a a se adaptar e competir melhor no mercado. Também ajuda você a prestar mais atenção às tendências do mercado e garante que você esteja adaptando as práticas de negócios de acordo. 

Como as tendências do mercado mudam com frequência, a análise do desempenho da empresa é um processo contínuo que ajuda você a se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.

Vantagens competitivas


Ao comparar ativamente um negócio com outros, você pode identificar áreas de melhoria e áreas onde você pode até ter uma vantagem. As vantagens competitivas ajudam uma empresa a superar os concorrentes em áreas onde não têm a mesma vantagem. Eles podem incluir estratégias como ter um melhor atendimento ao cliente, oferecer preços superiores e criar produtos de qualidade superior.

Planejamento e estratégia


O benchmarking ajuda você a entender a posição da empresa no mercado. Também ajuda você a planejar e criar estratégias de forma mais eficaz. Você pode criar um plano para melhorar os pontos fracos do negócio ou aprender a aproveitar melhor suas vantagens competitivas. O planejamento e a estratégia podem ajudar na criação de metas para o negócio, ajudando a criar tanto uma direção quanto metas mensuráveis.

Leia mais: Storytelling: Como aplicá-lo para aumentar sua conversão em vendas

Cria responsabilidade


Todos os funcionários de uma empresa têm responsabilidade por suas funções individuais. Como o benchmarking leva ao estabelecimento de metas, pode ajudar a responsabilizar cada funcionário por atingir suas metas individuais. Uma vez que os funcionários entendam seus papéis e objetivos claramente definidos dentro desse processo, isso pode encorajá-los a se tornarem mais ativos e produtivos em seus papéis.

Incentiva a melhoria contínua


O benchmarking cria um processo contínuo de tentar melhorar um negócio e se manter competitivo. Manter essa mentalidade pode mudar a cultura da empresa para uma que busca crescimento de curto e longo prazo. Cada vez que você faz um benchmark, você pode se concentrar apenas em um aspecto da empresa, mas à medida que você trabalha para desenvolver cada aspecto ao longo do tempo, o resultado geralmente é que há uma melhoria para toda a organização.

Crescimento e vendas


O benchmarking pode ajudar a criar produtos e serviços melhores e ajudar a empresa a crescer. Quando você faz um benchmarking de forma eficaz, pode ver uma melhoria significativa nas vendas, determinando como ser um concorrente mais eficaz no mercado. Ao continuar a alavancar o benchmarking, você pode aumentar sua probabilidade de crescimento sustentado.

Processo de comparação


Aqui estão os principais processos que você pode adotar para adaptar o benchmarking a quase qualquer tipo de negócio:

  • Estágio de planejamento: comece concentrando-se em algumas áreas-chave críticas para o sucesso do negócio e escolha as métricas que você planeja usar. Você pode ajudar a fazer isso identificando perguntas específicas que deseja responder.
  • Análise interna: Documente e meça os dados do aspecto do negócio que você deseja avaliar e tente analisá-lo objetivamente. Você pode usar isso para comparar dados com fontes internas e externas.
  • Coleta de dados: Colete dados de fontes externas, inclusive de concorrentes e de tendências gerais do mercado. A coleta de dados de fontes externas pode ocorrer de várias formas, incluindo pesquisas on-line, entrevistas com líderes do setor, ligações para outras empresas e até mesmo visitas a seus locais de trabalho.
  • Análise de dados: reúna sua equipe para analisar e comparar os dados coletados de fontes externas e os dados coletados internamente. Depois de identificar seus pontos fracos, inclua-os em um relatório acionável que você possa compartilhar com todas as partes interessadas relevantes, incluindo instruções para as próximas etapas, documentação e metas mensuráveis.
  • Agir: Envolva as principais partes interessadas no processo para ajudar a obter sua aceitação e fazer mudanças de forma rápida e eficaz. Ter treinamento e reuniões conforme necessário para garantir que todos os departamentos e funcionários relevantes estejam cientes de suas expectativas.
  • Monitore e repita: Monitore os resultados com indicadores-chave de desempenho (KPIs) para que todos possam acompanhar seu progresso no alcance das metas. Após a implementação bem-sucedida de um novo processo, é importante continuar repetindo essas etapas para identificar novas áreas de melhoria.

Leia mais: MQL e SQL: o que é e a importância para o seu negócio

Tipos de benchmarking

Benchmarking: O que é e como ele pode alavancar seus resultados!
Crescimento

Aqui estão alguns tipos comuns de benchmarking para você considerar:

Comparação de desempenho


Medir seu desempenho geral em relação ao dos outros é um dos tipos mais comuns de benchmarking. Você pode optar por comparar o preço, a qualidade, a velocidade e a confiabilidade de seus produtos ou serviços com seus concorrentes. Comparar seu desempenho nessas áreas com a média de seus concorrentes ou setor pode ajudá-lo a aprender como melhorar.

Benchmarking estratégico


O benchmarking estratégico envolve a comparação de uma empresa com os líderes do setor. Isso significa descobrir quais processos permitiram que eles se tornassem líderes do setor e identificar as melhores práticas e processos transferíveis que você pode adaptar. Isso também pode ajudá-lo a identificar lacunas em seus processos que você pode usar para competir melhor com eles.

Benchmarking digital


Comparar sua presença online com a de seus concorrentes está se tornando cada vez mais relevante. O benchmarking digital inclui medir e comparar o tráfego do site, gastos com marketing digital, classificações de pesquisa orgânica e classificações de mídia social. Como as iniciativas online são facilmente mensuráveis, comparar e rastrear essas informações pode ser mais acessível do que outros métodos de benchmarking.

Leia mais: As quatro fases do Spin Selling

Benchmarking interno


A análise interna é extremamente importante para o benchmarking em um negócio. Isso envolve comparar diferentes departamentos, linhas de produtos, territórios atendidos ou ofertas de serviços. Por exemplo, você pode comparar os processos usados ​​para armazenar e enviar produtos de um depósito para outro depósito para ajudar a identificar os processos que estão funcionando com mais eficiência.

Benchmarking de processos


Se você deseja avaliar apenas uma área específica de um negócio, o benchmarking de processos é o tipo mais adequado a ser usado. Você pode comparar seu processo específico obtendo feedback de funcionários ou clientes. Também é benéfico fazer uma avaliação das tecnologias emergentes para determinar se algum novo processo pode substituir o atual para ajudá-lo a ser mais eficiente.

Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre marketing e vendas.

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page