Tomar chá faz muito bem para o nosso corpo, especialmente quando é concentrado em nutrientes que podem contribuir para um bem-estar e uma saúde melhor, inclusive o chá de hibisco.
O hibisco é uma planta medicinal e ajuda em dietas de emagrecimento, como também auxilia no controle da pressão arterial e também na prevenção de problemas causados no fígado.
A planta é conhecida popularmente como Azedinha, Caruru-azedo, Quiabo-azedo, Vinagreira ou Rosélia, porém, o nome científico da planta é Hibiscus sabdariffa. Pode ser comprada em mercados municipais da cidade ou em lojas de produtos naturais.
O chá de hibisco possui diversos benefícios, com isso, pode ser utilizado no tratamento de muitos problemas relacionados à saúde. Sendo assim, o hibisco pode ser indicado para:
- Cólicas menstruais: alívio nas dores devido à sua ação analgésica;
- Combater doenças do fígado: ação desintoxicante e impulsiona o órgão a funcionar;
- Combater gripes e resfriados: possui ação antioxidante;
- Dores estomacais: como tem ação analgésica, tem efeito calmante;
- Emagrecimento: é um excelente diurético e ajuda a eliminar gordura;
- Prisão de ventre: possui ação laxante;
- Regula a pressão arterial: é composto por propriedades anti-hipertensivas;
- Retarda o envelhecimento da pele: é rico em antioxidantes.
Popularmente, a planta é utilizada para fazer chás, conhecido como chá de hibisco. Porém, suas flores também podem ser úteis em saladas, por exemplo, ou mesmo para fazer geleias, molhos e sopas. Assim, é uma maneira diversificada de conduzir uma melhora à saúde.
Como utilizar o hibisco
Para preparar o chá de hibisco, a flor da planta é utilizada, sendo assim, você precisa:
- Adicionar 2 colheres de sopa cheias de flores de hibisco seco, 2 sachês ou somente 1 colher de chá em pó adicionado em 3000ml quando começar a ferver. Em seguida, desligue o fogo e abafe o recipiente por 10 minutos, coe e beba.
Se você deseja usar chá de hibisco para emagrecer, o ideal é consumir 2 xícaras por dia após as principais refeições.
Há também cápsulas compostas por hibisco em pó na sua substância. Essas cápsulas são normalmente comercializadas para quem quer emagrecer e o uso deve ser feito sobre prescrição da caixa que, por sua vez, variam conforme a marca.
Possíveis efeitos colaterais
Embora não cause efeitos colaterais em todas as pessoas, o hibisco pode provocar tontura, sonolência por causar redução da pressão arterial, ou fraqueza. Portanto, pessoas que possuem pressão baixa, não devem consumir em grande quantidade, nem mesmo sem recomendação médica.
Quem não pode usar
O hibisco é contraindicado para pessoas com pressão baixa (como dito anteriormente) grávidas, mulheres em período de amamentação ou que estão tentando engravidar, ou períodos de TPM (Síndrome da Tensão Pré-Menstrual), já que altera a produção de hormônios, consequentemente, dificultar a gravidez.
Gostou deste artigo? Aproveite para acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais Dicas de Saúde.