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Como superar uma queda nas buscas orgânicas

Se você é proprietário de um site ou profissional de marketing de conteúdo, provavelmente já passou por isso algumas vezes: o tráfego do seu site tem queda nas buscas orgânicas repentinamente e você não consegue explicar.

Pode haver muitos culpados por trás disso, com uma nova mudança no algoritmo do Google provavelmente primeiro em sua mente.

Sempre que seu tráfego orgânico cai, você passa pelas reações habituais. Há pânico, confusão e uma sensação de incerteza sobre como fazer as coisas seguirem na direção certa novamente.

Uma coisa é certa, porém: é melhor chegar ao fundo disso o mais rápido possível para evitar mais classificações, conversões e perdas de vendas.

Em tempos de crise, é extremamente útil ter um plano de contingência. É aí que entra esta lista de verificação. Aqui está uma olhada nas primeiras seis coisas que você deve verificar quando notar uma queda no seu tráfego orgânico.

1. Google Search Console

Google SEO

Verificar sua conta do Google Search Console está no topo desta lista por um motivo simples: ele fornece vários insights sobre suas métricas de SEO para ajudá-lo a ver o que está acontecendo com o tráfego orgânico do seu site e além. É por isso que o Search Console deve ser seu ponto de partida automático para descobrir o que aconteceu com o tráfego do seu site.

O Google Search Console permite otimizar a visibilidade do seu site e verificar seu status de indexação. É o marco zero para muitas informações cruciais sobre os meandros de como seu site está funcionando.

Aqui estão apenas algumas das coisas que você poderá encontrar verificando o Search Console:

  • Mensagens do Google (sobre ações manuais, por exemplo)
  • A lista de páginas internas e externas vinculadas ao seu site
  • Erros do site
  • A taxa de rastreamento e quando o Googlebot acessa seu site
  • As pesquisas de palavras-chave que ajudam seu site a aparecer nas SERPs

Esses dados devem permitir que você faça alguns diagnósticos básicos. Quando começou a queda? Coincidiu com outras alterações no seu site? Você perdeu as classificações para algumas de suas principais palavras-chave? Existe algum problema de indexação?

Tente esta analogia: A primeira coisa que você deve verificar se há um blecaute em sua casa é a caixa de fusíveis. Da mesma forma, a primeira coisa que você deve verificar se houver uma queda de tráfego em seu site é o Search Console.

2. O Código de Rastreamento


Às vezes, o motivo de uma queda no tráfego do site é um caso de dados não confiáveis. Uma das áreas mais comuns onde isso pode acontecer é o código de acompanhamento do seu site. Como as alterações no código do seu site ou até mesmo nos plugins de análise podem criar problemas para o código de rastreamento, podem surgir problemas nos relatórios de análise.

Portanto, para evitar o trabalho de procurar em áreas mais complicadas, verifique o código de rastreamento do seu site antes de qualquer outra coisa.

Faça um favor a si mesmo, garantindo que seu código de rastreamento seja instalado corretamente em primeiro lugar. Vá para a seção de código de rastreamento—encontre-a em Admin → Informações de rastreamento → Código de rastreamento—e procure o status na parte superior da página. Isso permite que você saiba que o código está funcionando conforme o esperado e que os dados estão sendo lidos de forma confiável pelo Google Analytics.

Se você perceber que algo não está certo ou precisar verificar se o código de acompanhamento está instalado corretamente, acesse a página de ajuda do Google Analytics para obter dicas de solução de problemas ou entre em contato com o gerente/desenvolvedor do seu site.

3. Alterações no algoritmo do Google


A coisa sobre SEO em 2018 é que o Google muda seus algoritmos mais de uma vez por dia! Relatórios dizem que a empresa muda seus algoritmos até 600 vezes por ano. Embora a maioria dessas atualizações consista em alterações menores, entre elas está a atualização ocasional e importante, como Hummingbird ou Panda , que pode realmente causar estragos em seu tráfego e classificações de pesquisa.

É por isso que é necessário estar sempre a par dos desenvolvimentos no mundo do SEO, para que você possa ver essas atualizações de algoritmos chegando ou determinar o que fazer uma vez que elas sejam lançadas. 

Vasculhe esses recursos para determinar a natureza da alteração do algoritmo. Procure informações como:

  • O que exatamente o Google está penalizando
  • Por que o Google fez essas alterações
  • O que fazer com essas penalidades e como ficar do lado bom do Google

Depois de ter todas essas informações, é seu trabalho tomar as medidas necessárias para garantir que seu site não entre em conflito com o novo algoritmo do Google e evitar problemas futuros.

4. Perdas de Link


Uma das razões para uma queda de tráfego também pode ser devido à perda de links do seu site. Você pode estar vendo uma perda direta desse tráfego de referência, mas também pode haver efeitos indiretos. Quando seu site perde links de entrada, ele informa ao Google que seu site não é mais tão autoritário, o que leva a classificações de pesquisa mais baixas que, por sua vez, levam a quedas de tráfego (porque menos pessoas estão encontrando seu site se ele não for classificado como alto e mais) .

Se você suspeitar de perda de links, verifique novamente se sua suspeita está correta. Use uma ferramenta como Majestic ou Ahrefs, dois dos maiores contadores de links da web, para determinar se você perdeu algum link.

Ao usar essas ferramentas, você pode descobrir qualquer uma das seguintes informações relevantes:

  • Um possível declínio de link em todo o site
  • Uma possível recusa de link para uma página ou grupo de páginas específico
  • Uma possível recusa de link para uma página específica em seu site que, por sua vez, direciona para outra página em seu site que sofreu uma redução no tráfego
  • Um possível declínio de link nas páginas externas que fornecem links de entrada para seu site ou página específica em questão

Com base no que você encontra, você tem duas opções principais a serem seguidas.

Primeiro, você pode entrar em contato com os sites que removeram seus links de volta. Mesmo que você não tenha um relacionamento de longa data com o proprietário do site, ele ou ela pode simpatizar com sua situação se você apenas enviar um e-mail, explicar seu declínio de tráfego e solicitar que os links de entrada sejam restaurados.

A outra estratégia que você pode seguir é intensificar seus esforços de construção de links novamente. Isso inclui coisas como:

  • Escrevendo guest posts em sites com alta autoridade de domínio
  • Intensificando suas campanhas de marketing de influenciadores para ganhar backlinks de blogueiros influentes ou figuras de mídia social em seu setor
  • Aumentar seu marketing social para ganhar mais compartilhamentos sociais, juntamente com os backlinks resultantes de mais pessoas falando sobre seu conteúdo nas redes sociais.

Leia também: Cross Chanel: Como ele funciona no seu negócio? O que é?

5. Problemas de redesenho/migração do site

Crescimento orgânico


Às vezes, os sites são alterados por motivos comerciais e o SEO não é a principal prioridade. Se você passou recentemente por uma reformulação ou migração do site e, posteriormente, viu uma queda no tráfego, será necessário verificar se você quebrou ou desotimizou involuntariamente algo em seu site no processo.

Por exemplo, velocidade da página – ter um site rápido é cada vez mais importante nos dias de hoje. O Google confirmou que a velocidade da página é um fator de classificação em dispositivos móveis (e lembre-se de que o Google está pensando em dispositivos móveis primeiro). Portanto, não é surpresa que a velocidade da página seja um fator crucial de classificação; um site mais lento significa rankings e tráfego mais baixos.

Se você fez recentemente uma reformulação ou migração que faz com que seu site carregue mais lentamente, especialmente em dispositivos móveis, ele pode voltar para assombrá-lo. Mesmo que custe mais dinheiro para reduzir os tempos de carregamento, vale a pena para o tráfego e os rankings do seu site.

Redesenhos e migrações de sites são uma fera complicada que pode apresentar uma série de problemas. Algumas das outras coisas que sempre podem dar errado com uma migração de site mal tratada incluem:

  • Interrupções de serviço
  • Implementações de redirecionamento com falha
  • Perda de conteúdo ou metadados
  • Links e imagens quebrados
  • Perda de links internos
  • Mudanças na arquitetura da informação

Esses problemas podem ser evitados com muito planejamento cuidadoso e controle de qualidade, mas se você está enfrentando a perda de tráfego agora, é tarde demais para isso! 

Trabalhe com seus desenvolvedores para solucionar esses problemas e mostrar quaisquer erros que você possa ter cometido no processo, para que você possa priorizar a correção deles.

6. A qualidade do seu conteúdo


Uma das coisas que podem diminuir o tráfego do seu site é a qualidade (ou a falta dela) do conteúdo que você publica em seu site. Atualizações anteriores do Google, como o Panda, já foram lançadas especificamente para lidar com o problema de conteúdo de baixa qualidade em sites. Para encurtar a história: o Panda pretendia impedir que sites com conteúdo ruim aparecessem nos resultados da pesquisa.

Além disso, estamos todos cientes do estudo clássico que mostrou uma correlação entre conteúdo mais longo e classificações mais altas nas SERPs.

Claramente, o Google pune conteúdo de baixa qualidade e recompensa conteúdo de alta qualidade. Isso levanta a questão, o que constitui conteúdo de alta qualidade?

Transforme seu conteúdo em ótimo conteúdo:

  • Desindexar, excluir ou melhorar “páginas de entrada” ou páginas geradas dinamicamente que não estão recebendo muito tráfego orgânico
  • Esforçar-se para criar conteúdo mais longo (para 2.000 palavras ou mais por artigo)
  • Usando imagens de alta qualidade em seu conteúdo
  • Respondendo às perguntas de seus clientes em potencial com conteúdo educacional aprofundado
  • Minimizando anúncios e pop-ups que atrapalham a experiência do usuário
  • Projetando interfaces de usuário facilmente navegáveis ​​e/ou legíveis

Não entre em pânico e passe pela sua lista de verificação


Se você já experimentou um declínio de tráfego orgânico, simpatizamos com você. Pode ser assustador porque tráfego reduzido significa visibilidade reduzida, o que significa menos conversões e menos receita. Você quase pode imaginar tudo o que trabalhou tanto para otimizar de repente se desfazendo.

Embora possa parecer contrário ao que é natural, a melhor coisa que você pode fazer em tal situação é assumir o controle e não entrar em pânico. Em vez disso, respire fundo e analise com calma as diferentes causas possíveis nesta lista de verificação para chegar ao fundo do que está causando seus problemas de trânsito.

As chances são de que seja um problema facilmente identificável que pode ser prontamente corrigido porque você estrategicamente buscou uma lista de verificação do processo de eliminação para resolver seu problema.

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Amanda Siqueira

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