Para que se possa obter um emagrecimento de forma saudável e consideravelmente rápido, deve-se reduzir a quantidade de calorias, gerando um déficit calórico e priorizar a ingestão de alimentos ricos em macro e micronutrientes, como carnes magras, leites desnatados, frutas, vegetais, legumes e cereais integrais.
Outro fator importante para a perda de peso é a prática de exercício físico visto que, ocorre o aumento do metabolismo estimulando a queima de gordura, gerando emagrecimento. Além disso, a prática de atividade física gera outros diversos benefícios, sendo eles redução da pressão arterial, controle da glicemia, fortalecimento dos ossos e articulações, aumento da força muscular e promove bem estar.
Para proporcionar um emagrecimento correto, eficaz e duradouro recomenda-se o acompanhamento de uma nutricionista, para que seja feita uma avaliação dos objetivos, das necessidades nutricionais e da composição corporal de cada pessoa, indicando, assim, um plano alimentar individualizado.
O que comer para favorecer o emagrecimento
É importantíssimo sempre priorizar alimentos com pouca caloria, com baixo teor de gordura e ricos em fibras, por exemplo:
- Frutas com baixa caloria, como morango, laranja, tangerina, kiwi, melancia, abacaxi, pêra e maçã, além de serem frutas com poucas calorias, são alimentos ricos em vitaminas A, C e E;
- Hortaliças e legumes, como abobrinha, couve-flor , brócolis, repolho, couve manteiga, acelga, espinafre, alface e repolho. Nesses alimentos estão presentes diversas substâncias que são antioxidantes e anti-inflamatórias, gerando mais saúde ao nosso organismo;
- Proteínas magras, como peixes, frangos, ovos, frutos do mar, soja e tofu;
- Gorduras saudáveis, como amendoim, castanha-do-pará, nozes, azeite e amêndoas. Porém é bom sempre lembrar que esses alimentos devem ser consumidos com moderação devido ao seu teor de calorias;
- Lacticínios com baixo teor de gordura, como queijos brancos, leites desnatados e iogurte naturais desnatados;
- Leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilha e ervilha
- Condimentos e temperos naturais, como pimenta do reino, orégano, salsa, vinagre e curcuma.
Alimentos que devem ser evitados
- Alimentos industrializados, como: maionese, ketchup, molhos prontos para salada, amaciantes para carne e temperos prontos em pó ou em cubo;
- Embutidos, como: carne de lata, salsicha, peito de peru, presunto, linguiça e salame;
- Cereais refinados, como: pão branco, arroz branco e macarrão branco;
- Alimentos ricos em gordura, como batata frita, salgadinhos de pacote, hambúrguer, pizzas e alimentos de fast food.
Outras dicas para promover o emagrecimento é aumentar a ingestão de água, comer mais devagar, dormir cerca de 7 a 9 horas por noite.
Gostou do nosso artigo? Não esqueça de acompanhar outros conteúdos que produzimos nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e LinkedIn. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais informações sobre saúde.