Entenda o Comportamento do Consumidor para vender mais!

O comportamento do consumidor refere-se ao estudo dos clientes e como eles se comportam ao decidir comprar um produto que satisfaça suas necessidades. É um estudo das ações dos consumidores que os levam a comprar e usar determinados produtos.

O estudo do comportamento de compra do consumidor é mais importante para os profissionais de marketing, pois eles podem entender a expectativa dos consumidores. 

Ajuda a entender o que faz um consumidor comprar um produto. É importante avaliar o tipo de produto apreciado pelos consumidores para que eles possam lançá-lo no mercado. 

Os profissionais de marketing podem entender os gostos e desgostos dos consumidores e projetar a base de seus esforços de marketing com base nas descobertas.

O comportamento de compra do consumidor estuda várias situações, como o que os consumidores compram, porque compram, quando compram, com que frequência os consumidores compram, por qual motivo compram e muito mais.

Por exemplo, o comportamento do consumidor é estudado por pesquisadores do consumidor e seu objetivo é saber por que as mulheres compram hidratantes (para reduzir problemas de pele), a marca preferida (Olay, L’Oréal), com que frequência o aplicam (duas vezes ao dia , três vezes ao dia), onde as mulheres preferem comprar (supermercados, online) e quantas vezes compram (semanal, mensal).

É perspicaz ouvir algumas das primeiras opiniões sobre Vocalley de consumidores sobre como eles pensam sobre várias marcas e suas expectativas quando se trata de produtos eletrônicos e gadgets. 

Importância do Comportamento do Consumidor

Entenda o Comportamento do Consumidor para vender mais!
Mulher segurando sacolas de papel de compras

Compreender o comportamento do consumidor é essencial para que uma empresa tenha sucesso em seus produtos atuais, bem como no lançamento de novos produtos. 

Cada consumidor tem um processo de pensamento e uma atitude diferente em relação à compra de um determinado produto. Se uma empresa não consegue entender a reação de um consumidor em relação a um produto, há grandes chances de falha do produto.

Devido à mudança da moda, tecnologia, tendências, estilo de vida, renda disponível e outros fatores semelhantes, o comportamento do consumidor também muda. Um profissional de marketing precisa entender os fatores que estão mudando para que os esforços de marketing possam ser alinhados de acordo.

Qual é a importância do  comportamento de compra do consumidor ? Este artigo descreve vários deles.

1. Diferenciação do consumidor:


No marketing, a diferenciação do consumidor é uma forma de distinguir um consumidor de vários outros consumidores. Isso ajuda a fazer um grupo-alvo de consumidores com o mesmo comportamento ou semelhante.

Embora você tenha um público-alvo demográfico em sua empresa, ainda pode haver variações entre clientes individuais. Cada grupo de consumidores é diferente e suas necessidades e desejos diferem de outros grupos. 

Quando um profissional de marketing conhece a diferenciação de cada grupo de consumidores, ele pode projetar programas de marketing separados.

A diferenciação do consumidor ajudará a adaptar suas estratégias às necessidades de diversos grupos de clientes. Quando a diferenciação do consumidor estiver concluída, você poderá expandir a largura e a amplitude de seus serviços. Você será capaz de servir efetivamente a um grupo mais amplo de pessoas.

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2. Retenção de Consumidores:


O comportamento do consumidor não é importante apenas para atrair novos clientes, mas também é muito importante reter os clientes existentes. Quando um cliente está satisfeito com um determinado produto, ele repetirá a compra. 

Portanto, o marketing do produto deve ser feito de tal forma que convença os clientes a comprar o produto novamente.

Assim, fica muito evidente que criar clientes e retê-los é muito importante. Isso só pode ser feito entendendo e prestando atenção ao comportamento de compra do consumidor.

3. Projetar Programa de Marketing Relevante:


Compreender o comportamento do consumidor permite criar campanhas de marketing eficazes. Cada campanha pode falar especificamente para um grupo separado  de consumidores com base em seu comportamento.

Por exemplo, ao segmentar o mercado infantil, você pode ter que procurar locais como anúncios de TV, programas escolares e blogs voltados para mães jovens. Você precisará adotar diferentes abordagens de mensagens para diferentes grupos de consumidores. 

Um estudo do comportamento do consumidor permite que os profissionais de marketing entendam o que motiva os consumidores a fazer compras. Além disso, o mesmo motivo pode ser utilizado na mídia publicitária para despertar o desejo de realizar uma compra. 

Além disso, os profissionais de marketing devem tomar decisões sobre o logotipo da marca, cupons, embalagens e presentes com base no comportamento do consumidor. 

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4. Previsão da tendência do mercado:


A análise do comportamento do consumidor será a primeira a indicar uma mudança nas tendências do mercado. Por exemplo, a tendência recente dos consumidores é em direção ao respeito ao meio ambiente e alimentos saudáveis. 

Esta tendência de mudança do mercado foi observada por muitas marcas, incluindo McDonalds. Com base no comportamento do consumidor, o McDonald ‘s  trouxe opções de alimentação saudável. 

Ao realizar um estudo de comportamento do consumidor, uma empresa economiza muitos recursos que poderiam ser alocados para produzir um produto que não será vendido no mercado. 

Por exemplo, no verão, uma marca não desperdiçará seus recursos produzindo um produto que não venderá no verão. Com base no comportamento do consumidor, a empresa decide por uma estratégia de produção que economize nos custos de armazenamento e nos custos de marketing.

5. Competição:


Uma das razões mais importantes para estudar o comportamento do consumidor é encontrar respostas para algumas das perguntas:

  • O cliente está comprando do seu concorrente?
  • Por que um consumidor está comprando do seu concorrente?
  • Quais recursos atraem um consumidor para os produtos do seu concorrente?
  • Quais lacunas seus consumidores estão identificando em seus produtos quando comparados aos seus concorrentes? 

Estudar o comportamento do consumidor facilita o entendimento e o enfrentamento da concorrência. Com base nas expectativas dos consumidores, sua marca pode oferecer vantagens competitivas. 

6. Inovar Novos Produtos:


Todos nós conhecemos alguns dos grandes nomes, como Coca-Cola, Pepsi, Colgate. Você consegue ver semelhanças nesses produtos? Sim, todos eles falharam!!

A triste verdade é que a  maioria dos novos produtos e novas ideias acabam em fracasso. Há uma estimativa de falhas de novos produtos – elas variam  de 33% a 90% com base no tipo de indústria. 

As empresas se esforçam consistentemente para melhorar a taxa de sucesso de seus novos produtos ou novas ideias. Uma das maneiras mais importantes é realizar um estudo sólido e ponderado sobre o comportamento do consumidor. 

Com a ajuda da análise do comportamento do consumidor, a Nike percebeu que a maior parte de seu público-alvo não são atletas profissionais, mas muitos deles estavam se esforçando para ser mais parecidos com eles. 

Assim, nas Olimpíadas de 2012 em Londres, a Nike lançou uma campanha para incentivar o atletismo chamada  ‘Encontre sua grandeza’ . O objetivo era promover as aspirações de ser um atleta, não apenas com atletas de alto desempenho, mas queria incluir todas as pessoas, independentemente de sua capacidade física. 

A campanha foi bem planejada e foi orientada por dados, é claro, cuidadosamente analisada antes de tomar qualquer ação. Esta mensagem inspirou muitos consumidores e teve um enorme apelo para os consumidores-alvo. 

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7. Permaneça relevante no mercado


Quando o mundo está mudando tão rapidamente quanto está acontecendo hoje, o maior desafio que todos enfrentamos é permanecer relevante para nosso mercado-alvo. 

E você sabe qual é o principal motivo por trás das rápidas mudanças? É o comportamento em constante mudança de nossos clientes.

Os consumidores de hoje têm mais opções e oportunidades, o que significa que podem mudar facilmente para uma empresa que oferece melhores produtos e serviços.  

Perder relevância só custará à empresa sua participação de mercado. Não vimos o  Sony Walkman falhando em se manter relevante na era da música digital, e a indústria do táxi condenada sem preparação para combater a revolta do UBER !! 

8. Melhore o Atendimento ao Cliente


Os consumidores exigem diferentes níveis de atendimento ao cliente, e entender as diferenças dentro de sua base de clientes o ajudará a fornecer o serviço mais adequado às necessidades individuais.

Por exemplo, se você possui uma loja de eletrônicos, estudantes do ensino médio ou universitários que compram um novo laptop têm mais probabilidade de entender os recursos que estão procurando do que uma pessoa que compra seu primeiro computador. 

Com o primeiro grupo demográfico, seu objetivo de serviço será fornecer informações sobre as últimas tendências em tecnologia, enquanto com o segundo grupo demográfico, você precisará gastar mais tempo educando o cliente, descobrindo quais são suas necessidades específicas e até mesmo ensinando-o como usar os recursos de seu novo dispositivo eletrônico.

Conclusão


Empresas líderes, como Coca-Cola Company e Barclays, melhoraram constantemente seus produtos existentes e se concentraram no desenvolvimento de novos produtos. 

A Coca-Cola Company  alinha sua estratégia corporativa de renovar todos que são tocados por nossos negócios, realizando pesquisas de mercado para identificar o comportamento do consumidor. Da mesma forma, o Barclays realizou um estudo de comportamento do consumidor para entender melhor as necessidades desse mercado-alvo.

A análise do comportamento do consumidor surgiu como uma importante ferramenta para entender seus clientes. 

Ao analisar a psicologia do consumidor e as forças por trás do comportamento de compra do cliente, as empresas podem criar novos produtos, campanhas de marketing e aumentar a lucratividade. 

As empresas devem conversar com os consumidores, ficar atentas às frustrações e, o mais importante, identificar suas necessidades e expectativas!

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