Exames de alto custo em Planos de Saúde

Uma dúvida muito comum que observamos por aí é sobre como funciona o processo de solicitação de exames de alto custo aos planos de saúde. A verdade é que um processo diferente do convencional deve ser feito quando o assunto é exames de alto custo. Além da guia encaminhamento, é necessário uma série de documentos comprobatórios para que, finalmente, o procedimento seja liberado.

Pensando em te ajudar a entender melhor montamos este artigo com todas as informações necessárias para a solicitação do seu exame. Vamos lá?

O que são os exames de alto custo?

Mas, afinal, o que são os exames de alto custo? Estes tipos específicos de exames consistem em um conjunto de procedimentos que envolvem alta tecnologia. Os mesmos necessitam de uma maior atenção à saúde do paciente e o atendimento por equipes médicas multidisciplinares muito bem preparadas é necessário.

Alguns exemplos destes tipos de procedimentos são: carga viral, tomografia computadorizada, ressonância magnética e cateterismo cardíaco.

Verifique a carência do seu plano

Antes de solicitar um exame específico ao plano de saúde, é importante que você verifique seu período de carência. Os exames mais complexos exigem uma carência maior. Portanto, é essencial identificar se esta já foi cumprida.

De maneira geral, os exames mais simples contam com uma carência de 30 dias. Entretanto, os exames mais complexos podem ficar entre 90, 120 e 180 dias, variando de acordo com a seguradora.

O que é preciso para solicitar exames de alto custo

Quando os exames de alto custo são solicitados, alguns passos devem ser seguidos para que a análise e, posteriormente, a aprovação aconteça. O primeiro deles é ter em mãos a guia de autorização. Você deverá observar se a Guia está preenchida corretamente com o nome do cliente que vai realizar o procedimento; letra legível dos exames e/ou procedimentos solicitados; carimbo e assinatura do médico solicitante.

O segundo passo é reunir os documentos necessários junto a essa guia. Procedimentos de alto custo tendem a necessitar de documentos complementares, como exames realizados anteriormente, laudos médicos e termos de ciência e responsabilidade.

Vale lembrar que o prazo das guias de exames devem ser checadas antes de fazer a solicitação. Isso porque, elas devem estar dentro do prazo de 30 dias da data de emissão e não podem estar rasuradas, rabiscadas e alteradas.

Qual é o tempo de espera para a resposta da solicitação?

O tempo de resposta irá depender da análise do pedido e se a documentação foi enviada corretamente. Esse período segue os prazos de atendimento estipulados pela ANS. De maneira geral, se tudo estiver correto, a resposta virá em um curto período de tempo, em média 7 dias.,

Enfim, solicitar um exame de alto custo precisa da sua atenção especial. Em alguns casos, o plano de saúde poderá solicitar uma entrevista, para que você explique a necessidade do exame e também compartilhe o momento no qual está passando. De maneira geral, o processo não te trará muitas dores de cabeça. Entretanto, é importante seguir os passos certos – que citamos anteriormente.

Gostou do conteúdo? Compartilhe para que outras pessoas também tenham conhecimento sobre o processo de solicitação de exames de alto custo. Quer saber mais sobre o mundo dos planos de saúde? Clique aqui!

Postagens recentes

#Curta nossa Fan Page