Feedforward: Pratique e desenvolva novas competências na sua profissão!

O mercado de trabalho decorre de uma grande competição devido à tecnologia presente na sociedade, a mudança de comportamento do consumidor e também o crescimento populacional.

Por isso, empresas precisam se destacar para oferecer a melhor experiência ao colaborador em atuar em um ambiente agradável e saudável, e preparar a sua equipe para este cenário competitivo, e isso pode ser feito com o feedforward. Mas o que seria esse termo? É o que te explicamos no artigo de hoje! Acompanhe.

O que é o Feedforward?

Feedforward: Pratique e desenvolva novas competências na sua profissão!
Profissional sorrindo

Entendemos o feedforward como um conceito de análise de comportamento do colaborador no ambiente de trabalho, ou seja, esse método é utilizado para avaliar as habilidades que precisam ser qualificadas para o futuro. 

Neste caso, o feedforward é promissor quanto às skills do colaborador e potencializa sua inteligência emocional e proativa, bem como suas competências essenciais para o mercado de trabalho.

Como funciona o feedforward?


Ter uma empresa e potencializar com o feedforward já seria de alto valor. Afinal, é fundamental que se crie valor e empatia perante aos colaboradores para que a organização tenha um bom desenvolvimento.

Sendo assim, o feedforward é responsável por criar um clima ameno na empresa e reunir a equipe para colocarem suas ideias na mesa e entender o que precisa ser desenvolvido por cada um frente às tarefas. Neste caso, a presença do líder nesse assunto é primordial, pois ele deve prestar assistência sempre que necessário.

É fundamental que a equipe seja questionada sobre o que pretendem para a sua vida e o que esperam da empresa, como qualificação, promoção, treinamento, para isso ajudá-la tanto na vida profissional quanto pessoal, e consequentemente, tornar o ambiente agradável e produtivo.

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Características feedforward


Confira a seguir quais são as características do feedforward:

Foco no futuro


O feedforward tem o processo de analisar o comportamento presente e o que está por vir. Ele estimula o colaborador a olhar para o futuro sem medo e a colocar projetos em sua vida para uma melhora contínua.

Mas, é importante mencionar que essa estratégia não poderá obrigar o colaborador a melhorar, mas é um estímulo de que ele pode ser melhor a cada dia e o que precisa ser feito para alcançar os seus objetivos futuros.

Autoconhecimento 


Quando você conhece seu potencial, suas habilidades, limites e características, pode ter certeza que isso é um ponto crucial para o seu sucesso futuro tanto pessoal quanto profissional. No contexto corporativo, o feedforward é uma excelente estratégia para incentivar a equipe a dar o melhor em suas funções.

Para que isso aconteça, é fundamental que tenha uma conversa franca e respeitosa válida para ambas as partes (equipe e líder) para entender os desejos de cada um e focar naquilo que pode trazer benefícios pessoais e profissionais sem que comprometa o desenvolvimento da equipe. 

Estímulo de talentos


O feedforward segue no que realmente importa: as habilidades e competências da equipe do time de talentos. Isto é, quais são as premissas que tornam o quadro de colaboradores bem desenvolvido. Com isso, os erros serão ajustados e volta-se o olhar ao futuro como mencionado.

Essa estratégia é fundamental para estimular o potencial que cada colaborador possui, contribuindo a superar obstáculos e acreditar mais em si mesmo para conseguir alcançar suas metas futuras.

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Qual a importância de implantar o feedforward na sua empresa?


Ter uma boa equipe na sua empresa é como você fazer sua comida com o melhor tempero, ou seja, a equipe é responsável por fazer o seu negócio girar, não só financeiramente, mas também ser uma empresa com bom posicionamento no seu seguimento.

Neste contexto, o departamento de RH pode investir no feedforward para:

  • garantir ótimos resultados para o negócio;
  • melhorar o bem-estar e o clima organizacional;
  • aumentar a produtividade dos funcionários;
  • fortalecer e unificar as relações entre os profissionais;
  • otimizar o engajamento da equipe;
  • tornar a empresa muito mais competitiva e preparada para lidar com a concorrência;
  • aumentar a satisfação do consumidor;
  • ajudar a consolidar a marca no mercado.

Como inserir o feedforward na sua empresa?


Se você chegou até aqui certamente quer saber agora como aplicar o feedforward em seus negócios e vamos explicar. O feedforward pode ser inserido em treinamentos corporativos, especialmente naqueles que são direcionados ao coaching.

Portanto, é importante que o líder da empresa converse com a equipe e saiba o que cada um pretende desenvolver, ou, analisar as habilidades que cada um possui para assim, focar no que precisa ser potencializado. 

O direcionamento do feedforward não é apontar erros dos colaboradores e sim identificar os acertos a serem feitos como forma de caracterizar os novos potenciais deles. Algumas perguntas a serem feitas a equipe podem ser:

  • Você costuma se comunicar bem no ambiente de trabalho?
  • Como você descreveria a sua função atual?
  • Você se sente capaz de gerir pessoas?
  • Como você se vê daqui a X anos?

Algumas dessas perguntas são comuns em entrevistas, por exemplo, principalmente a “como você se vê daqui x anos”. Isso é um ponto para entender quais são os ideais da equipe e se ela tem projeção de futuro.

Com as respostas, o líder consegue identificar o que precisa ser mudado ou melhorado para que os colaboradores possam traçar um bom futuro.

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